Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Em uma unidade de informação em que a política de indexação recomenda uma baixa especificidade, um documento que trate de morango, maçã e damasco será indexado sob
o termo frutas, o que conduzirá a uma alta revocação.
o termo frutas, conduzindo a uma alta exaustividade.
os termos morango, maçã e damasco, levando a uma baixa exaustividade.
os termos morango, maçã e damasco, o que resultará em uma baixa precisão.
os termos morango, maçã, damasco e frutas, produzindo baixa revocação.
Segundo a norma brasileira que estabelece os requisitos para apresentação de sumário de documentos que exijam visão de conjunto e facilidade de localização das seções e outras partes,
em publicações periódicas, a posição do sumário pode variar de volume para volume ou de fascículo para fascículo, segundo as necessidades de formatação do conteúdo.
o sumário é a enumeração de elementos selecionados do texto, tais como datas, ilustrações, exemplos etc, na ordem de sua ocorrência.
quando houver mais de um volume, o sumário de toda a obra deve ser incluído no primeiro volume.
o sumário deve ser localizado como último elemento pré-textual.
constam do sumário tanto os elementos pré-textuais como os pós-textuais.
Robots, Abstract, Expires e Refresh são
Geralmente na normalização de trabalhos acadêmicos, podemos usar entrelinhas maiores, para podermos acomodar determinados elementos, e sempre de forma centralizada quando é destacada em um parágrafo. Estamos falando de:
Indicação de citações de mais de 3(três)linhas.
Indicação de ilustrações.
Indicação de equações e fórmulas.
Tabelas.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Considere as afirmativas abaixo sobre Classificação Decimal Universal (CDU).
I. A CDU possui dois tipos de tabelas auxiliares: comuns e especiais. É com a ajuda dessas tabelas que os números compostos são construídos.
II. Um número composto é sempre construído por meio da síntese de elementos de mais de um lugar nas tabelas. Por exemplo: 342.81 e 02(031).
III. Os auxiliares comuns são de uso obrigatório e dividem-se em três grupos: auxiliares de relação, auxiliares independentes e auxiliares dependentes.
IV. Os auxiliares especiais têm aplicação limitada no sistema, não podendo ser empregados fora da classe em que aparecem listados, pois seu significado é restrito a determinados contextos.
V. Os auxiliares especiais não são de uso obrigatório, sendo divididos em: auxiliares de pessoas, auxiliares de propriedades e auxiliares de relações, processos e operações.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e IV.
II e V.
III, IV e V.
I, II e V.
I, III e IV.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens a seguir, relativos a documentação.
Define-se documentação, em sentido amplo, como a reunião ou coleção de documentos de qualquer natureza, devidamente conservados e organizados para fins de consulta, estudo ou prova.
Observe as definições abaixo:
I. Autor(es) entidade(s): Instituição(ões), organização( ões), empresa(s), comitê(s), comissão(ões), evento(s), entre outros, responsável(eis) por publicações em que não se distingue autoria pessoal.
II. Editora: Casa publicadora, pessoa(s) ou instituição responsável pela produção editorial. Conforme o suporte documental, outras denominações são utilizadas: produtora (para imagens em movimento), gravadora (para registros sonoros), entre outras.
III. Separata: Publicação de parte de um trabalho (artigo de periódico, capítulo de livro, colaborações em coletâneas etc.), mantendo exatamente as mesmas características tipográficas e de formatação da obra original, que recebe uma capa, com as respectivas informações que a vinculam ao todo, e a expressão Separata de em evidência. As separatas são utilizadas para distribuição pelo próprio autor da parte, ou pelo editor.
Segundo a NBR 6023,
as definições I, II e III estão corretas.
apenas as definições I e II estão corretas: a exata manutenção das mesmas características tipográficas e de formatação da obra original não é pré-requisito para constituição de uma separata.
apenas as definições I e III estão corretas: produtoras e gravadoras não são consideradas editoras.
apenas as definições II e III estão corretas: publicações realizadas por Comissões devem obrigatoriamente ter o presidente ou coordenador identificado como autor, seguido da expressão et al.
as definições I, II e III estão incorretas.
Várias são as partes em que se dividem um trabalho acadêmico. Dentre elas podemos destacar: Epígrafe, resumo em língua estrangeira, siglas, sumário, assim podemos dizer que estas partes são na respectiva seqüência dentro de um trabalho científico:
Elemento opcional, elemento, obrigatório, elemento opcional, elemento obrigatório.
Elemento opcional, elemento opcional, elemento obrigatório, elemento obrigatório.
Elemento obrigatório, elemento obrigatório, elemento opcional, elemento opcional.
Elemento obrigatório, elemento opcional, elemento obrigatório, elemento obrigatório.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao desenvolvimento de coleções e às fontes de informação, julgue os próximos itens.
Catálogos de editores, catálogos de obras publicadas, bibliografias e resenhas críticas de autoria de revisores qualificados são algumas fontes de informação úteis para o processo de seleção de recursos de informação para bibliotecas e centros de documentação.
São consideradas partes internas de um livro:
Corte da cabeça e do pé.
Dorso e corpo.
Dorso e lombada.
Capa de trás e capa de frente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...