Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de estudos de usuários, disseminação seletiva da informação e produtos e serviços de uma unidade de informação, julgue os itens que se seguem.
Com relação a ciência e tecnologia, os estudos de usuários identificaram diversos canais de informação formais e informais, que incluem periódicos, artigos de revisão, citações, livros, relatórios, serviços de índices e resumos, anúncios, colegas, fornecedores, clientes e consultores.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de estudos de usuários, disseminação seletiva da informação e produtos e serviços de uma unidade de informação, julgue os itens que se seguem.
No uso da informação, os profissionais da indústria envolvidos com testes, projetos e análise de produtividade fazem maior uso dos canais formais, particularmente dos periódicos científicos e dos resumos.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de estudos de usuários, disseminação seletiva da informação e produtos e serviços de uma unidade de informação, julgue os itens que se seguem.
Um sistema de disseminação seletiva da informação no mundo científico possui os seguintes objetivos: influenciar o nível de capacitação técnico-científica dos pesquisadores, manter a atualização dos pesquisadores, minimizar a perda de tempo de bibliotecários e usuários e racionalizar os serviços de comutação bibliográfica e aquisição centralizada.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de estudos de usuários, disseminação seletiva da informação e produtos e serviços de uma unidade de informação, julgue os itens que se seguem.
Serviços de alerta, serviços de extensão, revisões, resumos, análise da informação, serviços de consulta, serviços de tradução, serviços reprográficos e sistemas de indexação, classificação e armazenamento de dados são alguns serviços de informação que servem para minimizar as dificuldades dos usuários de informação.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de estudos de usuários, disseminação seletiva da informação e produtos e serviços de uma unidade de informação, julgue os itens que se seguem.
O sistema de gerenciamento da biblioteca comporta as seguintes linhas de atuação: referência propriamente dita, educação do usuário, alerta e disseminação da informação, comunicação visual e divulgação da biblioteca.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de estudos de usuários, disseminação seletiva da informação e produtos e serviços de uma unidade de informação, julgue os itens que se seguem.
Comunicação científica é entendida como o processo pelo qual o usuário interioriza comportamentos adequados com relação ao uso da informação e desenvolve habilidades de interação permanente com os sistemas de informação.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de estudos de usuários, disseminação seletiva da informação e produtos e serviços de uma unidade de informação, julgue os itens que se seguem.
As atividades de um setor de referência/informação representam ações múltiplas, desde o tradicional serviço de referência até a moderna busca de dados online, praticamente não existindo, de uma biblioteca para outra, diferenças substanciais na extensão e na variedade de serviços que podem ser oferecidos.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de estudos de usuários, disseminação seletiva da informação e produtos e serviços de uma unidade de informação, julgue os itens que se seguem.
Os serviços de alerta informais de uma biblioteca são as exposições, a lista de novos materiais, os sumários correntes, a preparação de traduções, a promoção dos serviços e os cursos de orientação.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de estudos de usuários, disseminação seletiva da informação e produtos e serviços de uma unidade de informação, julgue os itens que se seguem.
A categoria dos não-usuários dos serviços de informação de uma biblioteca exclui aqueles que não estão cientes dos serviços, não têm acesso a eles, não sabem como usá-los ou não têm confiança neles, bem como aqueles que não sabem que precisam de informação.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação a recursos e serviços de informação, especialmente no processo de referência de bibliotecas públicas e escolares, julgue os itens a seguir.
Usuários potenciais de bibliotecas públicas são os usuários ocasionais que só aparecem na biblioteca em situações esporádicas em busca de informações, quando não sabem onde encontrá-las.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...