Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A NBR 12676 tem por objetivo orientar
I. o exame de documentos, a determinação de seus assuntos e a seleção de termos de indexação;
II. a fase de preparação de resumos; e
III. a tradução dos pedidos dos usuários para os termos de uma linguagem de indexação.
O que consta em
I, II e III está correto; a norma se aplica a serviços de indexação independentes e a serviços de indexação em rede.
I, II e III está incorreto; a norma fixa as diretrizes para o estabelecimento e desenvolvimento de tesauros monolíngues.
I está incorreto; a norma orienta apenas os estágios preliminares da indexação, como a compreensão do conteúdo do documento.
II está incorreto; a norma não abrange a elaboração de resumos, que são objeto da NBR-6028.
III está incorreto; a norma orienta a tradução de conceitos para os termos de uma linguagem de indexação.
Em julho de 2011, Valéria Martin Valls apresentou, no XXI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, o trabalho intitulado A aplicação da série ISO 9000 nos Serviços de Informação. O evento, organizado pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, foi realizado na cidade de Curitiba, Paraná, de 17 a 22 de julho de 2005. O trabalho foi publicado nos Anais do evento, disponibilizados em CD-ROM.
Segundo a NBR 6023, a referência a este trabalho é:
VALLS, Valéria Martin. A aplicação da série ISO 9000 nos Serviços de Informação. In: 21o CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17 a 22 de julho de 2005. Anais... Curitiba: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, 2005. [CD-ROM].
VALLS, Valéria Martin. A aplicação da série ISO 9000 nos Serviços de Informação. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 21, 2005, Curitiba. Anais... Curitiba: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, 2005. 1 CD-ROM.
VALLS, Valéria Martin. A aplicação da série ISO 9000 nos Serviços de Informação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21, 2005, Curitiba. Anais... Curitiba: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, 2005. [Publicação em formato digital: CD-ROM].
VALLS, Valéria Martin. A aplicação da série ISO 9000 nos Serviços de Informação. In: XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2005, Curitiba. Anais... Curitiba: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, 2005. CD-ROM.
VALLS, Valéria Martin. A aplicação da série ISO 9000 nos Serviços de Informação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21, 2005, Curitiba. Anais... Curitiba: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, 2005. 1 CD-ROM.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A publicação, em princípio de múltipla autoria, que tem em alguns países um título legal, aparecendo em intervalos regulares, delimitados anteriormente, e cujos fascículos trazem geralmente um sumário e se encadeiam de forma cronológica e numérica durante umperíodo de tempo não determinado chama-se:
monografia.
periódico
separata
recensão.
sinopse.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Em relação à Classificação Decimal Universal, considere:
I. Os auxiliares comuns assumem significados diversos dentro das tabelas principais, conforme o contexto em que aparecem.
II. As subdivisões auxiliares comuns dividem-se em dependentes e independentes. Os independentes são assim chamados porque podem ser empregados sozinhos para formar um número de classificação para um documento.
III. Os auxiliares comuns e especiais são usados para construir números de classificação compostos. Esses números são sempre construídos por meio da síntese de elementos de mais de um lugar das tabelas.
IV. Os auxiliares com função de coordenação, extensão, relação e ordenação podem ser empregados com qualquer número das tabelas e até mesmo em inversão com a notação principal, tomando a posição de primeiro ponto de acesso ao conteúdo dos documentos.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e IV.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias - 2012
Indique nas alternativas a categoria correspondente para as seguintes Fontes de informação: 1)Bibliografias de bibliografias. 2) diretórios e almanaques:
Primário, secundário.
Secundário, secundário.
Terciário, terciário.
Secundário, terciário.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Em relação à indexação, é correto afirmar:
Os fatores que afetam a qualidade da indexação estão ligados ao indexador, ao vocabulário, ao documento, ao processo e à unidade indexadora. Os fatores relativos ao vocabulário incluem ambiguidade, especificidade, produtividade, exaustividade, conteúdo, linguagem e política de indexação.
A indexação, como operação de representação descritiva, compreende um processo composto de dois estágios: o analítico, em que ocorre a identificação e a seleção de conceitos, e o estágio de tradução, que consiste na representação de conceitos por termos de uma linguagem de indexação.
Linguagens de indexação abrangem vocabulários controlados e sistemas de classificação, assim como as regras para a sua aplicação. Uma linguagem de indexação é usada para representar os conceitos contidos em documentos e para recuperar esses documentos em sistemas de informação.
Falhas na indexação podem ocorrer tanto na fase de análise conceitual quanto na fase de tradução, afetando a qualidade da recuperação. Quando um indexador deixa de atribuir a um documento um determinado termo que deveria ter sido atribuído, ocorrerão deficiências na precisão.
A estrutura dos vocabulários controlados mostra diferentes tipos de relacionamento entre os termos. Por exemplo, as listas de cabeçalhos de assunto incluem os seguintes tipos de relacionamento: controle de ambiguidade, controle de sinonímia e relações hierárquicas.
A estrutura de um registro MARC é formada por três componentes principais: líder, diretório e campos variáveis, sendo que
o líder apresenta entradas de tamanho fixo geradas pelo próprio sistema.
o diretório fornece informações para o processamento dos dados do registro.
os campos variáveis se dividem em campos de controle e campos de dados.
tags dão instruções ao sistema de como processar os dados nos campos.
os códigos A, M e O identificam o tipo de informação presente nos campos.
No padrão MARC, os campos 210 a 247 contêm
o título do item descrito no registro bibliográfico e títulos variantes que também podem ser aplicados ao documento, a partir dos quais são gerados pontos de acesso para os diversos títulos.
dados sobre edição, impressão, endereço e outros detalhes de publicação, relacionados às formas específicas do material que se aplicam ao documento descrito no registro.
características físicas, frequência de publicação e preço, além de informações sobre disseminação do documento e o status de segurança do dado bibliográfico relativo ao item.
notas ligadas a aspectos do documento descrito no registro que não são específicos de nenhum tipo particular de material ou controle e que são usadas quando o acesso ao dado é necessário.
o nome de pessoa, entidade, evento ou o título uniforme usado como ponto de acesso principal para o registro bibliográfico, sendo os cabeçalhos definidos de acordo com a base de autoridade.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
tesauros
atlas
diretórios.
índices.
efemérides.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Na Classificação Decimal Universal, as tabelas principais contêm a classificação de assuntos e representam o aspecto sintético do sistema. Por sua vez, as tabelas auxiliares comportam as características comuns e recorrentes dos assuntos, algumas das quais são aplicáveis a todos os assuntos, enquanto outras são aplicáveis apenas a determinados assuntos. A afirmativa acima está
incorreta; as tabelas auxiliares só podem ser aplicadas a determinados assuntos.
incorreta; as tabelas principais expressam o aspecto enumerativo do sistema.
incorreta; as tabelas auxiliares comportam a estrutura notacional do sistema.
correta; as tabelas auxiliares representam diversas facetas do conhecimento.
correta; as tabelas principais são baseadas na classificação decimal de Dewey.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...