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Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere à gestão de unidades, serviços e sistemas de informação, julgue os itens que se seguem.
As etapas do diagnóstico de uma biblioteca são preparação, elaboração do projeto e implementação.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Considere as afirmativas abaixo sobre Planejamento.
I. É o oposto da improvisação.
II. Não é um processo contínuo, mas um acontecimento.
III. Faz acontecer.
IV. Compensa incertezas, mas não mudanças.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e III.
I e II.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Sob o ponto de vista dos procedimentos técnicos que exige, considera-se pesquisa bibliográfica aquela que é
concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo.
delineada para gerar conhecimentos de aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos.
desenvolvida a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, de artigos de periódicos e de material disponibilizado na internet.
implementada a partir da interação de pesquisadores e membros da ação investigada.
voltada para a geração de conhecimentos novos, sem uma aplicação prática prevista.
James McGee e Laurence Prusak abordam alguns estilos gerenciais, de acordo com a melhoria da disseminação da informação e da troca de informação na organização, que afetam diretamente a gestão de recursos humanos. Entre eles está o da anarquia, que
garante que a classificação da informação e o seu fluxo sejam feitos pelos líderes da organização, que podem ou não partilhar a informação após coletá-la.
se trata de uma abordagem em que o gerenciamento é apoiado exclusivamente nas novas tecnologias.
tem por base que cada unidade ou departamento cuida e define suas próprias informações de acordo com suas necessidades, repassando apenas o mínimo à organização em geral.
se constitui em uma ausência completa de uma gerência de informação, baseando-se na capacidade do indivíduo para obter e gerenciar sua própria informação.
se trata de uma abordagem baseada no consenso e na negociação de elementos de informação-chave e no fluxo da informação para a organização.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere à gestão de unidades, serviços e sistemas de informação, julgue os itens que se seguem.
Planejamento, organização, direção e controle são funções administrativas aplicáveis à gestão de bibliotecas ou outros tipos de sistemas de informação, e não contemplam a dimensão tecnológica de tais sistemas.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Em bibliotecas e unidades de informação, o planejamento
pode ocorrer de forma independente, definindo objetivos, traçando prioridades ou avaliando alternativas de curso de ação.
situa-se no nível estratégico.
é um processo linear, com cada fase ocorrendo apenas após o término total da anterior.
inicia-se pelo diagnóstico das forças restritivas e propulsoras de seu ambiente.
deve ser coerente com os objetivos e estratégias definidos pela direção da organização a que pertencem.
O recurso contínuo, publicado em uma sucessão de partes separadas, usualmente numeradas e sem conclusão predeterminada, é uma publicação
avulsa
fac-similar
irregular
seriada
simultânea
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Um dos mais importantes autores na área da gestão da informação e do conhecimento, Thomas Davenport desenvolveu vários princípios para a área. Para esse autor, a gestão do conhecimento
tem início e fim predeterminados.
está acima de questões políticas.
se beneficia mais de hierarquias que de mercados.
requer investimentos financeiros consideráveis.
é facilmente assimilada, pois o compartilhamento e uso do conhecimento são comportamentos naturais.
Ao comparar o modo de busca apresentado por um consulente na entrevista de referência com a maneira como as informações são organizadas nas fontes de informação específicas, disponíveis na biblioteca, o bibliotecário releva a terminologia e a estrutura das fontes a serem consultadas.
Esse procedimento constitui o quarto dos oito passos, descritos por Grogan (2001), para o processo de referência denominado
solução potencial
resultado de busca
processo de busca
questão inicial
questão negociada
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Segundo Sueli Angélica do Amaral, é admitida certa resistência à adoção do marketing em unidades de informação, embora seja percebida sua adoção inconsciente ou intuitiva, ou até mesmo seu uso, ainda que nas atividades desenvolvidas não seja utilizada a terminologia mercadológica apropriada. Esses problemas terminológicos
devem-se à falta de disciplinas relacionadas ao marketing nos currículos dos cursos de Biblioteconomia.
estão relacionados com a resistência dos profissionais à adoção de novas ideias.
agravam-se com a inexistência de glossário mercadológico voltado para a área de informação.
têm pouco impacto na aplicação dos preceitos do marketing em serviços de informação.
cresceram nos últimos anos, em função da diminuição no número de pesquisas relacionadas ao marketing de informação.
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