Questões de Biblioteconomia do ano 2006

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Índices e resumos são representações do conteúdo temático dos documentos. Acerca dos diferentes tipos e funções de índices e resumos, julgue os itens seguintes.

Nos índices pré-coordenados, é difícil representar a multidimensionalidade das relações entre os termos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um mesmo documento pode receber vários tipos de descrição de conteúdo: pode-se indexá-lo, classificá-lo e resumi-lo. Julgue os itens subseqüentes, acerca dessas operações de descrição.

O resumo estruturado é um tipo de resumo caracterizado pela abertura de parágrafos para dividir os tópicos e pode incluir ou não entretítulos para destacar esses tópicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Foram feitas entrevistas telefônicas em 2005, por amostragem probabilística, com correntistas de um banco. Registraram-se as seguintes opiniões: 1) O banco não tem dispositivos de segurança confiáveis; 2) O banco deve fechar agências em locais considerados perigosos; 3) O banco deve procurar uma interação mais transparente com seus clientes.

Com base no relato apresentado e nos tipos de resumo identificados por Lancaster, é correto classificar o texto acima como um

  • A.

    resumo crítico.

  • B.

    resumo indicativo.

  • C.

    resumo informativo.

  • D.

    extrato.

Segundo Lancaster, a indexação de assuntos e a redação de resumos são atividades intimamente ligadas porque

  • A.

    se referem à parte física dos documentos.

  • B.

    implicam uma representação do conteúdo temático dos documentos.

  • C.

    visam exclusivamente ao compartilhamento de recursos.

  • D.

    são instrumentos típicos de bibliotecas públicas.

Considerando os diferentes tipos de índices, é correto afirmar que o KWIC consiste em palavra-chave

  • A.

    fora do contexto.

  • B.

    próxima ao contexto.

  • C.

    sem contexto.

  • D.

    no contexto.

Em relação ao Processo de Referência, Nice Figueiredo divulga no Brasil os conceitos e idéias de

  • A.

    A. C. Foskett.

  • B.

    L. Shores.

  • C.

    N. D. Macedo.

  • D.

    G. Jahoda.

  • E.

    W. A. Katz.

Numa biblioteca, são considerados como serviços especiais de referência, as seguintes atividades:

  • A.

    responder questões de referência; compilar bibliografias; organizar e manter arquivos de informação.

  • B.

    estabelecer a política da seção de referência; fazer índices específicos; contribuir para projetos bibliográficos.

  • C.

    planejar amostras de documentos; realizar palestras sobre livros e leituras; explicar aos leitores o arranjo e os recursos da biblioteca.

  • D.

    auxiliar usuários a localizar e selecionar documentos; manter quadros de avisos e jornais murais; cooperar com grupos específicos de usuários.

  • E.

    redigir resumos de material impresso; estabelecer horários e conduzir classes de usuários na biblioteca; auxiliar os usuários a utilizar as fontes de informação.

Na Seção de Referência, é importante que o bibliotecário que lá atua, saiba identificar seus usuários, a fim de estar preparado para lhes oferecer os serviços que necessitam. Assim, as seguintes características individuais: "aquele que por necessidade de serviço ou por curiosidade mental se iniciou num assunto, lê por vezes, sem sistematização, tudo o que lhe cai nas mãos sobre a matéria", se referem ao usuário

  • A.

    prático.

  • B.

    perfeccionista.

  • C.

    especialista.

  • D.

    angustiado.

  • E.

    autodidata.

As seguintes atividades desenvolvidas pela Seção de Referência de uma biblioteca especializada: elaboração de boletins de sumários correntes temáticos; informação expressa; respostas técnicas; levantamento do perfil de usuários, fazem parte do serviço denominado

  • A.

    prestação de auxílio informacional.

  • B.

    disseminação seletiva da informação.

  • C.

    provisão de documentos.

  • D.

    orientação aos usuários.

  • E.

    serviços informais de alerta.

Considerando a ética e a privacidade de dados, julgue os itens a seguir. As questões de ética aplicada à prestação dos serviços de informação restringem-se aos aspectos relacionados à privacidade de acesso à informação.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...