Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos estudos de usuários, julgue os itens a seguir.
A abordagem teórica do sense making, recorrentemente utilizada em estudos de usuários quantitativos, procura entender os usuários com necessidades cognitivas, afetivas, psicológicas e fisiológicas.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito do estudo de comunidade, assinale a opção correta.
Em todos os tipos de bibliotecas, conhecer a comunidade é uma necessidade básica para os bibliotecários responsáveis pelo desenvolvimento de coleções.
O estudo de comunidade, também conhecido como estudo de usuários, abrange tanto os usuários reais quanto os usuários potenciais.
A comunidade de uma biblioteca universitária é constituída somente pelos professores e alunos da instituição.
Desenvolver reuniões com professores e alunos da universidade é o instrumento de coleta de dados recomendável para elaboração de estudo de comunidade.
A criação de novos serviços da biblioteca deve basear-se nos resultados obtidos junto ao maior grupo identificado no estudo de comunidade.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A educação de usuários é atividade fundamental para o desenvolvimento de uma comunidade de usuários da informação, ensinando-os a serem mais produtivos, reflexivos e capazes de explorar mais eficientemente os recursos informacionais colocados à sua disposição. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A elaboração de programas de educação de usuários deve considerar as fases de planejamento, execução e avaliação. O objetivo principal da fase de execução é verificar em que medida o programa, quando implementado, muda o conhecimento, as aptidões ou as atitudes dos participantes.
Educação de usuários, formação de usuários, treinamento de usuários, orientação de usuários, instrução de usuários são expressões que carregam o mesmo significado e dizem respeito às mesmas atividades.
Os programas de educação de usuários podem ser formais ou informais. Os formais objetivam orientar os usuários quanto ao uso da unidade de informação, divulgar recursos disponíveis e contatar inicialmente os funcionários do serviço. Os informais, por sua vez, têm por objetivo promover a interação usuário/unidade de informação, o uso eficaz das fontes e dos materiais disponíveis e a orientação básica para a apresentação de trabalhos científicos.
Devido à crescente disponibilidade de fontes e recursos de informação digitais em rede, a educação de usuários no contexto do ensino à distância é menos relevante que nas atividades presenciais de ensino.
A educação de usuários pode ser entendida como o processo pelo qual o usuário interioriza comportamentos adequados ao uso eficiente de seus recursos informacionais e desenvolve habilidades de interação permanente com os sistemas de informação.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A competência informacional tem sido um tema efervescente no âmbito da educação de usuários. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.
A competência informacional visa formar indivíduos que conheçam o mundo da informação e sejam capazes de identificar e manusear fontes potenciais de informação de forma efetiva e eficaz, o que, por sua vez, não implica serem aprendizes independentes e autônomos.
Atividades que favorecem o desenvolvimento de competências informacionais são aplicadas em ambientes convencionais e presenciais, como bibliotecas públicas, escolares e universitárias. Quando tais atividades requerem o uso de tecnologias de informação e comunicação, o desenvolvimento de competência informacionais é alcançado por meio de estratégias que estimulam as competências em tecnologia de informação.
Entre os componentes que sustentam o conceito de conceito de competência informacional, estão o processo investigativo, o aprendizado centrado em professores e bibliotecários e o pensamento crítico.
Para ser competente em informação, o indivíduo deve ser capaz de reconhecer quando precisa de informação e possuir habilidade para localizar, avaliar e usar efetivamente informação.
Das concepções de competência informacional, a concepção cognitiva prioriza a abordagem do ponto de vista dos sistemas, com o aprendizado de mecanismos de busca e uso de informações em ambientes eletrônicos.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com base no diagrama apresentado, julgue os itens subsequentes.
Considerando que o pedido do usuário esteja próximo de sua necessidade informacional, o fator seguinte a influir no desempenho do sistema será a qualidade da estratégia de busca.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de referência e de estudos de usuários, nos quais se aplicam a abordagem tradicional ou a abordagem cognitiva.
Segundo a abordagem cognitiva, o usuário deve expressar a sua necessidade de informação, em uma linguagem compatível com a do sistema de informação, para tanto, a política de treinamento de usuários deve enfatizar as características dos serviços e produtos de informação.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de referência e de estudos de usuários, nos quais se aplicam a abordagem tradicional ou a abordagem cognitiva.
Estudos de usuários que adotam abordagem tradicional demonstram que as características demográficas identificam e categorizam os tipos de usuários de bibliotecas especializadas, mas não são indicadores potenciais do comportamento de busca e de uso da informação desses usuários.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de referência e de estudos de usuários, nos quais se aplicam a abordagem tradicional ou a abordagem cognitiva.
A escala denominada focus continuum, utilizada para auxiliar o bibliotecário a compreender e a categorizar as necessidades de informação dos usuários, compreende cinco fases: a área ou assunto de interesse do usuário; a motivação do usuário; as características pessoais do usuário; a relação da expressão de busca do usuário com a organização bibliográfica e a resposta antecipada; quando o usuário determina a quantidade de itens que deseja recuperar.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de referência e de estudos de usuários, nos quais se aplicam a abordagem tradicional ou a abordagem cognitiva.
Em uma das abordagens cognitivas, denominada abordagem sense-making, pressupõe-se que a informação está contida nos documentos e é, portanto, uma entidade independente da interação do homem com o mundo.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de referência e de estudos de usuários, nos quais se aplicam a abordagem tradicional ou a abordagem cognitiva.
110 A relevância da informação depende da necessidade de informação do indivíduo. No entanto, a necessidade de informação é dinâmica, mas a relevância da informação não se altera à medida que o indivíduo interage com o sistema de informação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...