Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Ciência da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação ao conceito de informação e ciência da informação, julgue os itens a seguir.
Um dos fatores que contribuíram para o amadurecimento da ciência da informação como área do conhecimento foi o caráter unívoco de seu objeto de investigação: a informação.
As teorias de Karl Popper sobre o conhecimento objetivo, também conhecida como a Teoria dos Mundos, tem inteira relação com a Ciência da Informação. O conhecimento registrado com suas teorias, proposições e demais entidades linguísticas, que entram na codificação e registro do conhecimento, pertencem ao Mundo de Popper número
1.
2.
3.
4.
5.
Biblioteconomia - Ciência da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca da biblioteconomia e da ciência da informação, julgue os próximos itens.
Entre os aspectos que diferenciam a biblioteconomia e a ciência da informação, destacam-se a seleção dos problemas propostos e a forma de sua definição, as questões teóricas apresentadas e os modelos explicativos introduzidos, a natureza e o grau de experimentação e desenvolvimento empírico, os instrumentos e enfoques usados e a natureza e a força das relações interdisciplinares estabelecidas.
Biblioteconomia - Ciência da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca da biblioteconomia e da ciência da informação, julgue os próximos itens.
A ciência da informação pode ser considerada uma ciência social, por se preocupar em esclarecer um problema social concreto o da informação e por estar voltada para o ser social que procura tal informação.
Biblioteconomia - Ciência da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca da biblioteconomia e da ciência da informação, julgue os próximos itens.
A informação científica e tecnológica, tanto a que resulta das atividades de pesquisa e desenvolvimento quanto a que delas se alimenta, constitui a informação que interessa à ciência da informação.
Biblioteconomia - Ciência da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca da biblioteconomia e da ciência da informação, julgue os próximos itens.
Natureza interdisciplinar, conexão inexorável à tecnologia da informação e participação ativa e deliberada na evolução da sociedade da informação são características comuns à biblioteconomia e à ciência da informação.
Os enunciados acima referem-se respectivamente a:
A estrutura da CDD é concebida dentro de esquema hierárquico, em que as ideias e os conceitos são representados por:
Avalie as afirmativas abaixo sobre a Classificação Decimal de Dewey (CDD).
I. O princípio hierárquico do sistema significa que cada tópico faz parte de todos os tópicos mais abrangentes acima dele, sendo que tudo o que é determinado para a parte também vale para o todo.
II. O índice relativo é uma importante característica da CDD, que a acompanha desde a sua criação, isso porque uma das operações básicas para encontrar um número de classificação para qualquer assunto é consultar o índice para localizar o tópico desejado e o número que lhe é atribuído e, em seguida, aplicá- lo à obra em classificação.
Pode-se afirmar que
ambas estão corretas; a hierarquia é expressa por meio da estrutura e da notação do sistema, enquanto o índice relaciona os assuntos em ordem alfabética.
ambas estão incorretas; o princípio diz que tudo o que vale para o todo vale também para a parte e, ao localizar um número no índice, é preciso verificá-lo nas tabelas.
a primeira está incorreta; o princípio hierárquico significa que existe uma ordem de citação básica a ser seguida para se obter um mínimo de consistência na classificação.
a segunda está incorreta; o índice relativo foi incorporado por Dewey depois da criação do sistema, visando a facilitar a sua disseminação e utilização.
a segunda está incompleta; o índice relativo da CDD não remete apenas ao número de classificação, mas à classe principal e ao número da página nas tabelas.
Tendo como modelo a classificação das ciências de Francis Bacon, a Classificação Decimal de Dewey possui dez classes que são baseadas na divisão do conhecimento em cinco categorias fundamentais − gênero, espécie, matéria, espaço e tempo − e divididas continuamente, do mais geral ao mais específico.
A afirmativa acima está
incompleta, pois cada uma das dez classes principais consiste de dez subdivisões e estas, por sua vez, repartem-se indefinidamente.
incorreta, pois sabe-se que existem inúmeros temas interdisciplinares e ou transdisciplinares que dificilmente se encaixariam na divisão de Bacon.
correta, uma vez que o sistema decimal permite a divisão hierárquica das classes, o que representou um grande avanço à época.
correta, embora esse modelo de organização de conhecimentos já não seja reconhecido atualmente por apresentar relações inconsistentes.
incorreta, porque as suas classes são baseadas na divisão do conhecimento em três grandes grupos: memória, imaginação e razão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...