Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O business-to-employer é um processo de gestão
de pessoas.
da informação.
de processos.
da comunicação.
de dados.
Os cinco principais recursos que uma unidade de informação deverá dispor e mobilizar para sua organização são: humanos,
externos, setoriais, comerciais e informativos.
internos, setoriais, informativos e computacionais.
financeiros, físicos, informativos e computacionais.
externos, financeiros, físicos e computacionais.
financeiros, físicos, setoriais e informativos.
Entre os sistemas de marketing consagrados, destacamos os 4Cs de Robert Lautenborn, que são: cliente, custo,
competência e comunicação.
conveniência e comunicação.
conveniência e competência.
comprometimento e comunicação.
comprometimento e competência.
À relação de eqüivalência entre duas palavras, ao menos, podemos chamar de
hierarquia.
linguagem.
hiponímia.
sinonímia.
ambigüidade.
A operação de tradução de textos em Linguagem Natural (LN) para linguagem documentária (LD) é denominada
indexação.
registro.
resumo.
índice.
comunicação.
O processo de desenvolvimento de coleções ocorre de diferentes formas nas diversas tipologias de biblioteca. As bibliotecas especializadas ou de empresas têm a finalidade de atender às necessidades
financeiras.
pedagógicas.
informacionais
educacionais.
organizacionais
Há papéis que o profissional Gestor da Informação deve abranger, dentre eles os de
estrategista, esclarecedor e divisor.
visionário, estrategista e divisor.
visionário, estrategista e esclarecedor.
visionário, esclarecedor e divisor.
visionário, mentor e esclarecedor.
Na qualidade total, a documentação possui grande relevância. São instrumentos que deverão ser elaborados para permitir a interação das funções do sistema com os objetivos da qualidade a serem atingidos: arquivos,
plano, marketing e procedimentos.
manual, plano e procedimento
marketing, manual e técnicas.
técnicas, plano e ferramentas.
procedimentos, ferramentas e marketing.
A seleção pode ser centrada nos seguintes critérios:
aspectos da comunidade e características da área de assunto.
conteúdo dos documentos e adequação ao usuário.
aspectos intrínsecos e aspectos extrínsecos aos documentos.
disponibilidade de documentos e recursos financeiros.
relevância ao acervo e procedência dos materiais.
Na área pública, uma forma recentemente implantada de licitação, incorporando as novas tecnologias de informação ao processo de aquisição de materiais, é conhecida como
pregão.
convite.
tomada de contas.
leilão eletrônico.
concorrência digital.
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