Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre os critérios para qualificação de obra rara, não estão:
primeiras impressões dos séculos XIV e XVI, em que estão incluídos os incunábulos; obras editadas no Brasil até o final do século XIX; edições com tiragens reduzidas com aproximadamente 300 exemplares; edições de luxo.
impressões dos séculos XV, XVI, XVII e XVIII; livros brasileiros publicados até 1850; primeiras edições até o final do século XIX; edições clandestinas; edições populares, especialmente romances e folhetos literários.
obras esgotadas, especiais e fac-similares, personalizadas e numeradas, críticas, definitivas e diplomáticas; obras autografadas por autores renomados; obras de personalidades de projeção política, científica, literária e religiosa.
exemplares de coleções especiais; exemplares com anotações manuscritas de importância, incluindo dedicatória; edições censuradas; obras desaparecidas face à contingência do tempo.
edições de artífices renomados; periódicos estrangeiros dos séculos XV ao XIX; primeiros periódicos brasileiros técnico-científicos; edições especiais; exemplares de coleções, com encadernações luxuosas ou belas, carimbos e ex-libris.
Biblioteconomia - Biblioteconomia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Lajolo e Zilberman em O Preço da Leitura (2001) descrevem a trajetória dos autores para conseguir legislação que considerasse o livro como propriedade intelectual, isto é, o direito autoral. Essa vitória contra a corporação de impressores, ilustradores e livreiros é conquistada inicialmente:
na França Jacobina no calor dos eventos revolucionários.
nos Estados Unidos recém-independente com o Federal Copyright Act..
em Portugal através da Mesa Censória.
na Inglaterra com o Estatuto de Ana
na Espanha após a publicação de Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes.
Biblioteconomia - Biblioteconomia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Neste novo cenário dominado pelas novas, novíssimas tecnologias informacionais e comunicacionais, as bibliotecas convivem com sérios conflitos organizacionais, orçamento reduzido, pessoal insuficiente e muitas vezes não qualificado para o desempenho de suas funções atuais. Por esses motivos é importante que a biblioteca determine seus próprios requisitos obrigatórios e solicite as operações desejáveis somente após certificar-se de que as funções básicas e necessárias estejam plenamente atendidas. Assim, qualquer iniciativa de informatização deve inicialmente identificar:
Cultura, missão, objetivos e programas de trabalho da organização; serviços e produtos oferecidos; recursos humanos disponíveis; revisão da literatura; análise das empresas prestadoras de serviço.
Cultura, missão, objetivos e programas de trabalho da organização; acesso às informações disponíveis em sites específicos na internet; contatos com instituições idôneas que acompanham o mercado.
Cultura, missão, objetivos e programas de trabalho da organização; troca de informações entre técnicos da área de informática e bibliotecários de instituições públicas e privadas; capacidade tecnológica e computacional da instituição
Cultura, missão, objetivos e programas de trabalho da organização; troca de informações entre técnicos da área de informática e bibliotecários de instituições públicas e privadas; capacidade tecnológica e computacional da instituição
Cultura, missão, objetivos e programas de trabalho da organização; análise real da biblioteca, do seu acervo, capacidade institucional, serviços e produtos; análise da idoneidade das instituições detentoras dos produtos, evitando a contratação de uma empresa sem história e credibilidade no mercado.
No desenvolvimento de coleções, são três as modalidades de aquisição de material bibliográfico: a compra, a doação e a permuta. Considerando a modalidade de compra, julgue os itens subseqüentes.
O livro de acordo com a Lei n.º 10.753/2003, que institui a Política Nacional do Livro, é considerado material permanente no controle dos bens patrimoniais das bibliotecas públicas.
A biblioteca tradicional, que conservava apenas livros, foi sucedida por outra que reúne acervos diversificados, como imagens, sons e textos. Além disso, não só abriga obras legadas do passado, como passou a prestar informações atuais e em tempo real. Acerca dessa evolução, é correto afirmar que
a biblioteca passou a ser um sistema de informações.
a biblioteca deve utilizar sistemas de informações diferenciados para cada tipo de material.
os bibliotecários tornaram-se desenvolvedores de sistemas automatizados.
a ordem atual de importância dos suportes é: vídeos; publicações periódicas; livros eletrônicos e atas de congressos.
Considerando que uma bibliotecária aproveite a inauguração de um museu para distribuir um folder referente aos excelentes serviços oferecidos por sua biblioteca, assinale a opção correta a propósito dessa atividade.
A promoção da biblioteca dispensa a distribuição de folders.
A distribuição de folders constitui uma estratégia ultrapassada de marketing.
O folder é um dos instrumentos de promoção da biblioteca.
O folder é o principal instrumento de promoção de uma biblioteca.
Considerando a evolução histórica da bibliografia, assinale a opção correta.
A primeira bibliografia surgiu em 1494 e intitulou-se Ratio Studiorum.
A primeira bibliografia universal é de 1545.
Hoje em dia, a bibliografia compreende todos os materiais, a exceção dos recursos virtuais.
O século XVIII caracterizou-se pelo predomínio da bibliografia especializada.
Julgue os itens a seguir, que versam sobre a legislação, a formação e o mercado de trabalho do bibliotecário. As atividades específicas da biblioteconomia são exercidas no interior de bibliotecas ou demais unidades de informação (centros de informação e documentação, principalmente), em que os profissionais contratados são munidos de diploma em biblioteconomia e fiscalizados pelo conselho profissional.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca do controle bibliográfico dos registros do conhecimento e da catalogação descritiva, os itens: extensão do item; outros detalhes físicos; dimensões; material adicional, pertencem à área
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em função da proliferação de regras ao longo do tempo e da diversificação dos suportes de informação, é correto afirmar que as AACR2
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...