Questões de Biblioteconomia

Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do marketing em unidades informacionais, julgue os itens a seguir.

A implementação de uma estratégia de marketing em unidades de informação independe do diagnóstico dos ambientes interno e externo dessas unidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A. I - P, II - S, III - R, IV - Q.
  • B. I - S, II - Q, III - P, IV - R.
  • C. I - Q, II - T, III - S, IV - P.
  • D. I - R, II - P, III - Q,IV - T.
  • E. I - T, II - R, III - P, IV - S.

Acerca do marketing em unidades informacionais, julgue os itens a seguir.

Em um plano de marketing para unidades informacionais, as estratégias precedem os objetivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Grogan, o processo de Referência envolve oito etapas decisórias: problema, necessidade de informação, questão inicial, questão negociada, estratégia de busca, processo de busca, resposta e solução. Nesse contexto, a questão negociada trata da(o)

  • A. escolha e definição dos vários caminhos possíveis de pesquisa, que podem ser por categoria, fonte ou ponto de acesso mais promissor, conforme as expectativas de resultado delineadas pelo usuário na formulação da questão inicial.
  • B. comparação da questão inicial, enunciada pelo usuário, com a maneira como as informações são organizadas na biblioteca, levando, às vezes, à redefinição, para permitir um cotejo mais adequado com a terminologia e a estrutura das fontes a serem consultadas.
  • C. busca flexível o suficiente para comportar mudanças de curso na pesquisa, independente da expectativa delineada na questão inicial, em face da redução, ampliação ou redefinição dessa questão no andamento da pesquisa.
  • D. avaliação das fontes disponíveis para verificar se estão de acordo com as expectativas de informação – corrente ou retrospectiva – apontadas pelo usuário ao indicar o problema e delimitar sua necessidade de informação.
  • E. exame das possibilidades de uso da informação solicitada, de modo a garantir sua qualidade e possibilidades de uso, como resposta e solução, reduzindo ou inviabilizando erros na escolha da estratégia e no processo de busca.

Uma base de dados bibliográficos não pode ser avaliada de forma isolada, mas somente em função de sua utilidade ao responder a várias necessidades de informação. No que concerne a determinada necessidade de informação, avalia-se uma base de dados de acordo com quatro critérios principais. Quais são eles?

  • A.

    Cobertura; recuperabilidade; previsibilidade; atualidade.

  • B.

    Previsibilidade; recuperabilidade; complexidade; atualidade.

  • C.

    Complexidade; utilidade; previsibilidade; atualidade.

  • D.

    Cobertura; complexidade; previsibilidade; atualidade.

  • E.

    Cobertura; utilidade; previsibilidade; complexidade.

Julgue os itens seguintes, referentes a marketing em serviços de informação e bibliotecas.

O marketing de imagem embasa-se na maneira como a biblioteca quer ser vista. O marketing de reputação, por sua vez, é arbitrado pelo usuário e leva em conta a eficiência e a confiabilidade na prestação do serviço.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Nice Menezes de Figueiredo, o processo de Referência é uma estrutura composta por seis etapas ou passos: análise da mensagem, negociação da questão de referência, estratégia de busca, busca, análise da resposta e renegociação. A negociação da questão de referência pode ser retomada na sexta etapa, caso o resultado alcançado não satisfaça às necessidades do usuário, por meio de procedimento denominado

  • A. estudo de uso.
  • B. diagnóstico da questão inicial.
  • C. processo de busca.
  • D. entrevista de referência.
  • E. avaliação cognitiva.

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação das bibliotecas universitárias. Nesse sentido, considere que a sigla SINAES, sempre que empregada, refere-se ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

No roteiro básico do processo de avaliação institucional do SINAES, o quesito infraestrutura, que orienta a avaliação das bibliotecas universitárias, inclui a produção de conhecimentos como elemento de análise das comissões de especialistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O que caracteriza os repositórios institucionais é o fato de eles:

  • A.

    serem orientados para a informação produzida no ambiente comercial, não sendo desenvolvidos, implementados e mantidos por ela.

  • B.

    serem orientados para a informação produzida no ambiente das instituições, sendo desenvolvidos, implementados e mantidos por ela.

  • C.

    serem orientados para a informação produzida em quaisquer instituições, sendo desenvolvidos, implementados e mantidos por todas as instituições.

  • D.

    serem orientados para a informação produzida fora do ambiente das instituições, e que não são desenvolvidos, implementados e mantidos por elas.

  • E.

    serem orientados para a informação produzida apenas em ambientes comerciais, sendo desenvolvidos, implementados e mantidos por ela.

Julgue os itens seguintes, referentes a marketing em serviços de informação e bibliotecas.

O marketing de relacionamento tem como principal objetivo a fidelização da clientela dos serviços da biblioteca.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...