Questões de Biblioteconomia do ano 2010

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A partir da 20ª Edição da Classificação Decimal de Dewey – CDD, o índice alfabético sofreu completa reforma, diminuindo muito o número de remissivas; permaneceram, porém, as remissivas cruzadas, nas quais adotou-se o recurso de elementos verbais, quase parentéticos, que contextualizam, com maior clareza, o termo a que se referem é chamado de

  • A.

    integradores.

  • B.

    dígitos de controle.

  • C.

    qualificadores.

  • D.

    termos combinatórios.

  • E.

    agrupamentos.

Na Classificação Decimal de Dewey, síntese é

  • A.

    o processo, operação ou recurso empregado para a formação de notações que representam assuntos compostos, ou aspectos de assunto para os quais não há números prontos nas tabelas.

  • B.

    a operação cujo objeto é separar os elementos compostos de uma notação, em elementos distintos.

  • C.

    o processo de apresentação, num todo coerente, de informações ou dados técnicos, já disponíveis sobre um assunto.

  • D.

    o recurso cujo objetivo é evitar, tanto quanto possível, as repetições ou discrepâncias na apresentação dos dados sobre os assuntos.

  • E.

    a recuperação e seleção de assuntos contidos em um documento, em função de critérios pré-determinados.

Observe os números da Classificação Decimal de Dewey abaixo.

600 Tecnologia (Ciências aplicadas)

630 Agricultura e tecnologias correlatas

636 Criação de animais

636.7 Cães 636.8 Gatos

De acordo com a hierarquia notacional, "Cães" e "Gatos" são classes

  • A.

    superordenadas, porque apresentam mais dígitos.

  • B.

    subordinadas a todas as classes que as precedem.

  • C.

    específicas somente em relação à sua divisão.

  • D.

    coordenadas entre si, pois estão no mesmo nível.

  • E.

    contíguas à classe imediatamente superior.

De acordo com as regras básicas da Classificação Decimal de Dewey para a escolha de um número de classificação, uma obra sobre a

I. influência da região Nordeste na história de Sergipe deve ser classificada em Sergipe, e não na região Nordeste.

II. história de Sergipe, de Alagoas e da Bahia deve ser classificada no número de Sergipe.

III. história de Sergipe, que inclua informações sobre as cidades de fronteira com a Bahia, deve ser classificada em Sergipe.

Pode-se afirmar que

  • A.

    III está incorreta: uma obra com dois assuntos, mesmo que um receba tratamento mais extenso que o outro, é classificada no número mais geral.

  • B.

    I está incorreta: uma obra sobre a aplicação ou a influência de um assunto sobre outro é classificada com o primeiro assunto e não com o segundo.

  • C.

    II está incorreta: uma obra que trate igualmente três ou mais assuntos é classificada no número mais geral que inclua todos.

  • D.

    I, II e III estão corretas: as regras da CDD para a escolha de um número de classificação são importantes para padronizar o acervo e evitar discrepâncias.

  • E.

    I, II e III estão incorretas: na I, deve-se optar por um número que inclua os dois assuntos; na II, deve-se optar pelo número que vier primeiro na tabela; e na III, deve-se optar pela notação um nível acima dos assuntos.

Em relação à Classificação Decimal de Dewey, analise:

I. A notação é o sistema de símbolos usados para representar as classes em um sistema de classificação, indicando um significado único da classe e a sua relação com outras classes. A notação é expressa em algarismos arábicos.

II. É organizada por assuntos; cada um só pode aparecer em uma classe.

III. É dividida em dez classes principais, que juntas cobrem todo o conhecimento. Cada uma é dividida em dez e cada divisão, em dez subdivisões (nem todos os números das divisões e subdivisões foram usados).

IV. A estrutura hierárquica significa que todos os tópicos são parte de todos os tópicos mais gerais acima deles. O que vale para o todo, não vale necessariamente para as partes. Esse conceito é conhecido por força hierárquica.

V. A classe 900 abrange história e geografia. Quando uma obra traz a história de eventos ocorridos ou um relato das condições existentes em um lugar ou região particular, deve-se classificá-la em 900. Quando se tratar da história de um assunto específico, a obra deve ser classificada com o assunto.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I e V.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    II, III e V.

  • D.

    I e II.

  • E.

    I, III e IV.

Acerca da classificação decimal universal (CDU), julgue os itens subsequentes.

Na tabela principal, a informação abaixo indica que o segundo número de classificação substitui o primeiro, pois a seta sempre representa a substituição de um número por outro. 621.396.97 Radiodifusão sonora (tecnologia) → 621.396.7

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da classificação decimal universal (CDU), julgue os itens subsequentes.

Na tabela de auxiliares comuns de tempo, a ordem de citação das datas obedece a um critério crescente de magnitude, e os espaços sem significado são precedidos de zeros. Assim, o número 06.08.2009DC corresponde a 6 de agosto de 2009.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da classificação decimal universal (CDU), julgue os itens subsequentes.

A classe 34 refere-se ao assunto Direito e(ou) Jurisprudência e apresenta subdivisões para os sistemas jurídicos de diversos países.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da classificação decimal universal (CDU), julgue os itens subsequentes.

Os números 35 e 355 são considerados coordenados, pois há relação de dependência entre eles.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que o registro acima corresponde a uma coletânea de obras de diferentes autores, que as indicações de responsabilidade são extraídas da fonte principal e que o título da série é Caderno 34 do Instituto de Administração Pública, julgue os itens a seguir com base nas regras AACR2.

As analíticas não deveriam ter sido registradas no campo 505, relativo à nota de conteúdo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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