Questões de Biblioteconomia do ano 2011

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A conclusão do processo de Referência leva à necessária verificação do êxito no atendimento às necessidades informacionais do usuário. Essa verificação pode ocorrer sob dois pontos de vista: do bibliotecário, que coteja a resposta com a questão apresentada pelo usuário e do usuário, que coteja essa resposta com sua necessidade de informação. Tais pontos de vista levam, respectivamente, a julgamentos de

  • A. propriedade e precisão.
  • B. especificidade e qualidade.
  • C. organização e acesso.
  • D. revocação e exaustividade.
  • E. relevância e pertinência.

Segundo Almeida Júnior (2003), a importância dos estudos de usuários e, atualmente, dos estudos de comunidade, é amplamente apresentada pela literatura. A realização desses estudos deve ser considerada como precedendo a própria organização e estrutura do Serviço de Referência e Informação. A partir desse ponto de vista, os estudos de usuários são instrumentos de

  • A. análise para construção e formação de coleções de referência.
  • B. avaliação dos serviços de produtos da Biblioteca ou Unidade de Informação.
  • C. orientação na definição dos objetivos do Serviço de Referência e Informação.
  • D. investigação da qualidade dos serviços prestados pelo pessoal do Setor de Referência.
  • E. validação do custo/benefício da atuação do Serviço de Referência e Informação.

  • A. funcionalidade.
  • B. usabilidade.
  • C. tempestividade.
  • D. acessibilidade.
  • E. sense making.

O software livre que funciona como um gerenciador de inteligência coletiva foi desenvolvido inicialmente em linguagem PHP e utiliza o banco de dados My SQL é o

  • A. PALTALK.
  • B. AJAZ.
  • C. ICOX.
  • D. W3C.
  • E. XL3Z.

  • A. I – R , II – S, III – Q , IV – T.
  • B. I – P , II – Q, III – R , IV – S.
  • C. I – T , II – R, III – P , IV – Q.
  • D. I – Q , II – T , III – S , IV – R.
  • E. I – S , II – P, III – T , IV – R.

Para se implantar com sucesso projetos de Inteligência Coletiva – em países, em departamentos de instituições ou junto a grupos sociais – é necessário que o profissional do conhecimento esteja atento a algumas regras.

I – A Inteligência Coletiva será adotada por todos.

II – Quanto mais necessidade do conhecimento, mais rede.

III – Indivíduos reativos vão-se sentir mais à vontade.

IV – Ela conquistará com mais facilidade os inovadores.

V – Quanto mais multidirecional for o ambiente, mais fácil será.

As regras que determinam o ambiente propício para a Inteligência Coletiva estão corretas em

  • A. I , II e III.
  • B. I, III e V.
  • C. II, III e IV.
  • D. II, IV e V.
  • E. III, IV e V.

A inteligência coletiva consciente é aquela que

  • A. é uma modalidade mais complexa de caráter qualitativo, reservada a grupos menores.
  • B. está baseada em comunidades em rede desarticuladas.
  • C. apresenta irregularidade e desconhecimento dos membros entre si.
  • D. expressa a contribuição do usuário, com informações não planejadas, para o coletivo.
  • E. constitui o histórico das ações do usuário durante sua navegação na rede.

Quanto à participação dos usuários, as comunidades em rede podem ser classificadas em

  • A. gerais e específicas.
  • B. centralizadas e descentralizadas.
  • C. articuladas e desarticuladas.
  • D. verticais e horizontais.
  • E. aceleradas e desaceleradas.

O resultado do processo de organizar todas as considerações e tarefas requeridas para comercializar um produto ou serviço de forma efetiva e ordenada em um fluxo lógico denomina-se

  • A. plano de marketing.
  • B. estratégia de mercado.
  • C. análise da situação.
  • D. comunicação comercial.
  • E. instrumento de campanha.

A preservação do documento digital, em formato e mídia adequados, é uma variável de categoria de qualidade de uma biblioteca digital, que diz respeito ao uso proporcional do produto à sua vida útil, denominada

  • A. desempenho.
  • B. durabilidade.
  • C. conformidade.
  • D. interoperabilidade.
  • E. acessibilidade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...