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Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes, relacionados aos fundamentos, às ferramentas e às estratégias de recuperação da informação.
A pesquisa por proximidade de palavras, utilizando recursos como NEAR (próximo), só é aplicável a sistemas de recuperação da informação que adotam uma abordagem cognitiva.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Na estrutura de um documento percebe-se a informação como fruto da sistematização e organização de dados, possibilitando-se, assim, gerar um
conhecimento registrado.
fluxo de informação.
fundo documental.
produto informativo.
cabedal de conhecimento.
Biblioteconomia - Tecnologias da informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir acerca dos dispositivos de entrada de dados e correspondentes suportes de informação.
O uso de caracteres magnéticos em cartões de identificação de usuários em bibliotecas auxilia a automação do registro de usuários no serviço de empréstimo.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que se refere à avaliação de bibliotecas e aos serviços de informação, julgue os seguintes itens.
O exame por um especialista em determinado assunto é uma das maneiras possíveis de avaliar o acervo de uma biblioteca em um determinado assunto. Nesse caso, a compreensão das necessidades dos usuários é dispensável.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O valor que pode ser medido pela quantidade e qualidade das mudanças produzidas, alicerçado no diagnóstico da situação antes e depois, de modo a viabilizar a comparação dos dois momentos de um serviço de informação é a(o):
eficácia
efetividade
responsabilidade
eficiência
controle.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
Marque as letras na segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando as características da catalogação e seus respectivos significados.
A ordem das letras, de cima para baixo, é:
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que se refere à avaliação de bibliotecas e aos serviços de informação, julgue os seguintes itens.
Na avaliação de bibliotecas e unidades de informação, a eficácia está relacionada aos resultados, pois mede o grau com que os objetivos do projeto ou da organização foram atingidos. A eficiência refere-se ao processo, à relação entre os recursos aplicados e os benefícios alcançados.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O elemento mais importante na organização de um programa de manutenção de acervos que, quando bem concebido, permite a uma instituição desenvolver projetos de modo coerente e sistemático, utilizar recursos limitados de maneira eficiente e alcançar resultados positivos, é o:
planejamento.
orçamento.
ambiente
usuário
acervo.
Nas aplicações do gerenciamento eletrônico de documentos, as questões específicas que precisam ser levadas em conta quando da publicação de base de dados na Internet são
análise do projeto, configuração do computador, dispositivos eletrônicos, estrutura dos dados.
avaliação do sistema, diagramas, formatos, hipervínculos, processadores.
entrada de dados, interfaces, navegadores, programas, protocolos.
acesso, qualidade e manutenção da base de dados, suporte e marketing.
catálogos em linha, chaves de busca, comutação digital, transmissão de dados.
O melhor veículo para uma campanha de promoção da biblioteca é aquele que
atinge todos os consumidores ao mesmo tempo.
pode ser utilizado apenas pelo pessoal interno, sem necessidade de contratação de equipe especializada.
atinge maior número de consumidores visados, do modo mais expressivo, mais rapidamente e ao menor preço por cabeça.
possibilita atingir consumidores não previstos originalmente, ainda que o custo seja superior ao pretendido.
representa menor custo para a instituição.
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