Questões de Biblioteconomia

Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise os seguintes critérios de seleção: características físicas, tratamento e conveniência. Eles pertencem, respectivamente, às categorias que abordam

  • A.

    adequação ao usuário, aspectos adicionais e conteúdo dos documentos.

  • B.

    conteúdo dos documentos, aspectos adicionais e adequação ao usuário.

  • C.

    aspectos adicionais, conteúdo dos documentos e adequação ao usuário.

  • D.

    conteúdo dos documentos, adequação ao usuário e aspectos adicionais.

  • E.

    aspectos adicionais, adequação ao usuário e conteúdo dos documentos.

As referências cruzadas desenvolveram-se a ponto de substituir as listas tradicionais de cabeçalhos de assunto. Nessa nova composição, um termo de referência cruzada pode ser parte da mesma hierarquia classificatória que o termo a que ele se refere. Assinale a alternativa que apresenta o nome desse desenvolvimento das referências cruzadas.

  • A. Classificação.
  • B. Entrada principal.
  • C. Tesauro.
  • D. Termo geral.
  • E. Termo relacionado.

Em relação à avaliação de serviços de informação, considere:

I. A principal função da avaliação é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa e a seu ambiente, para servir de subsídio ao planejamento.

II. A avaliação possibilita a escolha certa, ou seja, a correta definição dos objetivos no momento da concepção do plano.

III. A avaliação é uma ocorrência isolada, que auxilia o bibliotecário a alcançar eficácia e eficiência organizacionais.

IV. O processo de escolha de prioridades, a alocação de recursos e a definição de métodos e processos técnicos e operacionais fornecem subsídios para a realização da avaliação.

V. Avaliar é atribuir valor, julgar mérito e relevância e medir o grau de eficiência e eficácia e o impacto causado pelas ações de determinada organização ou pela implementação de políticas, programas e projetos de informação.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e V.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    III, IV e V.

Vários autores veem a biblioteca como uma organização social bem definida e única. Assinale a alternativa que apresenta os três tipos de propriedade que efetivam o exercício dessa função social na biblioteca.

  • A. Materiais, organizacionais e intelectuais.
  • B. Técnicas, administrativas e teóricas.
  • C. Financeiras, práticas e físicas.
  • D. Gerenciais, funcionais e sistêmicas.
  • E. Informacionais, comunicativas e metodológicas.

Durante a evolução operacional de uma biblioteca, o gerente de informação é questionado a respeito de três aspectos. Assinale a alternativa que os apresenta.

  • A. Validação de dados, registros e acesso.
  • B. Busca, recuperação e resultados.
  • C. Bases de dados, usuários e servidor.
  • D. Recursos, software e hardware.
  • E. Monitoramento, manutenção e planejamento.

Julgue os itens que se seguem, a respeito do estudo de usuários.

Comportamento informacional identifica a busca da informação de forma ativa, mas não o encontro acidental de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao estudo de usuários, pode-se afirmar que

  • A.

    indica soluções para a demanda reprimida da biblioteca.

  • B.

    verifica a demanda de informação por meio do levantamento dos empréstimos realizados.

  • C.

    se aplica para conhecer os hábitos e as necessidades de informação dos usuários.

  • D.

    é uma metodologia de pesquisa acadêmica utilizada pela Ciência da Informação.

  • E.

    pesquisa, quantitativa e qualitativamente, o uso de materiais no interior da unidade de informação.

Julgue os itens que se seguem, a respeito do estudo de usuários.

A finalidade da pesquisa quantitativa é garantir maior precisão e análise quanto ao levantamento de dados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a avaliação de unidades de informação, é correto dizer que a

  • A.

    eficiência refere-se à satisfação do usuário.

  • B.

    eficácia mede o grau com que os objetivos foram atingidos; está relacionada aos resultados.

  • C.

    efetividade indica que o usuário pode acionar o sistema de informação para fazer a sua busca.

  • D.

    eficiência é a capacidade de planejar serviços de qualidade.

  • E.

    eficácia refere-se aos procedimentos de indexação.

A norma técnica da ABNT para resumo estabelece, entre outras, as seguintes definições:

I. Palavra-chave: palavra representativa do conteúdo do documento, escolhida, preferentemente, em vocabulário controlado.

II. Resumo indicativo: apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.

III. Resumo informativo: informa os pontos principais do documento, apresentando dados qualitativos e quantitativos, sem dispensar a consulta ao original.

É correto afirmar que o item

  • A.

    III está correto; por oferecer dados qualitativos, o resumo informativo também é chamado de crítico ou resenha.

  • B.

    II está correto; a ordem e a extensão do resumo dependem do tratamento que cada ponto recebe no documento original.

  • C.

    I está correto; as palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, separadas e finalizadas por ponto.

  • D.

    III está incorreto; o resumo informativo é aquele redigido por especialistas, também denominado recensão.

  • E.

    II está incorreto; o resumo indicativo ressalta objetivo, método, resultados e conclusões, dispensando a consulta ao original.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...