Questões de Biblioteconomia

Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca de recursos e serviços de informação digitais, julgue os próximos itens.

É possível calcular o índice h por meio da base de dados Scopus.

  • C. Certo
  • E. Errado

A conclusão do processo de Referência leva à necessária verificação do êxito no atendimento às necessidades informacionais do usuário. Essa verificação pode ocorrer sob dois pontos de vista: do bibliotecário, que coteja a resposta com a questão apresentada pelo usuário e do usuário, que coteja essa resposta com sua necessidade de informação. Tais pontos de vista levam, respectivamente, a julgamentos de

  • A. propriedade e precisão.
  • B. especificidade e qualidade.
  • C. organização e acesso.
  • D. revocação e exaustividade.
  • E. relevância e pertinência.

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação das bibliotecas universitárias. Nesse sentido, considere que a sigla SINAES, sempre que empregada, refere-se ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Em uma biblioteca, a eficácia está relacionada, com os produtos informacionais, e o seu critério de eficácia é a proporção das demandas dos usuários atendidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes a marketing em serviços de informação e bibliotecas.

Em decorrência das características peculiares do público de um serviço de informação disponível na Web, o marketing de massa é a estratégia adequada para atingi-lo, uma vez que esse tipo de marketing considera que todos os consumidores possuem necessidades similares que podem ser satisfeitas por um mesmo composto de marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da organização e da administração de bibliotecas, julgue os itens que se seguem.

A avaliação dos produtos e serviços informacionais é um procedimento de interesse restrito das chefias das bibliotecas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Almeida Júnior (2003), a importância dos estudos de usuários e, atualmente, dos estudos de comunidade, é amplamente apresentada pela literatura. A realização desses estudos deve ser considerada como precedendo a própria organização e estrutura do Serviço de Referência e Informação. A partir desse ponto de vista, os estudos de usuários são instrumentos de

  • A. análise para construção e formação de coleções de referência.
  • B. avaliação dos serviços de produtos da Biblioteca ou Unidade de Informação.
  • C. orientação na definição dos objetivos do Serviço de Referência e Informação.
  • D. investigação da qualidade dos serviços prestados pelo pessoal do Setor de Referência.
  • E. validação do custo/benefício da atuação do Serviço de Referência e Informação.

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação das bibliotecas universitárias. Nesse sentido, considere que a sigla SINAES, sempre que empregada, refere-se ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

A avaliação da política de desenvolvimento de coleções é o parâmetro mais adequado para a aferição da qualidade do acervo das bibliotecas universitárias.

  • C. Certo
  • E. Errado

A área do direito produz uma grande massa documental de informação jurídica que exige mecanismos de controle bibliográfico e recuperação. No caso da doutrina, um dos grandes problemas está na dificuldade de identificação dos documentos publicados, incluindo-se, entre as principais formas de controlar esse tipo de informação,

  • A.

    os catálogos de teses e as bibliografias especializadas.

  • B.

    os diários oficiais e os catálogos de bibliotecas.

  • C.

    as ementas jurisprudenciais e os boletins bibliográficos.

  • D.

    os sumários de periódicos e as matérias em tramitação.

  • E.

    as bases de dados dos tribunais e os acórdãos.

Julgue os itens seguintes, referentes a marketing em serviços de informação e bibliotecas.

O sítio web da biblioteca é um dos mecanismos mais utilizados para o marketing de seus serviços e produtos, apesar de seu uso não possibilitar diferentes abordagens de marketing, estando restrito às ações de promoção de produtos e serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da organização e da administração de bibliotecas, julgue os itens que se seguem.

No ambiente da biblioteca, os insumos (recursos informacionais) são tangíveis e facilmente quantificáveis, ao contrário dos resultados obtidos de um serviço informacional, que são intangíveis e de difícil avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...