Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que concerne aos serviços de informação, julgue os itens subseqüentes.
O custo do serviço de referência em uma biblioteca, no atendimento ao usuário, reflete a relação entre o custo total do pessoal da seção de referência e o número de questões respondidas ou processadas.
Na Referência Bibliográfica, quando há uma data aproximada, segundo a NBR 6023, deve-se indicar:
[1997 ou 1998]
[1997/1998]
[1998?]
[1998]
[ca. 1998]
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O serviço de referência de uma unidade de informação possui diversos serviços dirigidos aos usuários, como notificação corrente, disseminação seletiva de informação e atendimento ao usuário. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
O planejamento estratégico da biblioteca deve incluir os seguintes itens para o setor de referência: incentivo da administração para que o pessoal mantenha contato com os usuários de maneira bastante ativa, elaboração de manuais de serviços do setor e declaração de que o usuário jamais deixará a biblioteca sem a informação desejada.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que concerne aos serviços de informação, julgue os itens subseqüentes.
Os fatores mais importantes que afetam a disponibilidade de livros possuídos pela biblioteca são nível de demanda, número de exemplares e duração do período de empréstimo.
Conforme a ABNT: NBR 10520, citação é definida como
transcrição direta de um texto do autor não consultado.
transcrição livre do texto do autor consultado.
transcrição textual dos conceitos do autor consultado.
comentários do autor consultado.
explanações que não possam ser incluídas no texto.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O serviço de referência de uma unidade de informação possui diversos serviços dirigidos aos usuários, como notificação corrente, disseminação seletiva de informação e atendimento ao usuário. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
A técnica do incidente crítico se dirige para os estudos destinados a determinar a proporção dos clientes da biblioteca que fazem uso dos catálogos, como o usam, com que finalidade e com que grau de êxito.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que concerne aos serviços de informação, julgue os itens subseqüentes.
Na avaliação de serviços de informação, a entrevista é considerada inadequada para a obtenção de informações sobre o que as pessoas sabem, querem, esperam, desejam ou pretendem fazer.
As expressões latinas ibdem, apud, passim, loco citado, idem e opus citatum devem ser utilizadas somente em notas. A única expressão que também pode ser usada no texto é:
idem.
apud
bidem.
loco citado.
opus citatum.
Biblioteconomia - Ciência da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir das informações do texto acima, julgue os seguintes itens.
A Ciência da Informação teve seu aparecimento e expansão no pós-guerra, principalmente a partir de 1950, quando pesquisas e documentos mantidos fora do fluxo normal de informação foram liberados para o conhecimento coletivo.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No referente às redes eletrônicas de informação, julgue os itens seguintes.
Os dados com texto integral, multimídia e metadados constituem, nessa ordem, as três gerações de sistemas de recuperação da informação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...