Questões de Biblioteconomia do ano 2010

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca dos estudos de usuários, julgue os itens a seguir.

A abordagem teórica do sense making, recorrentemente utilizada em estudos de usuários quantitativos, procura entender os usuários com necessidades cognitivas, afetivas, psicológicas e fisiológicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do estudo de comunidade, assinale a opção correta.

  • A.

    Em todos os tipos de bibliotecas, conhecer a comunidade é uma necessidade básica para os bibliotecários responsáveis pelo desenvolvimento de coleções.

  • B.

    O estudo de comunidade, também conhecido como estudo de usuários, abrange tanto os usuários reais quanto os usuários potenciais.

  • C.

    A comunidade de uma biblioteca universitária é constituída somente pelos professores e alunos da instituição.

  • D.

    Desenvolver reuniões com professores e alunos da universidade é o instrumento de coleta de dados recomendável para elaboração de estudo de comunidade.

  • E.

    A criação de novos serviços da biblioteca deve basear-se nos resultados obtidos junto ao maior grupo identificado no estudo de comunidade.

A educação de usuários é atividade fundamental para o desenvolvimento de uma comunidade de usuários da informação, ensinando-os a serem mais produtivos, reflexivos e capazes de explorar mais eficientemente os recursos informacionais colocados à sua disposição. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    A elaboração de programas de educação de usuários deve considerar as fases de planejamento, execução e avaliação. O objetivo principal da fase de execução é verificar em que medida o programa, quando implementado, muda o conhecimento, as aptidões ou as atitudes dos participantes.

  • B.

    Educação de usuários, formação de usuários, treinamento de usuários, orientação de usuários, instrução de usuários são expressões que carregam o mesmo significado e dizem respeito às mesmas atividades.

  • C.

    Os programas de educação de usuários podem ser formais ou informais. Os formais objetivam orientar os usuários quanto ao uso da unidade de informação, divulgar recursos disponíveis e contatar inicialmente os funcionários do serviço. Os informais, por sua vez, têm por objetivo promover a interação usuário/unidade de informação, o uso eficaz das fontes e dos materiais disponíveis e a orientação básica para a apresentação de trabalhos científicos.

  • D.

    Devido à crescente disponibilidade de fontes e recursos de informação digitais em rede, a educação de usuários no contexto do ensino à distância é menos relevante que nas atividades presenciais de ensino.

  • E.

    A educação de usuários pode ser entendida como o processo pelo qual o usuário interioriza comportamentos adequados ao uso eficiente de seus recursos informacionais e desenvolve habilidades de interação permanente com os sistemas de informação.

A competência informacional tem sido um tema efervescente no âmbito da educação de usuários. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    A competência informacional visa formar indivíduos que conheçam o mundo da informação e sejam capazes de identificar e manusear fontes potenciais de informação de forma efetiva e eficaz, o que, por sua vez, não implica serem aprendizes independentes e autônomos.

  • B.

    Atividades que favorecem o desenvolvimento de competências informacionais são aplicadas em ambientes convencionais e presenciais, como bibliotecas públicas, escolares e universitárias. Quando tais atividades requerem o uso de tecnologias de informação e comunicação, o desenvolvimento de competência informacionais é alcançado por meio de estratégias que estimulam as competências em tecnologia de informação.

  • C.

    Entre os componentes que sustentam o conceito de conceito de competência informacional, estão o processo investigativo, o aprendizado centrado em professores e bibliotecários e o pensamento crítico.

  • D.

    Para ser competente em informação, o indivíduo deve ser capaz de reconhecer quando precisa de informação e possuir habilidade para localizar, avaliar e usar efetivamente informação.

  • E.

    Das concepções de competência informacional, a concepção cognitiva prioriza a abordagem do ponto de vista dos sistemas, com o aprendizado de mecanismos de busca e uso de informações em ambientes eletrônicos.

Com base no diagrama apresentado, julgue os itens subsequentes.

Considerando que o pedido do usuário esteja próximo de sua necessidade informacional, o fator seguinte a influir no desempenho do sistema será a qualidade da estratégia de busca.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de referência e de estudos de usuários, nos quais se aplicam a abordagem tradicional ou a abordagem cognitiva.

Segundo a abordagem cognitiva, o usuário deve expressar a sua necessidade de informação, em uma linguagem compatível com a do sistema de informação, para tanto, a política de treinamento de usuários deve enfatizar as características dos serviços e produtos de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de referência e de estudos de usuários, nos quais se aplicam a abordagem tradicional ou a abordagem cognitiva.

Estudos de usuários que adotam abordagem tradicional demonstram que as características demográficas identificam e categorizam os tipos de usuários de bibliotecas especializadas, mas não são indicadores potenciais do comportamento de busca e de uso da informação desses usuários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de referência e de estudos de usuários, nos quais se aplicam a abordagem tradicional ou a abordagem cognitiva.

A escala denominada focus continuum, utilizada para auxiliar o bibliotecário a compreender e a categorizar as necessidades de informação dos usuários, compreende cinco fases: a área ou assunto de interesse do usuário; a motivação do usuário; as características pessoais do usuário; a relação da expressão de busca do usuário com a organização bibliográfica e a resposta antecipada; quando o usuário determina a quantidade de itens que deseja recuperar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de referência e de estudos de usuários, nos quais se aplicam a abordagem tradicional ou a abordagem cognitiva.

Em uma das abordagens cognitivas, denominada abordagem sense-making, pressupõe-se que a informação está contida nos documentos e é, portanto, uma entidade independente da interação do homem com o mundo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de referência e de estudos de usuários, nos quais se aplicam a abordagem tradicional ou a abordagem cognitiva.

110 A relevância da informação depende da necessidade de informação do indivíduo. No entanto, a necessidade de informação é dinâmica, mas a relevância da informação não se altera à medida que o indivíduo interage com o sistema de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...