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Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação à gestão de pessoas em bibliotecas universitárias, assinale a opção correta.
A modernização ou a reestruturação do processo produtivo, como estratégia política de gestão de pessoais, constitui elemento crítico para o alcance da qualidade nos serviços de informação, pois a rapidez na tomada de decisões, critério de qualidade tão importante no mundo atual, é possível somente com a estratégia de valorização das pessoas.
No serviço público, a gestão de pessoas está vinculada ao paradigma mecanicista de administração, tendo absorvido pouco do paradigma holístico, que abrange, com profundidade, as áreas de atuação humana.
Programas de treinamento são ações básicas para a implantação de uma política de gestão de pessoas baseada na estratégia de modernização do processo produtivo.
No âmbito das unidades de informação, a promoção de maior compartilhamento de informações, inclusive sobre os processos de trabalho, maximiza os resultados do processo de gestão de pessoas.
A tecnologia é o elemento mais importante para se aumentar a eficiência profissional.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Organizar o espaço físico de uma unidade de informação significa prepará-la para o cumprimento das funções básicas que justificam a sua existência. Nesse contexto, a função básica da organização do espaço físico de uma biblioteca é
desenvolver ferramentas e métodos de trabalho eficazes e eficientes por meio da definição da estrutura interna de operação e da obtenção e distribuição de recursos físicos e humanos compatíveis com o trabalho a ser realizado.
satisfazer os seus usuários mediante oferta de produtos e serviços de informação de qualidade compatível com o mercado.
gerar receitas com a venda de produtos e serviços e a execução de projetos suficientes para sua autossustentação e desenvolvimento continuado.
identificar e organizar fontes e informações potencialmente úteis à sua clientela.
mapear a divisão do poder com a atribuição de responsabilidades e tarefas, propiciando a montagem de uma infraestrutura de trabalho.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Assinale a opção que apresenta apenas os fatores que alicerçam a implementação e o sucesso do planejamento estratégico de bibliotecas universitárias.
definição de modelo de gestão do conhecimento e conhecimento dos profissionais gestores e de suas competências
comprometimento de lideranças e visão estratégica, com metas e objetivos claros
padronização de procedimentos e consequente racionalização de tarefas
clareza de objetivos e gestão participativa
conhecimento de normas e eficiência dos setores, independentemente de rotatividade de pessoas e(ou) eventual ausência de membro de equipe
Biblioteconomia - Catálogo: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que diz respeito à recuperação da informação, julgue os próximos itens.
Os esquemas de busca e recuperação da informação são, em princípio, tão variados quanto os métodos de organizar a informação. Assim, se os documentos do acervo forem organizados por assunto, um método de busca e recuperação será, obviamente, a busca e escolha diretas na estante; se os documentos forem organizados por tipo de suporte, não é possível a pesquisa direta na estante, tornando necessário o uso de algum tipo de índice ou catálogo sistemático.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da importância da utilização de canais de marketing para a satisfação dos clientes de bibliotecas universitárias, assinale a opção correta.
O marketing das bibliotecas universitárias concentra seu foco na confecção de folders e folhetos, que são distribuídos aos alunos e professores e ficam disponíveis nos balcões de atendimento aos usuários.
Os canais de marketing aplicados ao contexto das bibliotecas universitárias dividem-se em canais geográficos, demográficos ou comportamentais.
Do ponto de vista das bibliotecas brasileiras, que praticam o marketing direto, marketing é apenas a promoção de seus produtos e serviços.
São exemplos de propaganda de bibliotecas universitárias do setor público: outdoors nos campi das universidades; anúncios nos jornais com circulação interna aos campi e nas rádios universitárias; merchandising durante as aulas; filmes; cartazes; manuais; folhetos e paineis.
Apesar dos altos custos que implicam, os canais de promoção são considerados os mais indicados para bibliotecas e unidades de informação, embora seja difícil avaliar sua eficácia quanto à quantificação.
Biblioteconomia - Catálogo: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que diz respeito à recuperação da informação, julgue os próximos itens.
Entre os modelos de recuperação da informação mais importantes na Web, incluem-se o booleano, o vetorial, o probabilístico e o de operação fuzzy.
Na implantação de um sistema de informação administrativa, a etapa na qual os dados coletados são combinados ou sintetizados, possibilitando análises e informações mais precisas, chama-se
alocação de recursos.
utilização administrativa da informação.
produção e tratamento da informação.
coleta de dados.
disseminação da informação.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Resultado de uma série de alterações, o AACR2 − Revisão 2002 traz, desde uma nova redação, a renumeração e a eliminação de algumas regras e até mudanças mais significativas, entre as quais se destacam: a) inclusão de novos conceitos ou a alteração de outros, em decorrência do progresso tecnológico; b) mudanças substanciais nos capítulos 1 (Regras Gerais de Descrição), 3 (Materiais Cartográficos) e 12 (Recursos Contínuos); e c) reformulação da regra 0.24, que passou a determinar que a descrição de um item físico deve ser baseada, em primeiro lugar, no capítulo em que esse item por sua natureza se insere.
O trecho acima está
incorreto: foram feitas apenas atualizações de certos conceitos e o capítulo 9 (Recursos Eletrônicos) foi o que sofreu mudanças substanciais, incluindo a distinção entre recursos de acesso direto e remoto.
incorreto: as revisões do código não resultaram em eliminação de nenhuma regra e o capítulo 12 teve alterado apenas o seu título original, antes denominado Publicações Seriadas.
incorreto: o capítulo 1 não sofreu mudanças substanciais e a regra 0.24 passou a dar ênfase a todos os aspectos de um item, como conteúdo, suporte físico, tipo de publicação etc.
correto: essas revisões tornaram o AACR2 mais atual, porém a mudança mais radical será a substituição do código pelos Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos − FRBR.
correto: o AACR2 vem passando por reformulações desde 1988 com o objetivo de acompanhar o progresso tecnológico e, ao mesmo tempo, adequar o código aos sistemas automatizados.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Tendo em vista que o registro acima corresponde a uma coletânea de obras de diferentes autores, que as indicações de responsabilidade são extraídas da fonte principal e que o título da série é Caderno 34 do Instituto de Administração Pública, julgue os itens a seguir com base nas regras AACR2.
A indicação de responsabilidade da entidade encarregada da série não deve ser registrada no subcampo a, do campo 710, uma vez que integra o título principal.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne às características do processamento técnico do sistema informatizado de gerenciamento de bibliotecas Pergamum é correto afirmar que esse sistema
tem o objetivo de obter as melhores práticas de cada instituição a fim de manter-se atualizado e atuante no mercado, tornando-se capaz de gerenciar qualquer tipo de documento, atendendo tanto universidades, faculdades, centros de ensino fundamental e médio, quanto empresas, órgãos públicos e governamentais.
contempla as principais funções de uma biblioteca com o objetivo de facilitar a gestão dos centros de informação, melhorando a rotina diária de seus usuários.
é um sistema informatizado de gerenciamento de dados, direcionado aos diversos tipos de centros de informação e presente em mais de 2.500 bibliotecas em todo o Brasil.
permite a consulta ao cadastro de autoridades, lista de editoras e lista de siglas durante o cadastramento de um registro.
foi implementado na arquitetura cliente/servidor, com interface gráfica, programação em Delphi, PHP e JAVA, utilizando banco de dados relacional SQL (ORACLE, SQLSERVER ou SYBASE).
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