Questões de Biblioteconomia do ano 2011

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao conceito de informação e ciência da informação, julgue os itens a seguir.

Um dos fatores que contribuíram para o amadurecimento da ciência da informação como área do conhecimento foi o caráter unívoco de seu objeto de investigação: a informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

As teorias de Karl Popper sobre o conhecimento objetivo, também conhecida como a Teoria dos Mundos, tem inteira relação com a Ciência da Informação. O conhecimento registrado com suas teorias, proposições e demais entidades linguísticas, que entram na codificação e registro do conhecimento, pertencem ao Mundo de Popper número

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

  • E.

    5.

Acerca da biblioteconomia e da ciência da informação, julgue os próximos itens.

Entre os aspectos que diferenciam a biblioteconomia e a ciência da informação, destacam-se a seleção dos problemas propostos e a forma de sua definição, as questões teóricas apresentadas e os modelos explicativos introduzidos, a natureza e o grau de experimentação e desenvolvimento empírico, os instrumentos e enfoques usados e a natureza e a força das relações interdisciplinares estabelecidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da biblioteconomia e da ciência da informação, julgue os próximos itens.

A ciência da informação pode ser considerada uma ciência social, por se preocupar em esclarecer um problema social concreto — o da informação — e por estar voltada para o ser social que procura tal informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da biblioteconomia e da ciência da informação, julgue os próximos itens.

A informação científica e tecnológica, tanto a que resulta das atividades de pesquisa e desenvolvimento quanto a que delas se alimenta, constitui a informação que interessa à ciência da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da biblioteconomia e da ciência da informação, julgue os próximos itens.

Natureza interdisciplinar, conexão inexorável à tecnologia da informação e participação ativa e deliberada na evolução da sociedade da informação são características comuns à biblioteconomia e à ciência da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os enunciados acima referem-se respectivamente a:

  • A. Ciência - arte - filosofia
  • B. Idéias - princípios - técnica
  • C. ciência, inovação, tecnologia
  • D. fundamentos – teoria - conceitos
  • E. dado – informação - conhecimento

A estrutura da CDD é concebida dentro de esquema hierárquico, em que as ideias e os conceitos são representados por:

  • A. esquemas isolados.
  • B. relações de interação e esquemas isolados.
  • C. relações de ambiguidade, de superposição.
  • D. relações de assimilação, de aproximação, de ambiguidade.
  • E. relações de coordenação, de subordinação e de superordenação.

Avalie as afirmativas abaixo sobre a Classificação Decimal de Dewey (CDD).

I. O princípio hierárquico do sistema significa que cada tópico faz parte de todos os tópicos mais abrangentes acima dele, sendo que tudo o que é determinado para a parte também vale para o todo.

II. O índice relativo é uma importante característica da CDD, que a acompanha desde a sua criação, isso porque uma das operações básicas para encontrar um número de classificação para qualquer assunto é consultar o índice para localizar o tópico desejado e o número que lhe é atribuído e, em seguida, aplicá- lo à obra em classificação.

Pode-se afirmar que

  • A.

    ambas estão corretas; a hierarquia é expressa por meio da estrutura e da notação do sistema, enquanto o índice relaciona os assuntos em ordem alfabética.

  • B.

    ambas estão incorretas; o princípio diz que tudo o que vale para o todo vale também para a parte e, ao localizar um número no índice, é preciso verificá-lo nas tabelas.

  • C.

    a primeira está incorreta; o princípio hierárquico significa que existe uma ordem de citação básica a ser seguida para se obter um mínimo de consistência na classificação.

  • D.

    a segunda está incorreta; o índice relativo foi incorporado por Dewey depois da criação do sistema, visando a facilitar a sua disseminação e utilização.

  • E.

    a segunda está incompleta; o índice relativo da CDD não remete apenas ao número de classificação, mas à classe principal e ao número da página nas tabelas.

Tendo como modelo a classificação das ciências de Francis Bacon, a Classificação Decimal de Dewey possui dez classes que são baseadas na divisão do conhecimento em cinco categorias fundamentais − gênero, espécie, matéria, espaço e tempo − e divididas continuamente, do mais geral ao mais específico.

A afirmativa acima está

  • A.

    incompleta, pois cada uma das dez classes principais consiste de dez subdivisões e estas, por sua vez, repartem-se indefinidamente.

  • B.

    incorreta, pois sabe-se que existem inúmeros temas interdisciplinares e ou transdisciplinares que dificilmente se encaixariam na divisão de Bacon.

  • C.

    correta, uma vez que o sistema decimal permite a divisão hierárquica das classes, o que representou um grande avanço à época.

  • D.

    correta, embora esse modelo de organização de conhecimentos já não seja reconhecido atualmente por apresentar relações inconsistentes.

  • E.

    incorreta, porque as suas classes são baseadas na divisão do conhecimento em três grandes grupos: memória, imaginação e razão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...