Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Para que a biblioteca escolar desempenhe sua função na formação do leitor crítico, são necessários os seguintes elementos, EXCETO:
Uma coleção de livros e outros materiais de leitura bem selecionada e atualizada.
Um ambiente físico concebido como espaço de informação e comunicação.
Um programa de criação do hábito de leitura por meio de técnicas de animação, de jogos e de fichas de leitura com o objetivo de colocar o livro na mão da criança a qualquer custo.
A figura do mediador que, além de ter o conhecimento teórico, esteja preparado para o confronto com a criança e o jovem através da literatura.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os próximos itens, com relação a gestão de sistemas de informação, organização, preservação e manutenção dos suportes de informação em gestão de recursos informacionais e fluxos e processos de trabalho na gestão de serviços informacionais.
A organização de unidades e sistemas de informação, uma vez estabelecida, é imutável e duradoura, pois implica a sistematização e a padronização de atividades, métodos e ferramentas indispensáveis à manutenção do sistema.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
São papéis da biblioteca escolar na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), EXCETO:
Centro de documentação onde estão disponíveis informações que irão responder aos questionamentos dos estudantes.
Espaço coletivo que disponibiliza uma diversificada gama de portadores de texto imprescindíveis para a formação de leitores.
Estoque de conhecimentos organizados de forma a facilitar a aprendizagem independente e permanente.
Local de fácil acesso onde estão reunidos e organizados os livros didáticos para apoio às aulas expositivas.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os próximos itens, com relação a gestão de sistemas de informação, organização, preservação e manutenção dos suportes de informação em gestão de recursos informacionais e fluxos e processos de trabalho na gestão de serviços informacionais.
O sistema de gestão financeira de uma unidade de informação deve conter procedimentos para a elaboração do orçamento, a apropriação de custos, a preparação de propostas de atendimento e contratos de serviços de faturamento e cobrança.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Considerando o papel do bibliotecário que atua em uma biblioteca escolar, desenvolvendo um programa centrado em competência informacional, é INCORRETO afirmar que ele deve:
Apresentar a informação já trabalhada, em seqüência lógica, para os estudantes.
Colaborar com os professores no processo ensino/aprendizagem.
Fornecer acesso à informação.
Gerenciar o programa de biblioteca.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação a bibliotecas, julgue os itens subseqüentes. Atender e orientar leitores e explicar o funcionamento da biblioteca são algumas das atribuições da área administrativa da biblioteca.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens subseqüentes, relacionados com conceitos e funções da administração e com recursos humanos, financeiros e materiais na administração das unidades de informação.
Nas unidades de informação, a capacitação dos recursos humanos constitui uma necessidade constante e um excelente investimento. O programa de capacitação deve ser montado anualmente, com previsão de visitas, estágios, cursos de média e curta duração, dentro ou fora da instituição.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Analise estas afirmativas concernentes à descrição de documentos:
1. Consiste na individualização do item-base da catalogação, tornando-o único entre os demais.
2. Está dividida em 8 (oito) grandes áreas, sendo cada uma delas constituída de um determinado número de elementos.
3. Pode ser elaborada segundo diferentes níveis de detalhamento, que variam de acordo com o número de elementos incluídos.
A opção CORRETA é:
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas as afirmativas 1 e 2 estão corretas.
Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.
As três afirmativas estão corretas.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
alerta, preservação, conservação, consulta, referência.
alerta, consultas, empréstimos, hora do conto, palestras.
referência, consulta, disseminação, seleção, empréstimo.
extensão, registro, análise descritiva, hora do conto, palestras.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação a bibliotecas, julgue os itens subseqüentes. A finalidade da biblioteca pública é preservar a memória nacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...