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Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Durante a negociação de uma questão de referência, um processo complexo de comunicação se estabelece entre o usuário e o bibliotecário. Acerca desse processo, julgue os itens que se seguem.
O uso de alguns filtros, como a motivação e as características pessoais do usuário, auxiliam o bibliotecário a compreender e a categorizar as necessidades de informação do usuário.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens subseqüentes de acordo com o que dispõe a norma de apresentação de sumário da ABNT.
Os elementos pré-textuais devem constar no sumário antes dos títulos das seções do documento.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir acerca da adoção de uma abordagem tradicional ou cognitiva no serviço de referência.
Na abordagem tradicional, o foco é a orientação do usuário na busca de informação, enquanto o objetivo é o processo.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os próximos itens, que versam sobre o controle bibliográfico nacional e universal.
Em cada país, a Agência Bibliográfica Nacional (ABN) e as bibliotecas nacionais exercem funções distintas em relação ao controle bibliográfico nacional e, preferencialmente, devem atuar de maneira independente.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir acerca da adoção de uma abordagem tradicional ou cognitiva no serviço de referência.
Na abordagem cognitiva, o papel central do serviço de referência é a provisão de informações e o objetivo da busca de informação é o produto, isto é, o conjunto de informações entregue como resposta ao usuário.
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
As características dos resumos definem sua tipologia e seu emprego como elemento que auxilia o leitor a decidir se determinado documento é de seu interesse ou não. Julgue os itens subseqüentes a respeito de características e tipos de resumos.
Do ponto de vista do tempo de elaboração e do custo, resumos longos são sempre mais caros que resumos curtos.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os próximos itens, que versam sobre o controle bibliográfico nacional e universal.
O êxito das atividades de controle bibliográfico universal depende da máxima normalização da forma e do conteúdo da descrição bibliográfica, em âmbito internacional.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir acerca da adoção de uma abordagem tradicional ou cognitiva no serviço de referência.
Nas duas abordagens, o bibliotecário tem uma postura próativa e cria condições que estimulam o gerenciamento da busca pelo usuário.
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
As características dos resumos definem sua tipologia e seu emprego como elemento que auxilia o leitor a decidir se determinado documento é de seu interesse ou não. Julgue os itens subseqüentes a respeito de características e tipos de resumos.
Na prática, um mesmo resumo não deve conter elementos indicativos e informativos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
Reconhecer as habilidades do usuário para diagnosticar seu comportamento em relação ao uso da informação, melhorar a resposta do sistema e aumentar o nível de satisfação do usuário, é um mecanismo praticado pelas unidades de informação. Esse mecanismo, que é importante para promover a melhoria dos serviços e produtos, denomina-se:
avaliação do público-alvo.
estudos de usuário.
controle de habilidades.
técnicas de atendimento.
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