Questões de Biblioteconomia

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Apesar de qualquer frequência de RIFD poder ser empregada nos sistemas utilizados em acervos bibliográficos e documentais, as soluções atualmente implantadas convergem para a frequência de

  • A. 9.5 UHC.
  • B. 30.16 GHZ.
  • C. 13.56 MHZ.
  • D. 20.43 HFZ.
  • E. 18 HZM.

O processo de arquitetura da informação em ambientes digitais, segundo o modelo de Rosenfeld e Morville (1998), envolve quatro sistemas: organização, rotulagem, navegação e busca. Os sistemas de navegação

  • A. configuram-se como forma de interação do usuário com o conteúdo informacional no website da biblioteca digital.
  • B. têm a finalidade de representar os caminhos possíveis oferecidos ao usuário no momento da navegação.
  • C. constituem um modo de representar uma unidade de informação em sistemas de hipertexto que remetem à informação desejada.
  • D. são elementos que pretendem mapear as informações armazenadas nos computadores ligados em rede.
  • E. utilizam processos de indexação que se assemelham à análise de unidades de informação.

A tecnologia RFID permite a identificação e o inventário das obras contidas no acervo bibliográfico de forma rápida e segura, sem erros, desde que

  • A. os leitores e sensores/antenas estejam ajustados corretamente e posicionados a, no mínimo, dois metros de distância, conforme norma ISO/IEC 15492.
  • B. os operadores sejam bem treinados para realizarem as operações inerentes ao sistema de forma eficiente e segura, segundo procedimento operacional instruído pelo fornecedor.
  • C. as etiquetas estejam visíveis nas superfícies dos diversos tipos documentais para melhor leitura do equipamento.
  • D. ocorra baixa interferência magnética nos procedimentos de leitura e coleta dos dados contidos nas etiquetas do sistema.
  • E. o material etiquetado tenha sido previamente separado e organizado para o processo de leitura de acordo com o dispositivo utilizado para esse fim.

Quando o desenvolvimento de uma coleção especializada é planejado a partir do modelo de ‘Níveis de Coleções’ da American Library Association, com o intuito de incluir todos os trabalhos significativos publicados na área e em diferentes formatos, verifica-se que, no caso, foi destacado o nível de

  • A. pesquisa.
  • B. estudo.
  • C. instrução
  • D. completeza.
  • E. referência.

A Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) é uma rede internacional de bibliotecas digitais de dissertações e teses, criada pela Universidade de Virginia Tech, em 1997. Trata-se de uma rede que adota um modelo distribuído de operacionalização, o que permite aos diferentes nós (membros) que a constituem manter a

  • A. autonomia no desenho e gestão, observadas certas normas comuns.
  • B. adoção de um mecanismo de busca baseado no modelo do Google Acadêmico.
  • C. utilização de planilhas de saída no formato HTML5.
  • D. padronização de metadados distintos, segundo configurações mínimas de elementos comuns para viabilizar a recuperação da rede.
  • E. interdependência cultural e técnica das agências membros da rede.

Ao catalogar uma obra com 505 páginas, o bibliotecário verificou que as páginas estavam estruturadas do seguinte modo: duas páginas preliminares com numeração romana (ii); 21 páginas preliminares numeradas de 3 a 21; mais quatro páginas preliminares não numeradas; e, finalmente, uma sequência de páginas numeradas de 1 a 480. O lançamento desses dados, segundo as normas previstas no AACR2, ofereceu a seguinte informação:

  • A. 21, [4], 480 p.
  • B. [2], 21, [4], 480 p.
  • C. [2], 3-21, [4], 1-480 p.
  • D. ii, [21], [4], 1-480 p.
  • E. ii, 3-21, [+ 4], 480 p.

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, mantida pelo IBICT, tem o objetivo de integrar, em um único portal, os repositórios de teses e dissertações existentes no país. Para instituições que possuem um repositório usando tecnologia própria, o IBICT apoia tecnicamente a implementação do protocolo

  • A. OAI-ONIX.
  • B. OAI-Dublin Core.
  • C. OAI-METS.
  • D. OAI-PMH.
  • E. OAI-XML

Considere os três componentes principais de um registro bibliográfico, segundo o formato MARC 21, indicados na primeira coluna, e os conceitos, estruturas ou funções desses componentes, arrolados na segunda.

I. líder

II. diretório

III. campo variável

( ) compreende uma série de entradas que contém a etiqueta, o comprimento do campo e a posição inicial de cada campo, dentro do registro.

( ) composto por elementos de dados que fornecem informações básicas sobre o item, possui tamanho fixo de 24 caracteres.

( ) forma como os dados de um registro MARC são introduzidos, apresentando-se de dois modos, estruturalmente, diferentes: de controle e de dados.

( ) armazena informações necessárias ao processamento do registro e é o primeiro campo de um registro MARC.

Assinale a alternativa que indica corretamente a numeração a ser colocada na segunda coluna.

  • A. III, II, III e I.
  • B. I, III, II e II.
  • C. III, III, I e II.
  • D. II, I, III e I.
  • E. III, II, II e I.

O DOI identifica um conteúdo digital e fornece um endereço persistente para a sua localização na internet. Ele começa por um

  • A. “10” e contém um prefixo e um sufixo separados por uma barra invertida ().
  • B. “100” e contém um prefixo e um sufixo separados por uma barra (/).
  • C. “100” e contém um prefixo e um sufixo separados por uma barra invertida ().
  • D. “01” e contém um prefixo e um sufixo separados por uma barra invertida ().
  • E. “10” e contém um prefixo e um sufixo separados por uma barra (/).

Considere as características da Classificação Decimal de Dewey (CDD) e da Classificação Decimal Universal (CDU) e enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

I – CDD.

II – CDU.

III – CDD e CDU.

( ) Possui tabela principal, base da notação mista e índice relativo.

( ) Um ponto decimal é colocado após o terceiro algarismo.

( ) Apresenta tabela auxiliar para representação de lugar.

( ) Os colchetes representam notações em desuso.

( ) Permite que o classificador construa ou sintetize um número, usando duas ou mais características, conforme especificado nas notas de instrução.

Assinale a alternativa que indica corretamente a numeração a ser colocada na segunda coluna.

  • A. I, III, I, III e II.
  • B. III, II, I, III e II.
  • C. I, III, II, III e I.
  • D. II, III, III, II e I.
  • E. II, I, III, I e III.
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