Questões de Biblioteconomia do ano 2011

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao consultar uma biblioteca que utiliza a Classificação Decimal de Dewey, um usuário interessado em “borboletas” encontrou diferentes obras sobre o assunto, porém, em lugares distintos da coleção: uma obra sobre a vida das borboletas estava classificada em 595.789, enquanto uma outra abordando a criação de borboletas foi encontrada em 638.5789 e uma terceira que tratava das borboletas como um recurso natural foi localizada na classe de economia em 333.9557. Essa situação ocorreu porque a

  • A.

    classificação da coleção deve seguir as tendências das áreas de estudo, que a cada época enfocam distintos aspectos de um mesmo assunto.

  • B.

    biblioteca em questão usou diferentes edições da CDD, que sofreu uma série de alterações em suas tabelas, sem proceder às reclassificações necessárias.

  • C.

    falta de uma política de classificação para orientar a organização do acervo ocasionou a dispersão de um mesmo assunto em hierarquias distintas.

  • D.

    estrutura do sistema dá ênfase às facetas mais gerais dos assuntos, recurso que pode ser aplicado para evitar a multiplicação de uma mesma notação.

  • E.

    CDD é organizada por disciplinas e não por assuntos, por isso, um assunto pode aparecer em mais de uma classe, dependendo do seu contexto.

Na Classificação Decimal Universal, a barra “/” tem a função de unir o primeiro e o último de uma série de números consecutivos no sistema para formar um assunto mais específico que não existe nas tabelas.

A afirmativa acima está

  • A.

    incorreta; o sinal indica uma relação geral, coordenada e recíproca, na qual dois elementos têm o mesmo valor.

  • B.

    incorreta; o sinal serve para formar uma categoria ou um conceito abrangente não indicados nas tabelas.

  • C.

    correta; o símbolo permite a composição de notações com um grau maior de especificidade e de recuperação de assuntos.

  • D.

    incorreta; o sinal é usado para ligar dois ou mais números separados (não consecutivos) para indicar um assunto composto.

  • E.

    correta; o símbolo é usado para indicar aspectos sob os quais um assunto pode ser considerado.

Na Classificação Decimal Universal, os auxiliares especiais têm a função de detalhar aspectos de um assunto não cobertos pelas divisões principais ou pelas subdivisões auxiliares comuns, tendo a sua aplicação limitada à classe a qual estão subordinados. Entre eles, encontramos a série

  • A.

    ...1/...9, que indica a extensão de um número principal para especificar aspectos não previstos na tabela.

  • B.

    01/.09, que indica a síntese de assuntos compostos mediante o uso de notações compostas.

  • C.

    00/.99, que indica aspectos relativos à teoria, estudos, atividades, processos, operações etc.

  • D.

    -1/-9, que indica elementos, técnicas, componentes, propriedades, estado, gênero etc.

  • E.

    ‘1/‘9, que indica os aspectos pelos quais um assunto pode ser visto pelo autor do documento.

Julgue os itens subsequentes, acerca da Classificação Decimal Universal (CDU).

Na CDU, as notações (1/9); (=...) e “...” indicam, respectivamente: lugar, raça e tempo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, acerca da Classificação Decimal Universal (CDU).

A subdivisão alfabética cujo símbolo é A/Z (A barra Z) tem como função detalhar com palavras o assunto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, acerca da Classificação Decimal Universal (CDU).

A CDU está apoiada no princípio hierárquico de classificação do geral para o particular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, acerca da Classificação Decimal Universal (CDU).

A CDU está dividida em dez classes, sendo que a classe 8 refere-se a geografia, biografia, história e ciências auxiliares.

  • C. Certo
  • E. Errado

O sistema decimal de Dewey foi criado no século XIX para a organização de itens de acervos bibliográficos, sendo que sua atualização ocorre a cada 7(sete) anos. Tal sistema é considerado de classificação decimal porque

  • A.

    adota como princípio fundamental a divisibilidade do todo, que é o conhecimento, em dez partes, distribuídos em disciplinas e subdisciplinas.

  • B.

    adota números arábicos como notação, não permitindo que a divisão de conhecimentos ocorra mais que dez vezes.

  • C.

    enumera o conhecimento em dez classes, não permitindo o crescimento e a atualização dos ramos do conhecimento.

  • D.

    sua notação não permite menos que dez dígitos para representar um determinado assunto, existindo entre o terceiro e o quarto dígito um ponto decimal.

As tabelas do sistema CDD (Classificação Decimal de Dewey), oferecem os meios para representar os números complexos tão exatamente quanto possível. São usadas quando é necessário especificar aspectos de um assunto não expresso nos números opcionais dos esquemas. Faça a correspondência da 1ª coluna com a segunda.

A sequência CORRETA é:

  • A.

    4, 3, 5, 1, 2.

  • B.

    1, 4, 3, 5, 2.

  • C.

    1, 4, 5, 2, 3.

  • D.

    3, 4, 1, 5, 2.

  • E.

    5, 4, 3, 1, 2.

Considerando o Sistema de Classificação Decimal de Dewey (CDD), faça a correspondência CORRETA do assunto com o número de classificação.

A sequência CORRETA é:

  • A.

    6, 2, 3, 4, 1, 5.

  • B.

    5, 2, 4, 3, 1, 6.

  • C.

    6, 2, 4, 1, 3, 5.

  • D.

    6, 4, 2, 3, 1, 5.

  • E.

    6, 2, 4, 3, 1, 5.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...