Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
O serviço de referência digital procura transpor o serviço de referência tradicional para o ambiente digital. No que diz respeito a esse tipo de serviço, julgue os próximos itens.
Pela sua capacidade de sincronia, os serviços de referência digital classificam-se em assíncronos e síncronos. O correio eletrônico, o chat e a videoconferência são exemplos de serviços síncronos.
Para obter maior conhecimento sobre os clientes de uma unidade de informação, quando estes estão em interação direta com o serviço de informação, em virtude das limitações das técnicas de observação direta, como alternativa disponível cita(m)-se
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito de portais de pesquisa, julgue os itens que se seguem.
No portal de periódicos mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, estão disponíveis para empresas e instituições de ensino superior textos completos de periódicos eletrônicos e bases de dados.
Biblioteconomia - Documentação: conceitos básicos e finalidades da documentação geral e jurídica - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Segundo Le Coadic, a organização de documentos levou à criação de uma nova tecnologia com a finalidade de organizar, analisar, descrever e resumir documentos. Essa nova tecnologia chamouse:
ciência da informação;
arquivística;
documentação;
biblioteconomia;
normalização.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
O serviço de referência digital procura transpor o serviço de referência tradicional para o ambiente digital. No que diz respeito a esse tipo de serviço, julgue os próximos itens.
O modelo cooperativo de serviço de referência digital está em ascensão atualmente. Nesse modelo, duas ou mais bibliotecas combinam e compartilham as ferramentas de referência digital, além das perguntas dos usuários e respostas fornecidas pela biblioteca.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito de portais de pesquisa, julgue os itens que se seguem.
Os portais de pesquisa podem ser especializados destinados ao apoio de pesquisas científicas sobre temas e assuntos específicos ou corporativos voltados ao atendimento de necessidades de informação corporativa , aos quais o acesso é restrito.
De acordo com o Código de Ética Profissional do Bibliotecário, assinale a alternativa que não representa norma de conduta do bibliotecário.
Evitar críticas e (ou) denúncias contra outro profissional, sem dispor de elementos comprobatórios.
Respeitar as ideias de seus colegas, os trabalhos e as soluções, jamais usando-os como de sua própria autoria.
Ser leal e solidário, sem conivência com erros que venham a infringir a ética e as disposições legais que regem o exercício da profissão.
Abster-se da aceitação de encargo profissional em substituição a colega que dele tenha desistido para preservar a dignidade ou os interesses da profissão ou da classe, desde que permaneçam as mesmas condições que ditaram o referido procedimento.
Aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance no atendimento ao público, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
O serviço de referência digital procura transpor o serviço de referência tradicional para o ambiente digital. No que diz respeito a esse tipo de serviço, julgue os próximos itens.
Com a expansão do uso dos canais informais de comunicação, como os disponíveis nas redes sociais, o serviço de referência digital assume, também, uma natureza mais informal. Sendo assim, a implantação desse tipo de serviço prescinde de processos complexos como aqueles relacionados ao planejamento e à definição de políticas.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que concerne à catalogação, julgue os itens que se seguem.
De acordo com o AACR-2, o primeiro nível de detalhamento da catalogação simplificada indica os elementos mínimos que devem ser registrados.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Serviço que consiste em direcionar novos itens de informação, de qualquer que seja a fonte, para aqueles pontos onde a probabilidade de seu uso, em conexão com o interesse corrente do usuário seja alta, denominamos de:
Serviço de Referência
DSI
CUTTER
PHA
DGM
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...