Questões de Biblioteconomia

Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do marketing de bibliotecas e outros tipos de sistemas de informação, julgue os próximos itens.

O marketing da informação refere-se ao valor agregado a produtos de informação em suas dimensões de formatação, riqueza gráfica e sobriedade, de modo que os usuários sejam capazes de apreender com maior facilidade a mensagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de serviço de referência, julgue os itens seguintes.

O serviço de referência pode ser considerado o processo de identificação e satisfação das necessidades informacionais dos usuários de uma biblioteca.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para a criação de um ambiente hipermídia, na automação de sistemas de informação, pode-se utilizar o software

  • A. Active Thought.
  • B. PersonalBrain.
  • C. PlexHipermídia.
  • D. NeuroniusNetwork.
  • E. Digital Millennium.

Com base no Código de Catalogação Anglo-Americano e em suas atualizações, julgue os itens a seguir.

Se uma obra apresentar autoria difusa, ou seja, compartilhada, cuja autoria pessoal seja desconhecida, a entrada deverá ser realizada pelo título.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as afirmativas abaixo sobre marketing.

I. O website reflete os objetivos empresariais materializados em páginas Web e dirigidos a determinado público-alvo. Em uma análise detalhada de seu conteúdo, pode-se perceber que suas funcionalidades se relacionam com as ações estratégicas de marketing.

II. Uma vez que as possibilidades de utilização da Internet como canal de marketing são múltiplas, é necessário criar uma representação que reflita a maneira como a Web está sendo utilizada na oferta de produtos e serviços.

III. As funcionalidades do website devem ser projetadas considerando-se as características do composto de marketing próprio do produto ou serviço ofertado pelo empreendimento por meio da Internet.

Ocorre que

  • A.

    todas as afirmativas estão corretas.

  • B.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas; a afirmativa III subestima as possibilidades de uso da Internet sob o ponto de vista do marketing.

  • C.

    apenas as afirmativas I e III estão corretas; as possibilidades de utilização da Internet como canal de marketing são bastante limitadas.

  • D.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas; a análise de conteúdo do website não permite perceber a relação entre suas funcionalidades e as ações estratégicas de marketing.

  • E.

    todas as afirmativas estão incorretas.

A respeito de serviço de referência, julgue os itens seguintes.

A principal ferramenta para a efetivação do serviço de referência é a disponibilidade de fontes de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Metadado é todo dado físico contido em algum software ou qualquer tipo de mídia, que fornece informação sobre outra informação. Marque o padrão de metadados que NÃO foi originado na área de ciência da Informação.

  • A.

    TEI

  • B.

    AACR2

  • C.

    MARC

  • D.

    GILS

  • E.

    LISA

  • A. I - R, II - S, III - P e T, IV - Q.
  • B. I - S, II - T e R, III - Q, IV - P.
  • C. I - Q e T, II - T, III - S, IV - R.
  • D. I - P, II - Q , III - R e T, IV - S.
  • E. I - T, II - P, III - Q, IV - R e S.

Com base no Código de Catalogação Anglo-Americano e em suas atualizações, julgue os itens a seguir.

Repertórios de jurisprudência de um único tribunal, quando não forem publicados pelo próprio tribunal, devem ter entrada pelo título; no entanto, repertórios relativos a vários tribunais, em que haja um relator responsável por todos, a entrada deve ser realizada pelo relator.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos estudos de usuários em bibliotecas universitárias, julgue os próximos itens.

Técnicas de marketing não devem ser utilizadas em estudos de usuários de bibliotecas universitárias, em razão de esse tipo de biblioteca ser, em geral, unidade sem fins lucrativos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...