Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao catalogar uma obra, as incorreções ou as palavras com grafia errada devem ser transcritas:
como aparecem no item, acrescentando-se logo depois da palavra incorreta a expressão latina [sic];
corrigindo-se a palavra incorreta pela palavra correta, acrescentando-se ao final a expressão latina [ca.];
como aparecem no item, acrescentando-se ao final a expressão latina [sine loco];
como aparecem no item, acrescentando-se ao final a expressão latina [sine loco];
como aparecem no item, acrescentando-se ao final a expressão latina [sine loco];
Identifique o cabeçalho de entrada correto, de acordo com o Código de Catalogação vigente, para a Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do Acervo, COPRA, do Arquivo Nacional.
Brasil. Arquivo Nacional. Coordenação-Geral de
Processamento e Preservação do Acervo.
Arquivo Nacional (Brasil). COPRA.
Arquivo Nacional (Brasil). Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do Acervo.
Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do
Acervo (Brasil)
Identifique a única afirmação correta, com relação à catalogação de manuscritos, de acordo com o Código de Catalogação vigente:
O local de elaboração de um manuscrito deve ser indicado, precedendo a data de sua criação.
A transcrição dos títulos de manuscritos obedece a regras específicas para esse item.
A fonte principal de informação para manuscritos é o próprio manuscrito.
As disposições referentes à catalogação de manuscritos excluem as dissertações e teses que são objeto de capítulo especial.
Descreva a extensão de manuscritos avulsos como "1 ms.".
Os catálogos de unidades de informação devem possuir qualidades que favoreçam a consulta e a manutenção, identificadas como: flexibilidade, facilidade de manuseio, portabilidade e compacidade. O que acumula o maior número dessas qualidades é o catálogo:
Os catálogos automatizados de grandes bibliotecas, disponíveis em linha para acesso público, são identificados pelo termo:
Para fins de catalogação descritiva o título particular sob o qual uma obra que apareceu sob títulos variantes deve ser identificada, chama-se título:
Biblioteconomia - Catálogo: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação aos tipos e funções dos catálogos, assinale a opção correta.
Os catálogos internos são os que dão suporte às atividades dos catalogadores e abrangem o catálogo de autoridade; de assuntos; de número de classificação; de séries; de títulos uniformes; decisório; topográfico; oficial e de registro.
Os catálogos externos são voltados ao público e são denominados também de catálogos coletivos.
Na catalogação, o código da biblioteca destina-se a qualquer tipo de catálogo, independentemente de ele ser individual ou coletivo.
O catálogo consiste na descrição completa do item dentro de um acervo específico, tendo como função principal a sua localização nas estantes.
Biblioteconomia - Ciência da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A ciência da informação é um campo interdisciplinar que abrange várias disciplinas afins e correlatas. Nesse contexto, a biblioteconomia é definida como
a arte e a prática de conservar, ordenar, organizar e administrar uma biblioteca.
a disciplina que se ocupa da conservação dos documentos que resultam da atividade de uma instituição ou de uma pessoa física ou jurídica.
uma técnica que tem por objetivo a coleta, a conservação e a classificação dos objetos de um museu.
uma disciplina que adota técnicas não-convencionais de organização e análise, não apenas de livros, mas de qualquer tipo de documento.
Biblioteconomia - Ciência da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Segundo Le Coadic, a ciência da informação identificou e delimitou seu objeto de estudo. Com base nessa afirmação, assinale a opção que apresenta o objeto de que trata a ciência da informação.
As técnicas de busca e recuperação da informação, com utilização da lógica booleana.
O estudo das propriedades gerais da informação (natureza, gênese, efeitos) e a análise de seus processos de construção, comunicação e uso.
A construção de vocabulários controlados especializados, como instrumentos de indexação e recuperação da informação.
A elaboração de grandes bases de dados a partir de conhecimentos interdisciplinares.
A ciência da informação, que investiga as propriedades e o comportamento da informação, as forças governantes dos fluxos e os meios de processar a informação, tendo como objetivo sua organização, seu armazenamento, sua recuperação e sua disseminação,
tem estreita ligação com a lingüística pela intermediação da análise documentária, que se utiliza de métodos e processos para descrever o conteúdo dos documentos.
é considerada uma atividade não orientada, não programada, informal, não sistemática, casual, o que talvez possa justificar a dificuldade em defini-la precisamente.
leva as instituições responsáveis pela formação de ensino superior a promover reflexões em torno de mudanças, no sentido de questioná-las e relacioná- las com o cumprimento do papel do bibliotecário.
pode ser uma biblioteca pública ou especializada, um centro de documentação de uma empresa, um arquivo, um museu, ou um banco de dados que tem por função coletar, tratar e disseminar a informação.
vem ao encontro de uma necessidade de informação específica, devendo, por isso, merecer a atenção do profissional que tem como meta atender a demanda de seu usuário, podendo obter subsídios para traçar seu perfil de interesse.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...