Questões de Biblioteconomia

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O Código de Ética do Profissional Bibliotecário

  • A.

    tem por objetivo fixar normas de conduta para os profissionais em Biblioteconomia, quando no desempenho da profissão.

  • B.

    é bastante minucioso quanto aos direitos dos bibliotecários.

  • C.

    abrange apenas as pessoas físicas que exerçam as atividades profissionais de Biblioteconomia; pessoas jurídicas são objeto de legislação própria do Ministério do Trabalho.

  • D. pode ser modificado pelos Conselhos Regionais de Biblioteconomia, adaptando-se à realidade local.
  • E.

    proíbe o encaminhamento de recursos contra penalidades impostas por transgressão aos preceitos do código.

Os índices de citações são fontes de informações essenciais para a análise de citações, permitindo a verificação da relação citante-citado, servindo como ferramenta de análise das atividades de pesquisa, sobretudo a avaliação da(o)

  • A.

    gestão da precisão

  • B.

    obsolescência da informação

  • C.

    produtividade científica

  • D.

    desenvolvimento de coleções

  • E.

    grau de aderência

A preservação do documento digital, em formato e mídia adequados, é uma variável de categoria de qualidade de uma biblioteca digital, que diz respeito ao uso proporcional do produto à sua vida útil, denominada

  • A. desempenho.
  • B. durabilidade.
  • C. conformidade.
  • D. interoperabilidade.
  • E. acessibilidade.

Preservação digital pode ser entendida como a(o)

  • A. “análise da confiabilidade do material que está sendo acessado, bem como de questões ligadas à elaboração do conjunto de metadados de cada objeto e da preservação deste conjunto [...]” (VIDOTTI; SANT’ANA, 2006).
  • B. gestão de conteúdos que “envolve uma série de procedimentos de uniformização e padronização de informações, com base em uma visão integradora” (CAMPOS et al., 2006).
  • C. ação de “desterritorialização do documento, ou seja, o fato de passar o documento a ter sua materialidade desvinculada da forma física anterior, assumindo a forma digital que possibilita uma organização espacialmente integrada [...]” (ALVARENGA, 2006).
  • D. “conjunto de ações técnicas, gerenciais e administrativas destinadas a manter a integridade e a acessibilidade de objetos digitais de valor contínuo, pelo tempo que transcenda as mudanças tecnológicas” (TOUTAIN, 2006).
  • E. conjunto de “metadados padronizados para preservar o acesso ao documento e descrever o conteúdo, o contexto tecnológico, a proveniência e o significado, permitindo a recuperação e a interpretação futura dos documentos digitais” (SAYÃO, 2006).

Marketing da informação é a

  • A. integração de dados relevantes entre subsistemas de marketing e sistemas de informação.
  • B. representação da estrutura conceitual de uma disciplina, sob contexto mercadológico.
  • C. identificação de uma informação na Rede, utilizando mecanismos de busca e de marketing.
  • D. conversão de informação em formato tradicional para formato eletrônico, mais competitivo.
  • E. aplicação das técnicas de marketing para disseminação de produtos ou serviços de informação.

O serviço de referência compreende todas as atividades voltadas, direta ou indiretamente à prestação de serviços ao usuário. Sendo assim, a função do serviço de referência é

  • A.

    elaborar referências bibliográficas.

  • B.

    auxiliar os usuários e utilizarem o correio eletrônico.

  • C.

    fornecer assistência aos usuários quanto à formatação de trabalhos técnicos e científicos.

  • D.

    a assistência, direta e pessoal dentro da biblioteca, às pessoas que buscam informações para qualquer finalidade, tornando a informação tão acessível quanto seja possível.

  • E.

    realizar ações de cunho gerencial, administrando não só seu setor, mas todos os setores da biblioteca.

A etapa do diagnóstico que permite estabelecer um cenário organizacional que encoraje a avaliação e assegure que o pessoal conheça os componentes básicos do processo de avaliação é a de

  • A.

    implementação.

  • B.

    elaboração do projeto.

  • C.

    preparação.

  • D.

    coleta de dados.

  • E.

    redação final.

A utilização do CRM nas organizações tem como objetivos específicos

I – gerenciar relacionamentos com os clientes.

II – padronizar ofertas para todos os clientes.

III – coordenar as comunicações em cada ponto de contato com o cliente.

IV – capturar e analisar as informações de diferentes canais de comunicação.

V – monitorar o ambiente externo à organização.

Estão corretos, APENAS, os objetivos específicos indicados em

  • A. I, II e V.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. II, III e V.
  • E. III, IV e V.

Instrumento de pesquisa organizado segundo critério temáticos, cronólogicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma sumária ou analítica.

Esta assertativa define:

  • A.

    AACR

  • B.

    Arranjo

  • C.

    Catálogo

  • D.

    C

  • E.

    DSI

Segundo Paul Conway (2001), em “Preservação no universo digital”, publicado pelo projeto cooperativo Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, quatro conceitos descrevem o contexto para ação de preservação: custódia, importância social, estrutura e cooperação. Este último conceito é bem conhecido de bibliotecários que dispõem de poucos recursos e enfrentam dificuldades para selecionar os artefatos culturais que consideram valiosos, submetendo-se a critérios que nem sempre atendem à missão de suas bibliotecas. Nesse aspecto, a abordagem de cooperação mais reivindicada pelos bibliotecários e recomendada na literatura é a

  • A. hierarquizada ou conforme os recursos.
  • B. nacional ou de interesse coletivo.
  • C. internacional ou de interesse mundial.
  • D. centralizada ou geral.
  • E. regional ou entre pares.
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