Questões de Biblioteconomia do ano 2012

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto ao serviço de referência, é correto afirmar que

  • A.

    livros e enciclopédias continuam a constar como os itens mais consultados como fontes de informação.

  • B.

    a não existência do contato pessoa/pessoa não é uma barreira para o serviço.

  • C.

    bases de dados, revistas eletrônicas, blogs, sites, resumos online e uma infinidade de fontes eletrônicas ainda são pouco utilizados como fontes de pesquisa.

  • D.

    ele foi pouco afetado pelo crescimento da Internet e das novas formas de interação oferecidas por esse mecanismo.

  • E.

    é possível conceber um modelo único que descreva todas as transações ocorridas tanto no balcão de referência da biblioteca tradicional como nas transações realizadas por via eletrônica.

A definição

“Difusão automática, selecionada, permanente e personalizada de informações correntes, relativas a assuntos específicos”

de autoria de Murilo Bastos Cunha e Cordélia Robalinho de Oliveira Cavalcanti, diz respeito

  • A.

    à avaliação de documentos primários.

  • B.

    à identificação de descritores.

  • C.

    ao serviço de atendimento ao usuário.

  • D.

    ao empréstimo inter-bibliotecas.

  • E.

    à disseminação seletiva da informação.

Em relação à avaliação de serviços de informação, analise as afirmativas abaixo:

1. A avaliação não ocorre no vazio, mas como parte do processo do planejamento e da tomada de decisões.

2. A função fundamental da avaliação é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que está inserida e a seu ambiente, para servir de subsídio ao planejamento, tanto na fase de elaboração do plano, programa ou projeto, quanto na fase de implementação das ações.

3. É uma ocorrência isolada, não precisa estar inserida num processo contínuo por meio do qual serviços, programas e projetos são examinados e avaliados, a fim de garantir o cumprimento de objetivos e metas.

4. No final do processo, permite comparar resultados esperados e conseguidos, conhecer o nível de satisfação do público-alvo e os efeitos do planejamento na unidade de informação, na organização e no ambiente.

5. A literatura aponta dois métodos para avaliar um serviço de informação: o subjetivo e o objetivo. Os estudos subjetivos são baseados em critérios e procedimentos específicos e, principalmente, quantificáveis.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

Assinale a alternativa que apresenta o nome do serviço de intermediação entre os recursos informacionais disponíveis na Internet e os usuários.

Tem como objetivo prestar assistência ao usuário no direcionamento de questões às fontes de informações web e/ou a outras fontes. Pode ser gerenciado automaticamente, com aplicativos específicos ou com assistência de especialistas.

TOUTAIN, 2006

  • A.

    Serviço de referência digital

  • B.

    Serviço de orientação bibliográfica

  • C.

    Serviço de acesso a bases de dados

  • D.

    Serviço de informação tecnológica

  • E.

    Serviço de resposta rápida

Analise a definição abaixo:

”É um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”.

Assinale a alternativa a que se refere a definição apresentada:

  • A.

    Marketing

  • B.

    Planejamento

  • C.

    Gestão da qualidade

  • D.

    Gestão de pessoas

  • E.

    Custos

“Função organizada de resposta personalizada a um pedido explícito de informação documental ou de documentação” é a definição

  • A.

    da comutação bibliográfica.

  • B.

    da atividade de seleção.

  • C.

    do processo de negociação de questões.

  • D.

    do intercâmbio bibliotecário.

  • E.

    do serviço de referência.

Considere as referências abaixo:

I. TORELLY. M. Almanaque para 1949: primeiro semestre ou Almanaque d’A Manhã. Ed. fac-sim. São Paulo: Studioma: Arquivo do Estado, 1991. (Coleção Almanaques do Barão de Itararé). Contém iconografia e depoimentos sobre o autor.

II. INSTITUTO MOREIRA SALLES. São Paulo de Vincenzo Pastore: fotografias: de 26 de abril a 3 de agosto de 1997, Casa de Cultura de Poços de Caldas, Poços de Caldas, MG. [S.l.], 1997. 1 folder. Apoio Ministério da Cultura: Lei Federal de Incentivo à Cultura.

III. SÃO PAULO, SP. Museu da Imigração − S. Paulo: catálogo. São Paulo, 1997. 16 p. IV. BRASIL: roteiros turísticos. São Paulo: Folha da Manhã, 1995. [Inclui Mapa rodoviário.] 319p., il. (Roteiros turísticos Fiat).

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Em seu manifesto para bibliotecas públicas, publicado em 1995, a UNESCO declara que

Os serviços da biblioteca pública devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua e condição social. Serviços e materiais específicos devem ser postos à disposição dos usuários que, por qualquer razão, não possam usar os serviços e os materiais correntes.

Segundo o manifesto, são exemplos destes usuários

  • A.

    os militares.

  • B.

    os estudantes universitários.

  • C.

    as minorias linguísticas.

  • D.

    os funcionários públicos.

  • E.

    os estudantes de primeiro e segundo graus.

O plano de marketing estabelece os objetivos de marketing da organização e sugere estratégias para se alcançar tais objetivos. No entanto, ele NÃO

  • A.

    é uma ferramenta de comunicação.

  • B.

    é um plano de ação.

  • C.

    inclui todos os objetivos e estratégias corporativos da organização.

  • D.

    mostra aonde a empresa está indo e como vai chegar lá.

  • E.

    traz detalhes dos concorrentes.

Julgue os itens que se seguem, relativos às atividades de planejamento e das redes e sistemas de informação no âmbito de bibliotecas, centros de documentação e serviços de informação.

Devido aos avanços das tecnologias de informação e comunicação e à sua utilidade para a criação e o funcionamento de redes de informação, normas e padrões tendem a ter sua importância diminuída, uma vez que sistemas de informação em rede são automaticamente interoperáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...