Questões de Biblioteconomia do ano 2006

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Que denominação recebe o conjunto de conhecimentos e técnicas que tem por fim a pesquisa, reunião, descrição, produção e utilização de documentos de qualquer natureza, abrangendo, assim, a bibliologia, a museologia, a arquivologia, a iconografia, a discografia, a filmografia e as coleções de história natural (herbários, jardins botânicos, jardins zoológicos, etc.)?

  • A.

    Biblioteconomia.

  • B.

    Ciência da Informação.

  • C.

    Documentação.

  • D.

    Ciência e Gestão da Informação.

  • E.

    Gestão de documentos.

Assinale a alternativa que apresenta o cabeçalho correto para o material bibliográfico cujo conteúdo seja Direito Tributário.

  • A.

    Brasil – Direito Tributário.

  • B.

    Brasil. Direito Tributário.

  • C.

    Direito Tributário (Brasil).

  • D.

    Tributário, Direito.

  • E.

    Direito Tributário.

Ao ocorrer o encontro leitor—bibliotecário, caracteriza-se, quase sempre, um dos cinco tipos de interação social, que são:

  • A.

    acomodação, sugestão, competição, conflito e assimilação.

  • B.

    acomodação, cooperação, simpatia, competição e assimilação.

  • C.

    acomodação, cooperação, competição, imitação e assimilação.

  • D.

    simpatia, imitação, sugestão, acomodação e cooperação.

  • E.

    acomodação, cooperação, competição, conflito e assimilação.

Dentre as afirmações abaixo, assinale a alternativa que, de acordo com o Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas, não está relacionada com as missões-chave da biblioteca pública.

  • A.

    Criar e fortalecer hábitos de leitura nas crianças desde a primeira infância.

  • B.

    Apoiar a educação individual e a autoformação assim como a educação formal em todos os níveis

  • C.

    Fomentar o diálogo intercultural e, em especial, a diversidade cultural.

  • D.

    Facilitar o desenvolvimento da capacidade de utilizar a informação e a informática.

  • E.

    Atender às necessidades do pessoal da organização pela qual foi criada e facilitar o acesso à informação.

Programa do Governo Federal, cuja responsabilidade, no âmbito do Ministério da Cultura, é atribuída à Biblioteca Nacional e que tem, dentre os seus objetivos centrais, coordenar os esforços governamentais e da sociedade civil no sentido de integrar, otimizar e complementar ações públicas e privadas na área de bibliotecas públicas e leitura é o

  • A.

    Programa Fome de Livro.

  • B.

    Programa de Informação para Todos.

  • C.

    Programa Nacional do Livro Didático.

  • D.

    Programa Nacional Biblioteca da Escola.

  • E.

    Programa Sociedade da Informação no Brasil.

Conforme o Código de Ética Profissional, em relação aos usuários e clientes, o Bibliotecário deve observar as seguintes condutas, EXCETO:

  • A. Aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance no atendimento ao público.
  • B. Recusar a prestação de assistência profissional, salvo por relevante motivo.
  • C. Tratar os usuários e clientes com respeito e urbanidade.
  • D. Orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual de acordo com suas competências.
  • E. Não se recusar a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo.

De acordo com Código de Ética Profissional, ao exercer suas atividades como consultor, é responsabilidade do Bibliotecário:

  • A. Apresentar métodos e técnicas compatíveis com o trabalho oferecido, objetivando o controle da qualidade e a excelência da prestação de serviços, durante e após a execução dos trabalhos.
  • B. Apresentar métodos e técnicas compatíveis com o trabalho oferecido, objetivando o controle da qualidade e a excelência da prestação de serviços, após a execução dos trabalhos.
  • C. Apresentar métodos e técnicas compatíveis com o trabalho oferecido, objetivando o controle da qualidade e a excelência da prestação de serviços, durante a execução dos trabalhos.
  • D. Apenas apresentar técnicas compatíveis com o trabalho oferecido, mesmo sem controle da qualidade e excelência da prestação de serviços, durante e após a execução dos trabalhos.
  • E. Apresentar métodos compatíveis com o trabalho oferecido, com objetivo de controle da qualidade e excelência da prestação de serviços, após execução dos trabalhos.

Quanto ao valor dos serviços, o Código de Ética Profissional, refere que o Bibliotecário deve fixar previamente, de preferência por contrato escrito, considerados os elementos seguintes, EXCETO:

  • A. A relevância, o vulto, a complexidade e a dificuldade do serviço a executar.
  • B. O tempo que será consumido para a realização do trabalho.
  • C. A possibilidade de ficar impedido da realização de outros serviços.
  • D. As vantagens que advirão para o contratado com o serviço prestado.
  • E. A peculiaridade de tratar-se de cliente eventual, habitual ou permanente.

A transgressão do Código de Ética Profissional, constitui infração ética, sujeita às seguintes penalidades, EXCETO:

  • A. Advertência reservada.
  • B. Censura pública.
  • C. Suspensão do registro profissional pelo prazo de até três anos.
  • D. Cassação do exercício profissional com apreensão de carteira profissional.
  • E. Multa de 30 (trinta) vezes o valor da anuidade.

As unidades de informação (bibliotecas, centros de informação e de documentação) são:

  • A. Unidades de negócios caracterizadas pela prestação de serviços.
  • B. Unidades de negócios caracterizadas pela lucratividade.
  • C. Unidades de negócios sem caracterização própria.
  • D. Unidades de negócios com fim lucrativo bem definido.
  • E. Unidades de negócios apenas particulares.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...