Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as afirmativas abaixo, relacionadas com a formação de um acervo.
I. O bibliotecário conhece, ou deveria conhecer, o acervo sob sua responsabilidade, sabendo melhor do que ninguém em que aspectos ele está fraco, em que aspectos ele está forte, em que aspectos ele atingiu um estágio ideal de desenvolvimento. II. O bibliotecário conhece, ou deveria conhecer, o usuário cujas necessidades informacionais tem por obrigação procurar atender, sabendo avaliar objetivamente suas demandas e diferenciando aquelas que têm características mais duradouras, ligadas a necessidades reais, daquelas que são ditadas por tendências esporádicas, influência dos meios de comunicação de massa ou modismos. É possível afirmar quea afirmativa I está incorreta, pois não cabe ao bibliotecário ter conhecimentos sobre quanto o acervo que gerencia está forte ou fraco, avaliações que só podem ser realizadas por especialistas.
ambas estão incorretas, pois supervalorizam o papel dos bibliotecários na seleção dos acervos.
ambas estão corretas, pois representam um retrato fiel da realidade vivida pelos bibliotecários no que diz respeito à seleção de acervo.
a afirmativa II está incorreta, pois o bibliotecário não pode realizar julgamentos de valor sobre as demandas que recebe, dedicando a todas o mesmo grau de importância.
ambas estão incompletas, pois desconsideram o impacto do mercado editorial tanto sobre o acervo como sobre as demandas dos usuários.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A teoria utilizada para estudar as necessidades, as imagens e a satisfação dos usuários de sistemas de informação, ou o que os usuários querem dos sistemas, o que obtêm e o que pensam sobre isso, denomina-se:
knowledge analysis.
brainstorming
kowledge making.
mapmaking.
sense making.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito de indexação, julgue os próximos itens.
No âmbito da indexação, a especificidade mede a qualidade na seleção de conceitos de fatos significativos, e a exaustividade, a qualidade na seleção dos descritores que correspondem aos conceitos inclusos no documento.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
onsiderando a prescrição da NBR 6027 para a elaboração de sumários, julgue os itens seguintes.
Devem constar do sumário tanto os elementos pré-textuais quanto os pós-textuais.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2012
Na construção de tesauros, os tipos de relações que se aplicam, sobretudo, a conceitos que expressam processos, são as relações
Dentre as definições a seguir, aquela que NÃO corresponde à biblioteca digital é:
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito de indexação, julgue os próximos itens.
A lista de autoridades constitui exemplo de linguagem controlada.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
onsiderando a prescrição da NBR 6027 para a elaboração de sumários, julgue os itens seguintes.
Em publicações periódicas, o sumário pode ser apresentado no anverso da folha de rosto.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Ao selecionar diapositivos, muitas bibliotecas dão preferência a conjuntos de slides, acompanhados por material para utilização simultânea à projeção. Essa opção deve levar em conta
a coerência entre os diversos componentes do todo e a relação entre o texto escrito/gravado com o conteúdo dos diapositivos.
o preço mais vantajoso desses conjuntos, quando comparados à confecção dos slides pela própria biblioteca.
a necessidade de dispor de equipamentos de suporte e de pessoal especializado para orientação no uso desses materiais.
as implicações para o orçamento da biblioteca, uma vez que esses materiais têm alto custo de manutenção.
a qualidade do suporte fotográfico utilizado para elaboração dos slides.
Biblioteconomia - Documentação: conceitos básicos e finalidades da documentação geral e jurídica - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O Sistema de Informações do Congresso Nacional oferece acesso a uma série de bases de dados na área jurídica, entre as quais as bases de
discursos de senadores e da Rede SABI.
matérias em tramitação e da Rede RVBI.
recortes de jornais e do Diário Oficial da União.
legislação federal e da Biblioteca Digital Jurídica.
periódicos e da Bibliografia Brasileira de Direito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...