Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O catálogo, cujas entradas são ordenadas de acordo com um plano lógico e incluem, além da descrição bibliográfica, informações críticas, bibliográficas e explicativas, sendo utilizado, comumente, na catalogação de livros raros, denomina-se
didascálico.
cronológico.
biblionímico.
anotado.
assindético.
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à qualidade e à coerência na redação de resumos, julgue o item a seguir.
A qualidade e a coerência são um pouco mais vagas quando se aplicam a resumos do que quando se aplicam à indexação. Em certa medida, portanto, a qualidade da redação de resumos é aferida de acordo com critérios que são muito similares àqueles adotados na avaliação da indexação.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No contexto do planejamento e da implementação de bases de dados em bibliotecas e unidades de informação, uma base de dados é uma coleção geral e integrada de dados juntamente com a descrição deles, gerenciada de maneira a atender a diferentes necessidades de seus usuários.
Com base nas informações do texto acima, assinale a opção correta.
Bases de dados referenciais incluem citações ou referências bibliográficas e, às vezes, resumos de trabalhos públicos. Um exemplo desse tipo de base é a Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI).
Registro é o número que um item recebe para identificá-lo dentro de uma base de dados.
As bases de dados podem ser de referência e de fontes. As bases de dados de referências contêm os próprios conteúdos a que se referem, enquanto as bases de dados de fontes remetem ou encaminham os usuários para uma outra fonte.
O RepositoriUM, repositório institucional da Universidade do Minho, pode ser considerado uma base de dados catalográficos.
Um sistema de gerenciamento de bases de dados é o sistema que gera, opera e mantém bases de dados e, como tal, deve incluir todos os programas necessários para essa finalidade.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito do estudo de comunidade, assinale a opção correta.
Em todos os tipos de bibliotecas, conhecer a comunidade é uma necessidade básica para os bibliotecários responsáveis pelo desenvolvimento de coleções.
O estudo de comunidade, também conhecido como estudo de usuários, abrange tanto os usuários reais quanto os usuários potenciais.
A comunidade de uma biblioteca universitária é constituída somente pelos professores e alunos da instituição.
Desenvolver reuniões com professores e alunos da universidade é o instrumento de coleta de dados recomendável para elaboração de estudo de comunidade.
A criação de novos serviços da biblioteca deve basear-se nos resultados obtidos junto ao maior grupo identificado no estudo de comunidade.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No contexto do planejamento e da implementação de bases de dados em bibliotecas e unidades de informação, uma base de dados é uma coleção geral e integrada de dados juntamente com a descrição deles, gerenciada de maneira a atender a diferentes necessidades de seus usuários.
No que se refere a base de dados, assinale a opção correta.
O BASE (bielefeld academic search engine), um provedor de serviços de acesso aberto, pode ser considerado uma base de dados de fontes.
O Youtube não é uma base de dados, pois não adota nenhum padrão internacional de descrição bibliográfica e sua indexação é realizada pelos usuários.
As bases de dados bibliográficas e catalográficas foram substituídas por aquelas bases de dados que reúnem os próprios documentos em formato integral disponíveis na Internet.
A integração e interoperabilidade são úteis em bases de dados de texto completo, como bibliotecas digitais arquivos de eprints. Entretanto, tal requisito não demonstra utilidade para bases de dados catalográficos, como é o caso dos catálogos públicos de bibliotecas universitárias.
O formato MARC, amplamente utilizado em bases de dados, foi desenvolvido pela Library of Congress e a British Library para a comunicação de descrições bibliográficas em formato legível por computador, de modo que essas descrições pudessem ser reformatadas para atender a qualquer objetivo relacionado com a descrição bibliográfica.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A educação de usuários é atividade fundamental para o desenvolvimento de uma comunidade de usuários da informação, ensinando-os a serem mais produtivos, reflexivos e capazes de explorar mais eficientemente os recursos informacionais colocados à sua disposição. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A elaboração de programas de educação de usuários deve considerar as fases de planejamento, execução e avaliação. O objetivo principal da fase de execução é verificar em que medida o programa, quando implementado, muda o conhecimento, as aptidões ou as atitudes dos participantes.
Educação de usuários, formação de usuários, treinamento de usuários, orientação de usuários, instrução de usuários são expressões que carregam o mesmo significado e dizem respeito às mesmas atividades.
Os programas de educação de usuários podem ser formais ou informais. Os formais objetivam orientar os usuários quanto ao uso da unidade de informação, divulgar recursos disponíveis e contatar inicialmente os funcionários do serviço. Os informais, por sua vez, têm por objetivo promover a interação usuário/unidade de informação, o uso eficaz das fontes e dos materiais disponíveis e a orientação básica para a apresentação de trabalhos científicos.
Devido à crescente disponibilidade de fontes e recursos de informação digitais em rede, a educação de usuários no contexto do ensino à distância é menos relevante que nas atividades presenciais de ensino.
A educação de usuários pode ser entendida como o processo pelo qual o usuário interioriza comportamentos adequados ao uso eficiente de seus recursos informacionais e desenvolve habilidades de interação permanente com os sistemas de informação.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A competência informacional tem sido um tema efervescente no âmbito da educação de usuários. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.
A competência informacional visa formar indivíduos que conheçam o mundo da informação e sejam capazes de identificar e manusear fontes potenciais de informação de forma efetiva e eficaz, o que, por sua vez, não implica serem aprendizes independentes e autônomos.
Atividades que favorecem o desenvolvimento de competências informacionais são aplicadas em ambientes convencionais e presenciais, como bibliotecas públicas, escolares e universitárias. Quando tais atividades requerem o uso de tecnologias de informação e comunicação, o desenvolvimento de competência informacionais é alcançado por meio de estratégias que estimulam as competências em tecnologia de informação.
Entre os componentes que sustentam o conceito de conceito de competência informacional, estão o processo investigativo, o aprendizado centrado em professores e bibliotecários e o pensamento crítico.
Para ser competente em informação, o indivíduo deve ser capaz de reconhecer quando precisa de informação e possuir habilidade para localizar, avaliar e usar efetivamente informação.
Das concepções de competência informacional, a concepção cognitiva prioriza a abordagem do ponto de vista dos sistemas, com o aprendizado de mecanismos de busca e uso de informações em ambientes eletrônicos.
Baseado no software desenvolvido pelo Public Knowledge Project (Open Journal Systems) da Universidade British Columbia, o SEER contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Ele foi traduzido e customizado
pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN).
pelo Portal de Periódicos da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).
Na representação temática de documentos, os catálogos em fichas e os índices impressos são chamados de índices
articulados.
remissivos.
pré-coordenados
permutados.
pós-coordenados.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação às fontes de informação, julgue os itens seguintes.
A base de dados JURID, mantida pelo Senado Federal, abrange a legislação federal de hierarquia superior e também alguns atos legislativos publicados antes de 1946. Ela pode ser acessada pela Internet e a pesquisa dos dados pode ser realizada por assunto, por tipo de ato ou por data.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...