Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto ao serviço de referência, é correto afirmar que
livros e enciclopédias continuam a constar como os itens mais consultados como fontes de informação.
a não existência do contato pessoa/pessoa não é uma barreira para o serviço.
bases de dados, revistas eletrônicas, blogs, sites, resumos online e uma infinidade de fontes eletrônicas ainda são pouco utilizados como fontes de pesquisa.
ele foi pouco afetado pelo crescimento da Internet e das novas formas de interação oferecidas por esse mecanismo.
é possível conceber um modelo único que descreva todas as transações ocorridas tanto no balcão de referência da biblioteca tradicional como nas transações realizadas por via eletrônica.
A definição
Difusão automática, selecionada, permanente e personalizada de informações correntes, relativas a assuntos específicos
de autoria de Murilo Bastos Cunha e Cordélia Robalinho de Oliveira Cavalcanti, diz respeito
à avaliação de documentos primários.
à identificação de descritores.
ao serviço de atendimento ao usuário.
ao empréstimo inter-bibliotecas.
à disseminação seletiva da informação.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Em relação à avaliação de serviços de informação, analise as afirmativas abaixo:
1. A avaliação não ocorre no vazio, mas como parte do processo do planejamento e da tomada de decisões.
2. A função fundamental da avaliação é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que está inserida e a seu ambiente, para servir de subsídio ao planejamento, tanto na fase de elaboração do plano, programa ou projeto, quanto na fase de implementação das ações.
3. É uma ocorrência isolada, não precisa estar inserida num processo contínuo por meio do qual serviços, programas e projetos são examinados e avaliados, a fim de garantir o cumprimento de objetivos e metas.
4. No final do processo, permite comparar resultados esperados e conseguidos, conhecer o nível de satisfação do público-alvo e os efeitos do planejamento na unidade de informação, na organização e no ambiente.
5. A literatura aponta dois métodos para avaliar um serviço de informação: o subjetivo e o objetivo. Os estudos subjetivos são baseados em critérios e procedimentos específicos e, principalmente, quantificáveis.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa que apresenta o nome do serviço de intermediação entre os recursos informacionais disponíveis na Internet e os usuários.
Tem como objetivo prestar assistência ao usuário no direcionamento de questões às fontes de informações web e/ou a outras fontes. Pode ser gerenciado automaticamente, com aplicativos específicos ou com assistência de especialistas.
TOUTAIN, 2006
Serviço de referência digital
Serviço de orientação bibliográfica
Serviço de acesso a bases de dados
Serviço de informação tecnológica
Serviço de resposta rápida
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Analise a definição abaixo:
É um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.
Assinale a alternativa a que se refere a definição apresentada:
Marketing
Planejamento
Gestão da qualidade
Gestão de pessoas
Custos
Função organizada de resposta personalizada a um pedido explícito de informação documental ou de documentação é a definição
da comutação bibliográfica.
da atividade de seleção.
do processo de negociação de questões.
do intercâmbio bibliotecário.
do serviço de referência.
Considere as referências abaixo:
I. TORELLY. M. Almanaque para 1949: primeiro semestre ou Almanaque dA Manhã. Ed. fac-sim. São Paulo: Studioma: Arquivo do Estado, 1991. (Coleção Almanaques do Barão de Itararé). Contém iconografia e depoimentos sobre o autor.
II. INSTITUTO MOREIRA SALLES. São Paulo de Vincenzo Pastore: fotografias: de 26 de abril a 3 de agosto de 1997, Casa de Cultura de Poços de Caldas, Poços de Caldas, MG. [S.l.], 1997. 1 folder. Apoio Ministério da Cultura: Lei Federal de Incentivo à Cultura.
III. SÃO PAULO, SP. Museu da Imigração − S. Paulo: catálogo. São Paulo, 1997. 16 p. IV. BRASIL: roteiros turísticos. São Paulo: Folha da Manhã, 1995. [Inclui Mapa rodoviário.] 319p., il. (Roteiros turísticos Fiat).
Está correto o que consta APENAS em
I e III.
I e II.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Em seu manifesto para bibliotecas públicas, publicado em 1995, a UNESCO declara que
Os serviços da biblioteca pública devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua e condição social. Serviços e materiais específicos devem ser postos à disposição dos usuários que, por qualquer razão, não possam usar os serviços e os materiais correntes.
Segundo o manifesto, são exemplos destes usuários
os militares.
os estudantes universitários.
as minorias linguísticas.
os funcionários públicos.
os estudantes de primeiro e segundo graus.
O plano de marketing estabelece os objetivos de marketing da organização e sugere estratégias para se alcançar tais objetivos. No entanto, ele NÃO
é uma ferramenta de comunicação.
é um plano de ação.
inclui todos os objetivos e estratégias corporativos da organização.
mostra aonde a empresa está indo e como vai chegar lá.
traz detalhes dos concorrentes.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens que se seguem, relativos às atividades de planejamento e das redes e sistemas de informação no âmbito de bibliotecas, centros de documentação e serviços de informação.
Devido aos avanços das tecnologias de informação e comunicação e à sua utilidade para a criação e o funcionamento de redes de informação, normas e padrões tendem a ter sua importância diminuída, uma vez que sistemas de informação em rede são automaticamente interoperáveis.
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