Questões de Biblioteconomia

Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas abaixo, relacionadas com a formação de um acervo.

I. O bibliotecário conhece, ou deveria conhecer, o acervo sob sua responsabilidade, sabendo melhor do que ninguém em que aspectos ele está fraco, em que aspectos ele está forte, em que aspectos ele atingiu um estágio ideal de desenvolvimento.

II. O bibliotecário conhece, ou deveria conhecer, o usuário cujas necessidades informacionais tem por obrigação procurar atender, sabendo avaliar objetivamente suas demandas e diferenciando aquelas que têm características mais duradouras, ligadas a necessidades reais, daquelas que são ditadas por tendências esporádicas, influência dos meios de comunicação de massa ou modismos.

É possível afirmar que

  • A.

    a afirmativa I está incorreta, pois não cabe ao bibliotecário ter conhecimentos sobre quanto o acervo que gerencia está forte ou fraco, avaliações que só podem ser realizadas por especialistas.

  • B.

    ambas estão incorretas, pois supervalorizam o papel dos bibliotecários na seleção dos acervos.

  • C.

    ambas estão corretas, pois representam um retrato fiel da realidade vivida pelos bibliotecários no que diz respeito à seleção de acervo.

  • D.

    a afirmativa II está incorreta, pois o bibliotecário não pode realizar julgamentos de valor sobre as demandas que recebe, dedicando a todas o mesmo grau de importância.

  • E.

    ambas estão incompletas, pois desconsideram o impacto do mercado editorial tanto sobre o acervo como sobre as demandas dos usuários.

A teoria utilizada para estudar as necessidades, as imagens e a satisfação dos usuários de sistemas de informação, ou o que os usuários querem dos sistemas, o que obtêm e o que pensam sobre isso, denomina-se:

  • A.

    knowledge analysis.

  • B.

    brainstorming

  • C.

    kowledge making.

  • D.

    mapmaking.

  • E.

    sense making.

A respeito de indexação, julgue os próximos itens.

No âmbito da indexação, a especificidade mede a qualidade na seleção de conceitos de fatos significativos, e a exaustividade, a qualidade na seleção dos descritores que correspondem aos conceitos inclusos no documento.

  • C. Certo
  • E. Errado

onsiderando a prescrição da NBR 6027 para a elaboração de sumários, julgue os itens seguintes.

Devem constar do sumário tanto os elementos pré-textuais quanto os pós-textuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na construção de tesauros, os tipos de relações que se aplicam, sobretudo, a conceitos que expressam processos, são as relações

  • A. equivalentes.
  • B. funcionais.
  • C. hierárquicas.
  • D. partitivas.

Dentre as definições a seguir, aquela que NÃO corresponde à biblioteca digital é:

  • A. seleção de documentos, destinados a determinada comunidade, concebidos ou convertidos para o meio digital, preferencialmente em toda a sua integridade, disponibilizados na internet.
  • B. conjunto de artefatos, conhecimento e práticas de uma comunidade que engendra compromissos realísticos assumidos por profissionais da informação, analistas de sistemas e usuários.
  • C. conjunto de objetos digitais construídos a partir do uso de instrumentos eletrônicos, concebidos com o objetivo de registrar e comunicar pensamento, ideias, imagens e sons, tornando-os disponíveis a um segmento determinado, porém ilimitado, de pessoas dispersas onde quer que a internet e a plataforma WWW possam alcançar.
  • D. coleção de recursos de acesso a coleções que já existiam há muito tempo, com variada dificuldade de recuperação, mas cujas eventuais facilidades providenciadas não podem competir com as extraordinárias facilidades que a internet e a Web podem propiciar.
  • E. coleção de documentos desmaterializados de suas condições físicas tradicionais e constituídos de funções inteiramente novas, que lhes garantem hipertextualidade e caráter multimidiático.

A respeito de indexação, julgue os próximos itens.

A lista de autoridades constitui exemplo de linguagem controlada.

  • C. Certo
  • E. Errado

onsiderando a prescrição da NBR 6027 para a elaboração de sumários, julgue os itens seguintes.

Em publicações periódicas, o sumário pode ser apresentado no anverso da folha de rosto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao selecionar diapositivos, muitas bibliotecas dão preferência a conjuntos de slides, acompanhados por material para utilização simultânea à projeção. Essa opção deve levar em conta

  • A.

    a coerência entre os diversos componentes do todo e a relação entre o texto escrito/gravado com o conteúdo dos diapositivos.

  • B.

    o preço mais vantajoso desses conjuntos, quando comparados à confecção dos slides pela própria biblioteca.

  • C.

    a necessidade de dispor de equipamentos de suporte e de pessoal especializado para orientação no uso desses materiais.

  • D.

    as implicações para o orçamento da biblioteca, uma vez que esses materiais têm alto custo de manutenção.

  • E.

    a qualidade do suporte fotográfico utilizado para elaboração dos slides.

O Sistema de Informações do Congresso Nacional oferece acesso a uma série de bases de dados na área jurídica, entre as quais as bases de

  • A.

    discursos de senadores e da Rede SABI.

  • B.

    matérias em tramitação e da Rede RVBI.

  • C.

    recortes de jornais e do Diário Oficial da União.

  • D.

    legislação federal e da Biblioteca Digital Jurídica.

  • E.

    periódicos e da Bibliografia Brasileira de Direito.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...