Questões de Biblioteconomia

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Com relação à documentação jurídica, julgue os itens seguintes.

As normas legais criadas pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário são consideradas fontes de informação autorizadas no âmbito da documentação jurídica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre as cinco linhas de atuação para o Serviço de Referência, propostas por Neusa Dias de Macedo, está a

  • A.

    classificação das questões de referência.

  • B.

    comunicação visual.

  • C.

    apropriação da informação.

  • D.

    interferência.

  • E.

    análise da mensagem.

Caso se tome como referência, nesse processo, o primeiro nome, a ordem adequada dos prontuários será

  • A.

    2, 3, 5, 1, 4, 6.

  • B.

    3, 6, 1, 5, 2, 4.

  • C.

    4, 5, 3, 2, 1, 6.

  • D.

    5, 2, 6, 4, 3, 1.

Considerando os objetivos do Consórcio Eletrônico de Bibliotecas, analise as afirmativas abaixo e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Apoiar o desenvolvimento dos projetos de automação bibliográfica no Brasil, permitindo às bibliotecas brasileiras, através do compartilhamento dos recursos de catalogação on line da Biblioteca Nacional, a formação de bases de dados locais ou de redes de bases regionais.

( ) Permitir às bibliotecas conveniadas copiar ou baixar registros bibliográficos, via Internet, das bases de dados da Fundação Biblioteca Nacional, disponíveis no site http://www.bn.br.

( ) Promover a competência, o desenvolvimento de recursos e a infra-estrutura de informação em direito para a produção, socialização e integração do conhecimento na área. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a sequência de letras.

  • A.

    (F) (V) (F).

  • B.

    (F) (F) (V).

  • C.

    (V) (F) (V).

  • D.

    (V) (V) (F).

Em bibliotecas, as atividades de seleção de materiais de informação levam em consideração alguns critérios que abordam o conteúdo dos documentos e outros que enfatizam a adequação ao usuário. Entre os primeiros estão os de

  • A.

    relevância e interesse.

  • B.

    idioma e estilo.

  • C.

    autoridade e atualidade.

  • D.

    aspectos especiais e contribuição potencial.

  • E.

    custo e características físicas.

Se a base da organização for o último sobrenome, a ordem correta dos prontuários será

  • A.

    1, 3, 5, 2, 4, 6.

  • B.

    3, 2, 6, 4, 5, 1.

  • C.

    4, 6, 1, 3, 5, 2.

  • D.

    5, 2, 6, 1, 4, 3.

Assinale nas alternativas a seguir aquela que apresenta apenas características que identificam a integridade da informação no contexto digital.

  • A.

    abrangência, estrutura, formato, procedência.

  • B.

    conteúdo, estabilidade, procedência, contexto.

  • C.

    credibilidade, contexto, forma, atualidade.

  • D.

    formato, estabilidade, atualidade, equilíbrio.

Um documento formal de política de seleção justifica-se por seu caráter administrativo, de relações públicas e político, a saber:

I. administrativo, ao proporcionar um instrumento para resistência ou gerenciamento dos conflitos e pressões em torno da coleção.

II. político, com a finalidade de garantir a continuidade dos critérios além da presença física de seus elaboradores.

III. de relações públicas, ao tornar a biblioteca simpática aos olhos da comunidade.

Das afirmações apresentadas,

  • A.

    II está incorreta, pois os critérios de seleção sempre têm continuidade, independentemente da presença física de seus elaboradores.

  • B.

    apenas a I está incorreta, uma vez que o caráter administrativo do documento de política não compreende o gerenciamento de conflitos.

  • C.

    I e II estão corretas; a afirmação III simplesmente não tem qualquer significado.

  • D.

    apenas a II está correta; as afirmações I e III expressam objetivos não contemplados pela política de seleção.

  • E.

    apenas a III está correta, pois as definições das afirmativas I e II estão trocadas.

O relatório de uma biblioteca é um instrumento que permite ao Bibliotecário cumprir suas funções de administração e planejamento. Possibilita um momento de reflexão em que, tendo como referência o plano de trabalho para o período, analisa a situação existente e avalia os resultados alcançados. De acordo com o que foi exposto, o relatório deve conter as seguintes partes:

  • A.

    folha de rosto, apresentação, desenvolvimento, conclusão e referências.

  • B.

    introdução, epígrafe, análise dos dados, resumo e bibliografia.

  • C.

    índice, dedicatória, desenvolvimento, anexo e dados estatísticos.

  • D.

    sumário, introdução, dados e análise dos dados, conclusão e recomendações.

  • E.

    dados e análise dos dados, introdução, desenvolvimento, anexo e conclusão.

  • A.

    (1) (3) (2) (4).

  • B.

    (2) (4) (1) (3).

  • C.

    (3) (1) (4) (2).

  • D.

    (4) (2) (3) (1).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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