Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Documentação: conceitos básicos e finalidades da documentação geral e jurídica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação à documentação jurídica, julgue os itens seguintes.
As normas legais criadas pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário são consideradas fontes de informação autorizadas no âmbito da documentação jurídica.
Entre as cinco linhas de atuação para o Serviço de Referência, propostas por Neusa Dias de Macedo, está a
classificação das questões de referência.
comunicação visual.
apropriação da informação.
interferência.
análise da mensagem.
Caso se tome como referência, nesse processo, o primeiro nome, a ordem adequada dos prontuários será
2, 3, 5, 1, 4, 6.
3, 6, 1, 5, 2, 4.
4, 5, 3, 2, 1, 6.
5, 2, 6, 4, 3, 1.
Considerando os objetivos do Consórcio Eletrônico de Bibliotecas, analise as afirmativas abaixo e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Apoiar o desenvolvimento dos projetos de automação bibliográfica no Brasil, permitindo às bibliotecas brasileiras, através do compartilhamento dos recursos de catalogação on line da Biblioteca Nacional, a formação de bases de dados locais ou de redes de bases regionais.
( ) Permitir às bibliotecas conveniadas copiar ou baixar registros bibliográficos, via Internet, das bases de dados da Fundação Biblioteca Nacional, disponíveis no site http://www.bn.br.
( ) Promover a competência, o desenvolvimento de recursos e a infra-estrutura de informação em direito para a produção, socialização e integração do conhecimento na área. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a sequência de letras.
(F) (V) (F).
(F) (F) (V).
(V) (F) (V).
(V) (V) (F).
Em bibliotecas, as atividades de seleção de materiais de informação levam em consideração alguns critérios que abordam o conteúdo dos documentos e outros que enfatizam a adequação ao usuário. Entre os primeiros estão os de
relevância e interesse.
idioma e estilo.
autoridade e atualidade.
aspectos especiais e contribuição potencial.
custo e características físicas.
Se a base da organização for o último sobrenome, a ordem correta dos prontuários será
1, 3, 5, 2, 4, 6.
3, 2, 6, 4, 5, 1.
4, 6, 1, 3, 5, 2.
5, 2, 6, 1, 4, 3.
Assinale nas alternativas a seguir aquela que apresenta apenas características que identificam a integridade da informação no contexto digital.
abrangência, estrutura, formato, procedência.
conteúdo, estabilidade, procedência, contexto.
credibilidade, contexto, forma, atualidade.
formato, estabilidade, atualidade, equilíbrio.
Um documento formal de política de seleção justifica-se por seu caráter administrativo, de relações públicas e político, a saber:
I. administrativo, ao proporcionar um instrumento para resistência ou gerenciamento dos conflitos e pressões em torno da coleção.
II. político, com a finalidade de garantir a continuidade dos critérios além da presença física de seus elaboradores.
III. de relações públicas, ao tornar a biblioteca simpática aos olhos da comunidade.
Das afirmações apresentadas,
II está incorreta, pois os critérios de seleção sempre têm continuidade, independentemente da presença física de seus elaboradores.
apenas a I está incorreta, uma vez que o caráter administrativo do documento de política não compreende o gerenciamento de conflitos.
I e II estão corretas; a afirmação III simplesmente não tem qualquer significado.
apenas a II está correta; as afirmações I e III expressam objetivos não contemplados pela política de seleção.
apenas a III está correta, pois as definições das afirmativas I e II estão trocadas.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O relatório de uma biblioteca é um instrumento que permite ao Bibliotecário cumprir suas funções de administração e planejamento. Possibilita um momento de reflexão em que, tendo como referência o plano de trabalho para o período, analisa a situação existente e avalia os resultados alcançados. De acordo com o que foi exposto, o relatório deve conter as seguintes partes:
folha de rosto, apresentação, desenvolvimento, conclusão e referências.
introdução, epígrafe, análise dos dados, resumo e bibliografia.
índice, dedicatória, desenvolvimento, anexo e dados estatísticos.
sumário, introdução, dados e análise dos dados, conclusão e recomendações.
dados e análise dos dados, introdução, desenvolvimento, anexo e conclusão.
(1) (3) (2) (4).
(2) (4) (1) (3).
(3) (1) (4) (2).
(4) (2) (3) (1).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...