Questões de Biblioteconomia do ano 2004

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O Formato de Registro MARC foi criado, desenvolvido e adotado para efetuar a:

  • A. comunicação de descrições bibliográficas em formato legível por computador;
  • B. recuperação da informação nas fontes de referência primárias, secundárias, terciárias e quartenárias existentes na área;
  • C. localização, processamento e armazenamento de dados utilizando computador de médio porte;
  • D. organização e controle dos dados bibliográficos existentes nas unidades de informação;
  • E. formação de rede de intercâmbio bibliográfico e comutação de dados eletrônicos do sistema integrado.

Três técnicas importantes da Ciência da Informação podem ser aplicadas ao serviço de referência; são elas:

  • A. elaboração de thesauri, estudos das necessidades dos usuários e bibliometria;
  • B. coleta de dados, elaboração de bases de dados e cientometria;
  • C. estudo de usuário, análise qualitativa de dados e avaliação;
  • D. definição de padrões de pesquisa, aplicação de metodologias e a análise de dados;
  • E. elaboração de projetos, economia da informação e aplicabilidade de custos.

O conceito de Sistema de Informação é apresentado na literatura como uma entidade:

  • A. totalmente independente da instituição, que oferece serviços e produtos à sociedade;
  • B. composta de departamentos interrelacionados que formam vários segmentos com o objetivo de atingir uma meta no contexto social;
  • C. composta de partes interrelacionadas que formam um todo realizando um conjunto de relações entre os objetos e seus atributos, para atingir determinada finalidade;
  • D. multidisciplinar e integrada com outros sistemas, com o objetivo de disciplinar normas, produtos e serviços informacionais;
  • E. constituída de elementos independentes que formam uma rede integrada numa região ou país, para atingir determinado objetivo, comprometida com a comunidade onde está localizada.

De forma geral, os Sistemas Internacionais de Informação são fundamentados na:

  • A. descentralização das funções de entrada e de saída e na centralização das funções de criação de bases de dados e de manutenção do sistema;
  • B. centralização das funções de entrada e de saída e na descentralização das funções de criação de bases de dados e de manutenção do sistema;
  • C. criação de diretrizes para elaboração de projetos, visando o intercâmbio nacional e internacional;
  • D. elaboração de listas de discussões, visando compor uma rede de informação entre os órgãos reconhecidos pelas comunidades econômicas, sociais e culturais;
  • E. formação de perfis específicos, de acordo com os interesses políticos e econômicos dos órgãos membros dos sistemas

Assinale a afirmativa correta referente ao conceito de Bases de Dados:

  • A. um conjunto de dados processados para atender a uma determinada finalidade, visando a oferta de serviços e produtos que atendam à demanda dos usuários;
  • B. dados identificados, organizados e disseminados para uma área do conhecimento abrangendo também as periféricas, com o objetivo de dinamizar as informações de uma empresa;
  • C. fontes de informação computadorizadas, que podem ser pesquisadas num modo interativo através de um terminal de computador ou microcomputador;
  • D. base constituída de uma gama de informações, que podem ser consultadas por meio de índices que localizam e disponibilizam dados de interesse dos estudiosos numa área do conhecimento;
  • E. banco de informação, que atende aos interesses e necessidades dos usuários de uma comunidade específica

O File Transfer Protocol - FTP - é um protocolo:

  • A. que permite o envio e o recebimento de mensagens eletrônicas ou de indivíduo para indivíduo, ou para grupos de interesses especiais, possibilitando discussões com os membros dos grupos;
  • B. que permite ao usuário ligar-se com outros computadores na internet;
  • C. de um dos serviços mais interessantes, permitindo conversações ao vivo, à distância, entre pessoas ou grupos, como se todos estivessem em um mesmo local;
  • D. de transferência de arquivo, que permite ao usuário transferir arquivos de um computador remoto para o sistema local;
  • E. contendo lista de endereço E-mail único que permite às pessoas receberem uma mensagem e a troca de informações entre instituições locais e internacionais.

Na tecnologia da informação e da comunicação, a terminologia utilizada para designar a rede de comunicação informal é:

  • A.

    rede de especialistas inter-institucionais;

  • B.

    colégio invisível;

  • C.

    rede de especialistas internos;

  • D.

    rede sócio-econômica;

  • E. gatekeepers.

A norma da ABNT - Informação e Documentação - Referências - Elaboração, NBR 6023, no tópico referente à "Monografia em meio eletrônico", indica que, no caso de obras consultadas online, são obrigatórias as informações sobre:

  • A. o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão "Disponível em:", quando acessar, incluir a expressão "Acesso em:", e de horário da consulta, precedida da expressão "Acessado na hora:";
  • B. o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais / /, precedido de expressão "Disponibilizado em:", incluindo data de acesso com mês e ano, precedida da expressão "Consultado em:";
  • C. o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais ( ), precedido da expressão "Disponível em:", da data de acesso ao documento precedido da expressão "Acesso em:";
  • D. o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < > , precedido da expressão "Disponível em:" e a data de acesso do documento, precedida da expressão "Acesso em:";
  • E. o endereço eletrônico apresentado entre os sinais [ ], precedido da expressão "Encontrado em:", do momento de acesso ao documento precedida da expressão "Consultado em:".

A informação jurídica difere de alguns tipos de informação em um aspecto muito importante, que é a/o:

  • A. localização geográfica;
  • B. vinculação institucional;
  • C. valor jurídico agregado;
  • D. reconhecimento nacional;
  • E. longevidade.

Assinale as três formas distintas em que a informação jurídica pode ser gerada, registrada e recuperada:

  • A. descritiva (por meio da doutrina); normativa (pela legislação) e interpretativa (com o emprego da jurisprudência);
  • B. descritiva (por meio da doutrina); normativa (pela legislação) e qualitativa (análise do conteúdo);
  • C. discursiva (informação oral); atos jurídicos (projetos, leis) e resoluções jurídicas (resoluções gerais);
  • D. interpretativa (com o emprego da jurisprudência); quantitativa (quantidade de informação) e qualitativa (análise de conteúdo);
  • E. projetos (pela legislação); leis (emprego da jurisprudência) e decretos-lei (decretos legislativos).
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