Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito de serviço de referência, julgue os itens seguintes.
A melhoria da resposta ao usuário, em um processo de referência, independe do quanto o usuário é claro e objetivo ao formular a sua demanda por informação.
Biblioteconomia - Tecnologias da informação - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Nas alternativas abaixo todas as opções são Redes de Informação no Brasil, EXCETO:
CCN
Projeto CALCO
BIREME
EMBRAPA
COMUT
Dentre os softwares para automação de serviços de bibliotecas disponíveis, aqueles que não oferecem seus manuais on line são:
Biblioteconomia - Marketing em sistemas de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca do marketing em unidades informacionais, julgue os itens a seguir.
O conceito de proatividade como atributo na caracterização de produtos e serviços informacionais envolve a previsão das expectativas e a concretização da demanda latente antes da demanda expressa, e pode ser considerado como uma estratégia de marketing.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito de serviço de referência, julgue os itens seguintes.
Programas de orientação e instrução de usuários para a utilização eficaz dos serviços de uma unidade informacional fazem parte do processo de referência.
Biblioteconomia - Tecnologias da informação - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Buscando a integração à inserção de novas tecnologias, a Federação Internacional de Informação e Documentação (FID), no início da década de 1990, criou um grupo de trabalho formado por profissionais das áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Administração, com a finalidade de traçar um novo perfil do profissional. Comparando com a caracterização do perfil do bibliotecário tradicional arrolada por CASTRO, assinale (1) para o perfil tradicional e (2) para o novo perfil.
-Atendimento real ao usuário.
- Atitudes gerenciais ativas.
- Ativas práticas interdisciplinares.
- Domínio das tecnologias de informação.
- Pesquisas centradas nas abordagens quantitativas.
- Planejamento estratégico.
- Relação informação e sociedade.
- Treinamento em recursos bibliográficos.
A sequência CORRETA é:
2, 1, 2, 1, 1, 2, 1, 1.
1, 1, 2, 2, 1, 2, 2, 1.
1, 2, 2, 1, 2, 1, 1, 2.
2, 1, 2, 1, 1, 2, 1, 2.
1, 2, 2, 2, 1, 1, 2, 1.
No que se refere às funcionalidades da interface de busca em bibliotecas digitais, outras funcionalidades podem servir de apoio à atividade de aprendizagem e à criação de novos conhecimentos, missão de serviço de bibliotecas digitais mais avançadas. Shneiderman, estudioso da interação homem-máquina nas bibliotecas digitais, propõe o que ele chama de genex framework em que a interface é uma função de quatro fases exigidas pela criatividade, quais sejam:
Biblioteconomia - Marketing em sistemas de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca do marketing em unidades informacionais, julgue os itens a seguir.
A aplicação das técnicas de marketing em unidades informacionais está limitada à disseminação de produtos e serviços.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens subsequentes, a respeito de bibliografia.
Nas buscas bibliográficas realizadas em bases de dados, o termo revocação refere-se à medida com que itens pertinentes são devidamente recuperados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...