Questões de Biblioteconomia do ano 0000

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A adoção de normas internacionais comuns para a descrição bibliográfica e para o intercâmbio das informações em suporte magnético, base da compatibilidade entre sistemas, constitui, sem dúvida, um fator decisivo das redes de informação. As áreas em que mais se desenvolve o esquema cooperativo em redes são:

  • A.

    Catalogação e Classificação.

  • B.

    Catalogação, comutação bibliográfica e acesso a base de dados..

  • C.

    Normalização científica e aquisição.

  • D.

    Aquisição e seleção.

Disciplina que tem por objeto o conhecimento da natureza dos arquivos e das teorias, métodos e técnicas a serem observados na sua constituição, organização, desenvolvimento e utilização:

  • A.

    Classificação de fundos.

  • B.

    Normalização técnica.

  • C.

    Arquivologia

  • D.

    Documentação

O impacto das novas tecnologias sobre as bibliotecas especializadas pode oferecer o seguinte panorama:

  • A.

    Um serviço de pesquisas, numa biblioteca invisível, com todos os dados de referência e informações armazenadas à distância e disponíveis para a recuperação instantânea e imediata reprodução.

  • B.

    Um número maior de atividades relacionadas à pesquisa online para as bibliotecárias locais.

  • C.

    O desenvolvimento de coleções centralizadas, com forneci-mento de dados bibliográficos e de cópias de documentos para as demais bibliotecas.

  • D.

    Um serviço especializado na distribuição de documentos, sobre um determinado assunto, ao usuário.

O IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) promove o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e difusão de inovações capazes de contribuir para o avanço da ciência e competitividade da tecnologia brasileira. Alguns dos serviços do IBICT:

  • A.

    Rede BIBLIODATA.

  • B.

    COMUT, CCN, Redes Antares.

  • C.

    Scielo.

  • D.

    INTERCOM

As relações públicas e a publicidade constituem o maior componente da promoção. Incluem-se entre as atividades de relações públicas em bibliotecas:

  • A. criar artigos e incentivar o uso de canais informais; criar bom clima de relacionamento entre a organização e seu público; proporcionar vasta exposição dos produtos e serviços novos ou já existentes; instruir o público;
  • B. desenvolver uma atitude positiva sobre a biblioteca; ouvir mais do que falar; manter um relacionamento constante com os usuários; escrever cartas;
  • C. treinar voluntários e equipes; administrar reclamações; preparar relatórios anuais; trabalhar com editores;
  • D. estabelecer um valor para a comunidade, aumentar o uso da biblioteca; projetar uma imagem; criar um interesse;
  • E. fazer lobby; ampliar o prestígio; estimular o recrutamento; fazer mais perguntas que afirmativas.

De acordo com a norma da ABNT - Informação e documentação - Referências - Elaboração, NBR 6023, a localização da Referência pode aparecer:

  • A. na margem superior do texto, em listas, antecedendo resumos, resenhas e recensões;
  • B. no rodapé, no fim de texto, em listas independentes, antecedendo resumos, resenhas e recensões;
  • C. no fim de texto ou de capítulo, em lista de referências, no anexo, antecedendo resumos, resenhas e recensões;
  • D. no início de capítulo, em listas de referências, antecedendo resumos, resenhas e recensões;
  • E. no rodapé, no fim de texto ou de capítulo, em lista de referências, antecedendo resumos, resenhas e recensões.

De acordo com a norma da ABNT – Informação e documentação – Apresentação de citações em documentos, NBR 10520, as expressões latinas devem ser utilizadas somente em:

  • A. referências; a expressão idem é a única que também pode ser usada no texto;
  • B. notas; a expressão apud é a única que também pode ser usada no texto;
  • C. citações; a expressão ibidem é a única que também pode ser usada no texto;
  • D. notas; a expressão opus citatum é a única que também pode ser usada no texto;
  • E. referências; a expressão ibidem é a única que também pode ser usada no texto.

As obras de referências têm como característica comum o fato de serem documentos secundários. No que se refere à produção do seu conteúdo, essas obras:

  • A. possuem informações atualizadas e, de conteúdo generalizado;
  • B. são organizadas de forma regular, visando uma área do conhecimento específica;
  • C. não contêm informações novas, mas repetem e organizam as informações disponíveis;
  • D. não contêm informações novas e, limitam as informações disponíveis;
  • E. possuem apenas informações atualizadas e seguem uma padronização organizacional.

Um sistema de informática é composto por:

  • A. pessoal especializado, material de tratamento eletrônico de informação, meios de comunicação, programas;
  • B. pessoal com formação generalizada, material de tratamento eletrônico e impresso, meios de comunicação, programas;
  • C. pessoal especializado, guias, meios de comunicação, sistemas;
  • D. pessoal, guias, relatórios, manuais específicos, meios de informação e comunicação, programas;
  • E. pessoal com formação generalizada, meios de informação e comunicação, sistemas e programas.

Segundo LANCASTER, as principais necessidades e demandas de usuários de serviços de informação se classificam em dois tipos:

  • A. a necessidade de ser cadastrado no sistema de informação; a necessidade de receber informação atualizada constante na coleção da instituição;
  • B. a necessidade de divulgar a sua produção intelectual; a necessidade de receber informações de acordo com o seu perfil cadastrado;
  • C. a necessidade de se localizar e obter a cópia de um determinado documento do qual se conhece o autor ou o título; a necessidade de se localizarem documentos tratando de assuntos determinados ou capazes de responder a uma questão específica;
  • D. a necessidade de se localizar e obter a cópia de um determinado documento do qual se conhece o autor ou o título; a necessidade de receber informações de acordo com o seu perfil cadastrado;
  • E. a necessidade de se localizarem documentos tratando de assuntos determinados ou capazes de responder a uma questão específica; a necessidade de obter informações impressas e eletrônicas de seus pares.
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