Questões de Biblioteconomia do ano 2008

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O enorme volume de informações publicadas em cada área do conhecimento representa uma dificuldade para os técnicos e especialistas manterem-se constantemente atualizados. Diante disso, os modernos centros de informação trabalham na preparação de estudos críticos condensados sobre aspectos relevantes, que possibilitem aos leitores obter uma visão abrangente sobre um determinado assunto.

No ciclo documentário, esse processo é conhecido como:

  • A.

    interrogação e busca.

  • B.

    disseminação seletiva da informação.

  • C.

    recuperação da informação.

  • D.

    recondicionamento da informação.

  • E.

    descrição da informação.

Julgue os itens subseqüentes com respeito ao processo de internalização, pelos indivíduos, de conceitos, atitudes e habilidades necessários à interação com o universo informacional, denominado competência informacional, alfabetização informacional ou habilidade informacional (information literacy).

A competência informacional exige capacidade de aprendizado ativo, independente e permanente, sem implicar, no entanto, uma capacidade de avaliação crítica sobre o universo informacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das tabelas auxiliares da Classificação Decimal Universal (CDU), julgue os itens a seguir.

Ao contrário das demais notações auxiliares, as que utilizam os símbolos + (adição) e / (extensão) tornam os conceitos representados pelas notações principais mais genéricos e abrangentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das tabelas auxiliares da Classificação Decimal Universal (CDU), julgue os itens a seguir.

As subdivisões auxiliares comuns de lugar, representadas pelo símbolo (1/9), podem ser empregadas também de forma independente dos números da tabela principal, com o mesmo valor e significado de seus correspondentes na classe 91. Portanto, a notação 378(44) é equivalente à notação 378: 914.4.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das tabelas auxiliares da Classificação Decimal Universal (CDU), julgue os itens a seguir.

Os auxiliares especiais '1/'9 são empregados como um recurso de síntese de duas ou mais subdivisões diretas de um número principal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Comumente, o conteúdo dos documentos revela-se bastante complexo e multidisciplinar, seja em termos de conceitos, seja em relação à variedade de aspectos de que trata. Para analisar e representar assuntos inter-relacionados, os aspectos a eles associados e os níveis de abordagem, a Classificação Decimal Universal dispõe de três mecanismos básicos:

  • A.

    categorias, subdivisões comuns e subdivisões especiais.

  • B.

    tabela principal, tabelas auxiliares e índice alfabético.

  • C.

    síntese, ordem de citação e ordem de arquivamento.

  • D.

    classes, subclasses e notação.

  • E.

    decimalidade, universalidade e hierarquia.

Na Classificação Decimal Universal, os Auxiliares Comuns Independentes são assim chamados porque os conceitos que representam podem ocorrer independentemente dos assuntos principais. São eles:

  • A.

    técnicas, materiais, propriedades, estado, pessoas e gênero.

  • B.

    todos os auxiliares especiais com ponto zero.

  • C.

    todos os números das classes gerais.

  • D.

    adição, extensão, nacionalidade e ponto de vista.

  • E.

    língua, forma, lugar, raça e tempo.

O uso de sistemas de classificação bibliográfica como a CDU em serviços de informação on line tem se mostrado eficiente, entre outras razões, porque a classificação

  • A. aumenta a precisão das pesquisas e possibilita o browsing.
  • B. baseia-se na busca booleana e oferece contexto aos termos.
  • C. organiza os dados do específico para o geral e traz índices.
  • D. relaciona categorias de assuntos e tem notação multilíngüe.
  • E. está em constante expansão e permite a utilização de links.

Considerando as notações e o mecanismo de síntese da Classificação Decimal Universal (CDU), avalie as configurações que seguem:

 I. 347(81)(094.4)  Código de Direito Civil Brasileiro

 II. 34:504  Direito Ambiental

 III. 331(6).001.5"19"  Pesquisa sobre o Trabalho na África no século 20

 IV. 341(038)(81)=111  Dicionário de Direito Internacional no Brasil em inglês

Estão corretos APENAS os itens

  • A.

    III e IV.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e III.

  • E.

    I e II.

Dez classes de assuntos e suas subdivisões hierárquicas constituem a espinha dorsal da CDU e respondem por seu caráter monolítico, rígido e inflexível. Por outro lado, existem recursos que tornam o sistema mais multifacetado, dinâmico e flexível, quais sejam:

  • A.

    a universalidade e a enumeração que objetivam espelhar a totalidade do conhecimento e prever espaço para novos conceitos.

  • B.

    as subdivisões auxiliares que representam diferentes aspectos dos assuntos e possibilitam várias combinações.

  • C.

    a decimalidade e a síntese que infinitamente subdividem as classes para atingir o nível de detalhamento adequado.

  • D.

    os índices alfabético e relativo que auxiliam na localização dos conceitos e respectivos números de classificação.

  • E.

    as notações compostas que permitem a formação de conceitos novos não previstos no sistema.

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