Questões de Biblioteconomia

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A Classificação Decimal de Dewey (CDD) tem entre suas características ser um sistema de classificação:

    A) sistemático, enumerativo, hierárquico e com o princípio fundamental da divisibilidade.

    B) que possui símbolos especiais de pontuação que permitem relacionar os números das classes, os pontos de vista etc.

    C) que possui autorização literária e notação mista, constituída de letras maiúsculas, algarismos arábicos (1 a 9999 na ordem aritmética) e um sinal gráfico, o ponto.

    D) em que cada assunto tem uma única localização no sistema, de modo que os vários aspectos teóricos e práticos de um mesmo tema fiquem reunidos.

Os recursos mnemônicos na Classificação Decimal de Dewey (CDD) consistem

    A) na combinação entre um ou mais números do sistema de classificação.

    B) na repetição frequente de esquemas-padrão, principalmente nas Tabelas Auxiliares, que ajudam a fixar na memória a estrutura do sistema, e, até mesmo, detalhes menores.

    C) na sequência segundo a qual devem ser justapostos os números de classificação, quando ocorrerem dois ou mais, representando assuntos compostos ou complexos.

    D) em entrada para cada termo significativo existente nas tabelas Principais e Auxiliares.

O resumo, na NBR 6028 de 2003, deve

    A) ser composto pela enumeração dos tópicos.

    B) usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do plural.

    C) ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões dos documentos.

    D) ser precedido da referência do documento, inclusive quando inserido no próprio documento.

Na atividade de indexação, a indexação por extração:

I. Dá preferência aos termos que se encontram nos textos completos dos documentos para representar seus assuntos. II. Emprega linguagens documentárias como listas de cabeçalhos de assunto e tesauros. III. Denomina-se também indexação derivada.

Verifica-se que

    A) I, II e III estão incorretas; as proposições não se referem à indexação por extração.

    B) I está incorreta; a indexação por extração usa termos que aparecem apenas no título ou no resumo.

    C) III está incorreta; a indexação derivada ou unitermo usa apenas termos formados por uma única palavra.

    D) II está incorreta; a indexação por extração não utiliza vocabulários controlados.

    E) I, II e III estão corretas; a maior parte da indexação feita por pessoas é por extração.

A chefe de uma biblioteca solicitou a duas profissionais que listassem, com base na literatura especializada, termos pós-coordenados para produzir um tesauro na área do trabalho, resultando o seguinte:



Verifica-se que a profissional

    A) I está correta; trata-se de uma lista que incorpora um certo nível de pré-coordenação, o que reduz a ambiguidade.

    B) II está correta; trata-se de uma lista mais econômica, com termos coordenados que levam a uma maior precisão.

    C) I está correta; os termos da lista são combinados entre si no momento em que se realiza a indexação.

    D) II está correta; os termos da lista preservam a multidimensionalidade das relações entre os conceitos.

    E) I e a II estão corretas; há características de pré e pós-coordenação em ambas as listas, o que as torna válidas.

Segundo Lancaster, a indexação de assuntos abrange duas etapas principais: e . Intelectualmente, são etapas totalmente , embora nem sempre sejam diferenciadas com clareza e possam, de fato, ocorrer de modo .
Os termos que preenchem corretamente as lacunas I, II, III e IV do texto, na ordem em que aparecem, são:

    A) identificação de conceitos – tradução – sobrepostas – isolado

    B) análise conceitual – tradução – distintas – simultâneo

    C) exame do documento – conversão – lógicas – dissociado

    D) análise conceitual – extração – análogas – sequencial

    E) exame do documento – seleção – sistemáticas – consistente

Considere as afirmativas abaixo sobre Classificação Decimal Universal (CDU).

I. A CDU é o resultado de um projeto que visava transformar uma classificação enumerativa em uma classificação facetada. II. Sua notação é uma linguagem sem ambiguidades. III. A subdivisão auxiliar especial de língua da CDU é uma tabela numérica que pode ser inserida no meio de um número principal. IV. Suas subdivisões auxiliares especiais aparecem num único lugar e, por definição, não têm ampla aplicabilidade. V. O símbolo de coordenação amplia o significado de um número.

Está correto o que se afirma APENAS em

    A) II, III e IV.

    B) I, II e V.

    C) I, III e IV.

    D) I, IV e V.

    E) II, III e V.

O número de classificação que representa um assunto complexo é obtido pela reunião dos elementos notacionais que representam assuntos mais simples.
A descrição proferida por um professor de classificação bibliográfica a seus alunos se refere

    A) à enumeração de facetas.

    B) à ordem de arquivamento.

    C) à síntese ou construção de números.

    D) à ordem de citação.

    E) ao princípio da divisão ou combinação.

Ao redigir um resumo, deve-se fugir de:

I. Frases longas e complexas que, embora bem redigidas, podem dificultar o entendimento. II. Abreviaturas e símbolos pouco conhecidos, a fim de evitar confusão e contribuir para a legibilidade. III. Novos termos ou denominações recentemente introduzidos na literatura até que venham a ser consolidados.

Verifica-se que

    A) I, II e III estão corretos; um resumo deve ter o enunciado mais direto, conciso e homogêneo possível.

    B) II está incorreto; não se deve usar qualquer tipo de abreviaturas, símbolos, fórmulas, equações etc.

    C) I está incorreto; uma frase bem redigida, ainda que longa, facilita o entendimento.

    D) I, II e III estão incorretos; não se deve impor restrições absolutas à redação de resumos.

    E) III está incorreto; novos termos ou denominações devem ser apresentados com suas definições.

Com a finalidade de avaliar a qualidade dos resumos elaborados em uma unidade de informação, um bibliotecário propôs um estudo em que um grupo de indivíduos lê o texto integral de uma série de documentos, enquanto um segundo grupo lê apenas o resumo dos mesmos documentos. Em seguida, os dois grupos respondem a um questionário baseado nesses documentos, e suas respostas são comparadas.

É correto concluir que o critério avaliado no estudo é

    A) ausência de erros, coerência de estilo e legibilidade no resumo.

    B) adequação do resumo como fonte de termos de indexação.

    C) utilização do resumo para julgar a relevância dos documentos.

    D) utilização do resumo como base para a classificação dos documentos.

    E) capacidade do resumo de servir como substituto do documento original.

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