Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da linguagem documentária Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), é correto afirmar que
é um vocabulário controlado não-estruturado, ou seja, um vocabulário em que se especificam apenas os relacionamentos de equivalência e os relacionamentos associativos entre os conceitos.
Biblioteconomia - Tecnologias da informação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Um website deve revelar seus serviços, seus conteúdos e suas formas de interação de maneira simples, de modo a gerar uma confiabilidade da instituição ao usuário, estruturado nos elementos da
busca da informação e baseado nos princípios da acessibilidade.
análise da informação e baseado nos princípios da portabilidade.
disseminação da informação e baseado nos princípios do encapsulamento.
recuperação da informação e baseado nos princípios da interface.
arquitetura da informação e baseado nos princípios da usabilidade.
No fim do século XIX e começo do século XX, os problemas bibliográficos começaram a ficar complexos para os pesquisadores que não encontravam as informações desejadas. Assim, surgiu uma nova tecnologia, um conjunto de técnicas para buscar resolver o tratamento da informação e sua divulgação. Essa nova tecnologia, na época, se chamava
Controle Bibliográfico Universal.
Biblioteconomia.
Ciência da Informação.
Documentação.
Teoria da Informação.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da organização e do tratamento da informação em ambiente digital, julgue os itens seguintes.
Na indexação baseada em conteúdo, as imagens digitais são indexadas por atributos intrínsecos, como forma, cor e textura.
Os tipos de documentos que contêm novas informações ou novas interpretações de ideias ou fatos e que podem ser descritivos ou possuir o aspecto de registro de observações, são conhecidos como
secundários.
gráficos.
primários.
iconográficos.
terciários.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da organização e do tratamento da informação em ambiente digital, julgue os itens seguintes.
Assim como na indexação feita por seres humanos, a indexação automática aplica métodos de indexação por atribuição e por extração. Os critérios de frequência, posição e contexto dos termos são aplicáveis à indexação automática por extração.
Em relação à Classificação Decimal de Dewey (CDD), considere:
I. A Classificação Decimal de Dewey, calcada na classificação das ciências de Francis Bacon, possui dez classes que são baseadas na divisão do conhecimento em três grandes grupos – memória, imaginação e razão – e divididas continuamente, do mais geral ao mais específico.
II. O índice relativo é uma importante característica da CDD, que a acompanha desde a sua criação, isso porque uma das operações básicas para encontrar um número de classificação para qualquer assunto é consultar o índice para localizar o tópico desejado e o número que lhe é atribuído e, então, verificar esse número nas tabelas principais.
Ocorre que
II está incompleto; o índice relativo da CDD não remete apenas ao número de classificação, mas à classe principal e ao número da página.
I está incorreto; a divisão do conhecimento de Bacon é baseada em cinco grupos: gênero, espécie, diferença, propriedade e acidente.
II está incorreto; para atribuir um número de classificação que represente um assunto, o classificador deverá ir diretamente às tabelas.
I e II estão incorretos; as classes da CDD são divididas do mais específico ao mais geral e o índice foi incorporado depois da sua criação.
I e II estão corretas; o sistema decimal permite a divisão hierárquica das classes, enquanto o índice relaciona os assuntos em ordem alfabética.
Em biblioteconomia, e de acordo com as normas técnicas, o resumo que informa ao leitor as finalidades, a metodologia, os resultados e as conclusões do documento, de tal forma que esse possa, inclusive, dispensar a consulta ao original, chama-se
modular.
crítico.
indicativo.
descritivo.
informativo.
Biblioteconomia - Ciência da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca de biblioteconomia, ciência da informação, seus conceitos e finalidades, julgue os itens subsequentes.
A ciência da informação tem como origem os estudos de recuperação da informação, que utilizava os mesmos métodos de representação de documentos da hoje denominada web semântica.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com referência à avaliação de coleções, julgue os itens a seguir.
A adequação da coleção aos usuários pode ser verificada por meio do uso de metodologias quantitativas, como entrevistas com os bibliotecários do processamento técnico, que fornecem indicadores seguros para esse tipo de avaliação.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...