Questões de Biblioteconomia do ano 2011

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Preservação digital pode ser entendida como a(o)

  • A. “análise da confiabilidade do material que está sendo acessado, bem como de questões ligadas à elaboração do conjunto de metadados de cada objeto e da preservação deste conjunto [...]” (VIDOTTI; SANT’ANA, 2006).
  • B. gestão de conteúdos que “envolve uma série de procedimentos de uniformização e padronização de informações, com base em uma visão integradora” (CAMPOS et al., 2006).
  • C. ação de “desterritorialização do documento, ou seja, o fato de passar o documento a ter sua materialidade desvinculada da forma física anterior, assumindo a forma digital que possibilita uma organização espacialmente integrada [...]” (ALVARENGA, 2006).
  • D. “conjunto de ações técnicas, gerenciais e administrativas destinadas a manter a integridade e a acessibilidade de objetos digitais de valor contínuo, pelo tempo que transcenda as mudanças tecnológicas” (TOUTAIN, 2006).
  • E. conjunto de “metadados padronizados para preservar o acesso ao documento e descrever o conteúdo, o contexto tecnológico, a proveniência e o significado, permitindo a recuperação e a interpretação futura dos documentos digitais” (SAYÃO, 2006).

Marketing da informação é a

  • A. integração de dados relevantes entre subsistemas de marketing e sistemas de informação.
  • B. representação da estrutura conceitual de uma disciplina, sob contexto mercadológico.
  • C. identificação de uma informação na Rede, utilizando mecanismos de busca e de marketing.
  • D. conversão de informação em formato tradicional para formato eletrônico, mais competitivo.
  • E. aplicação das técnicas de marketing para disseminação de produtos ou serviços de informação.

A utilização do CRM nas organizações tem como objetivos específicos

I – gerenciar relacionamentos com os clientes.

II – padronizar ofertas para todos os clientes.

III – coordenar as comunicações em cada ponto de contato com o cliente.

IV – capturar e analisar as informações de diferentes canais de comunicação.

V – monitorar o ambiente externo à organização.

Estão corretos, APENAS, os objetivos específicos indicados em

  • A. I, II e V.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. II, III e V.
  • E. III, IV e V.

Segundo Paul Conway (2001), em “Preservação no universo digital”, publicado pelo projeto cooperativo Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, quatro conceitos descrevem o contexto para ação de preservação: custódia, importância social, estrutura e cooperação. Este último conceito é bem conhecido de bibliotecários que dispõem de poucos recursos e enfrentam dificuldades para selecionar os artefatos culturais que consideram valiosos, submetendo-se a critérios que nem sempre atendem à missão de suas bibliotecas. Nesse aspecto, a abordagem de cooperação mais reivindicada pelos bibliotecários e recomendada na literatura é a

  • A. hierarquizada ou conforme os recursos.
  • B. nacional ou de interesse coletivo.
  • C. internacional ou de interesse mundial.
  • D. centralizada ou geral.
  • E. regional ou entre pares.

As estratégias recentes de gerenciamento de preservação consideram que uma ação de preservação deverá ser aplicada a um item, com o objetivo de

  • A. torná-lo disponível para uso.
  • B. atribuir-lhe condições de acesso digital.
  • C. intensificar sua importância funcional.
  • D. reconhecer seu valor patrimonial.
  • E. garantir sua integridade material.

  • A. estrutura de um sistema de comunicação científica e tecnológica, resultante da interseção das leis de Bradford, Lotka e Zipf.
  • B. padronização de distribuição das leis e dos princípios bibliométricos de uma determinada área de pesquisa em sistemas de informação e comunicação.
  • C. três principais leis bibliométricas, seus respectivos focos de estudo e suas relações com os sistemas de informação e comunicação científica e tecnológica.
  • D. leis e os princípios empíricos da organização do conhecimento e suas relações com a informação e a comunicação científica e tecnológica.
  • E. teorias que compõem o corpo teórico da gestão do conhecimento, considerado no âmbito de sistemas de informação e comunicação.

O indicador bibliométrico que reflete o grau de aceitação de uma revista por outras, isto é, número de citações de artigos publicados pela revista em análise em outras revistas do mesmo campo, denomina-se índice de

  • A. concentração.
  • B. sobrecidade.
  • C. afinidade.
  • D. conteúdo.
  • E. imediação.

Dentre os processos de gestão do conhecimento, aquele que garante a recuperação rápida, fácil e correta do conhecimento é

  • A. captura.
  • B. aplicação.
  • C. identificação.
  • D. acesso e distribuição.
  • E. organização e armazenagem.

Para obter maior conhecimento sobre os clientes de uma unidade de informação, quando estes estão em interação direta com o serviço de informação, em virtude das limitações das técnicas de observação direta, como alternativa disponível cita(m)-se

  • A. pesquisa de opinião.
  • B. conhecimento intuitivo.
  • C. sondagens.
  • D. grupos de foco.
  • E. entrevistas.

 

Com base na figura acima, que apresenta um fluxograma simplificado do processo de indexação utilizando um tesauro, julgue os itens subsecutivos.

O fluxograma em apreço reflete a ação de indexação, que pode gerar um índice KWOC, mas não um índice KWIC, devido às suas características intrinsecamente ligadas ao contexto do documento.

  • C. Certo
  • E. Errado
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