Questões de Biblioteconomia

Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do desdobramento de uma biblioteca em divisões ou departamentos, com vistas a compor sua estrutura organizacional, julgue os próximos itens.

Uma estrutura que contemple divisões ou departamentos específicos de seleção e aquisição, de processos técnicos, de referência e de circulação é organizada segundo produtos e serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da organização e da administração de bibliotecas, julgue os itens que se seguem.

A avaliação dos produtos e serviços informacionais é um procedimento de interesse restrito das chefias das bibliotecas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da implantação de um plano de marketing para bibliotecas, julgue os itens a seguir.

A auditoria de marketing envolve a análise dos ambientes externo e interno da unidade de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A função de marketing relaciona-se ao estabelecimento de trocas voluntárias de valores entre a organização e seus mercados. Julgue os itens a seguir acerca dessa relação de troca.

A administração de marketing deve garantir que as trocas em marketing desenvolvam-se de forma contínua e sistemática.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com o texto, um dos objetivos da avaliação do acervo de uma biblioteca é melhorar as políticas de desenvolvimento de coleções. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A composição do comitê editorial e o fato de o título ser ou não indexado em bases de dados especializadas são fatores considerados na aplicação do critério de autoridade à seleção de periódicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da organização e da administração de bibliotecas, julgue os itens que se seguem.

No ambiente da biblioteca, os insumos (recursos informacionais) são tangíveis e facilmente quantificáveis, ao contrário dos resultados obtidos de um serviço informacional, que são intangíveis e de difícil avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da implantação de um plano de marketing para bibliotecas, julgue os itens a seguir.

Quando realizadas isoladamente, as atividades de promoção restringem o potencial das técnicas mercadológicas, daí advindo a necessidade do plano de marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

A função de marketing relaciona-se ao estabelecimento de trocas voluntárias de valores entre a organização e seus mercados. Julgue os itens a seguir acerca dessa relação de troca.

O marketing visa obter o melhor ajuste das relações de troca, ou seja, entre a demanda do mercado e a oferta da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com o texto, um dos objetivos da avaliação do acervo de uma biblioteca é melhorar as políticas de desenvolvimento de coleções. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Com vistas a suprir falhas identificadas no próprio acervo, as bibliotecas dispõem do empréstimo entre bibliotecas. Esse tipo de empréstimo, no entanto, pressupõe a existência de uma rede formal de cooperação e de um plano de aquisição planificada ou cooperativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da organização e da administração de bibliotecas, julgue os itens que se seguem.

A atividade de planejamento nas bibliotecas está restrita à oferta dos produtos e serviços a serem disponibilizados aos usuários.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...