Questões de Biblioteconomia

Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Do ponto de vista do planejamento específico dos sistemas de bibliotecas, nas universidades, os seus objetivos devem orientar-se pelos objetivos da própria instituição, normalmente definidos e expressos no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, que é uma peça de planejamento estratégico de elaboração obrigatória pelas universidades brasileiras. Essa vinculação entre o planejamento da unidade com o planejamento da instituição que integra corresponde ao conceito de

    A) planificação operacional.

    B) amplitude de controle.

    C) alinhamento estratégico.

    D) orientação gerencial.

O conceito de planejamento estratégico considera o fato de que as organizações operam num ambiente externo amplo e geral, todavia muitas vezes se torna fundamental considerar que elas integram um ambiente mais imediato, mais próximo. Em se tratando das Bibliotecas universitárias, o seu ambiente externo imediato é

    A) o bairro onde existe fisicamente para o qual deve orientar de forma prioritária os seus objetivos estratégicos.

    B) a própria universidade, uma vez que o ambiente externo imediato das unidades de uma organização é o seu ambiente institucional.

    C) o Estado que a mantém, que no caso das universidades federal e estadual, no Pará, lhe emprestam o próprio nome.

    D) a INTERNET, sobretudo se for considerado que, na perspectiva do espaço de fluxos, é o ambiente onde se desenvolvem os serviços bibliotecários mais modernos.

As linguagens documentárias alfabéticas são instrumentos de representação da informação para a indexação e os tesauros são os exemplos mais comuns desse tipo de linguagem. Os tesauros possuem alguns tipos de relações na sua estrutura. Dito isto, constata-se que as relações não-hierárquicas dos tesauros são representadas pelo código

    A) TG.

    B) TE.

    C) TR.

    D) TGP.

Os “Princípios de Paris” foram aprovados pela Conferência Internacional sobre Princípios de Catalogação e deram origem a alguns códigos de catalogação, entre eles, o AACR. Em momento posterior, as AACR2 propiciaram mais coerência nos registros de dados bibliográficos (OLIVER, 2011, p. 47). A Conferência Internacional sobre Princípios de Catalogação ocorreu em

    A) 1960.

    B) 1961.

    C) 1962.

    D) 1963.

A Ciência da Informação, como ciência social, tem como objeto de estudo

    A) os sistemas de informação, para tomada de decisão.

    B) a recuperação da informação.

    C) as tecnologias de comunicação e informação (TICs).

    D) a informação como produto do homem, inscrito em diferentes contextos.

Para Saracevic (1996), a interdisciplinaridade da Ciência da Informação ocorre, principalmente, pela relação com quatro disciplinas, a saber:

    A) a Biblioteconomia, a Matemática, a Ciência Cognitiva e a Documentação.

    B) a Biblioteconomia, a Ciência da Computação, a Administração geral e a Psicologia.

    C) a Biblioteconomia, a Ciência da Computação, a Ciência Cognitiva e a Comunicação.

    D) a Biblioteconomia, a Documentação, a Ciência Cognitiva e a Comunicação.

Um princípio caro ao marketing em geral, que também se aplica às bibliotecas universitárias, é que os produtos e serviços devem ser concebidos conforme as características e necessidades dos seus usuários reais e potenciais, nesse sentido

    A) a força do marketing está na propaganda, que ao tornar conhecidos os serviços e produtos da biblioteca, assegura o seu uso em larga escala.

    B) as ações de marketing nas bibliotecas devem ser planejadas, sendo que na primeira fase desse planejamento deve-se procurar conhecer as características do usuário e da comunidade a ser atendida.

    C) é importante saber que marketing e propagada são conceitos sinônimos que são usados de uma ou outra forma, conforme trate-se de uma instituição pública ou privada.

    D) o marketing é uma ferramenta da propaganda que pode desenvolver-se por meio de diferentes canais de comunicação, inclusive pela INTERNET.

Quando se observa o perfil do usuário de bibliotecas universitárias, constata-se que uma maioria expressiva usa a INTERNET para diferentes fins, sendo profissionalmente oportuno o desenvolvimento de serviços bibliotecários para esse público com base nesse recurso. Nessa situação se destaca a condição do bibliotecário como um profissional que não apenas usa a internet para acesso a conteúdos, mas que também, por meio dela, provê produtos e serviços de informação. A maioria das bibliotecas universitárias brasileiras já oferece, via INTERNET,

    A) produtos orientados pelo conceito de Ciência Aberta,(acrescentar esta vírgula) como os catálogos on-line.

    B) serviço de acesso a conteúdo bibliográfico completo, como a divulgação de eventos científicos.

    C) produtos sustentados nos princípios de acesso livre à informação científica, como os Repositórios Institucionais.

    D) acesso a livros, revistas científicas, teses, dissertações e obras de referência impressas.

São muitos os tipos de fontes de informação, como livros, eventos, bases de dados bibliográficas, periódicos, entre outros. As fontes de informação são, portanto, recursos importantes utilizados por bibliotecários para desenvolver e prestar serviços, mas também para a sua própria qualificação. São importantes eventos nacionais que favorecem a atualização profissional na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação:

    A) SNBU, CBBD e ENANCIB.

    B) COMBIBLIO, LISA e BIBLIOLINE.

    C) Encontros Biblio, RICI e Trans-informação.

    D) CBBD, LISA e SCIELO.

Na Classificação Decimal de Dewey (CDD), as tabelas auxiliares da 23ª edição são:

    A) Tabela 1 (subdivisão padrão), Tabela 2 (áreas geográficas, períodos históricos, biografia), Tabela 3 (subdivisão de Artes, literaturas individuais, formas literárias específicas), Tabela 4 (subdivisões de línguas individuais e as famílias linguísticas), Tabela 5 (grupos étnicos e nacionais) e Tabela 6 (línguas).

    B) Tabela 1 (subdivisão padrão), Tabela 2 (áreas geográficas, períodos históricos, pessoas), Tabela 3 (subdivisão de Artes, literaturas individuais, formas literárias específicas), Tabela 4 (subdivisões de línguas individuais e as famílias linguísticas), Tabela 5 (grupos étnicos e nacionais) e Tabela 6 (línguas).

    C) Tabela 1 (auxiliares comuns: forma e raça), Tabela 2(tempo, ponto de vista, materiais e pessoas), Tabela 3 (auxiliares especiais: ponto zero, hífen e apóstrofo), Tabela 4 (subdivisões de línguas individuais), Tabela 5 (grupos étnicos e nacionais) e Tabela 6 (línguas).

    D) Tabela 1 (subdivisão padrão), Tabela 2(áreas geográficas, períodos históricos, biografia), Tabela 3 (subdivisão de Artes, literaturas individuais, formas literárias específicas), Tabela 4 (subdivisões de línguas individuais e as famílias linguísticas), Tabela 5 (grupos étnicos e nacionais), Tabela 6 (línguas) e Tabela 7 (pessoas).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...