Questões de Biblioteconomia do ano 2012

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao lado de bibliografias especializadas, índices e abstracts , as revisões de literatura servem como fontes de informação na identificação de trabalhos de interesse do pesquisador. Quanto ao tratamento e abordagem dados aos trabalhos analisados, as revisões de literatura podem ser classificadas em:

  • A.

    analíticas e de base.

  • B.

    temporais e temáticas.

  • C.

    históricas e de atualização.

  • D.

    bibliográficas e críticas.

  • E.

    descritivas e enumerativas.

Instruções: Considere a informação a seguir, para responder às questões de números 41 e 42.

Segundo a norma brasileira para preparação de guias de bibliotecas, centros de informação e de documentação, a estrutura de um guia de unidade informacional é constituída de elementos essenciais e, quando necessária, acrescida de elementos complementares.

Considera-se elemento complementar

  • A.

    o tipo de unidade informacional.

  • B.

    o histórico da unidade informacional.

  • C.

    a abrangência do acervo: assuntos e tipos de documentos.

  • D.

    o acesso ao acervo: livre ou restrito.

  • E.

    o público a que se destina a unidade informacional.

  • A.

    21 cm. (Coleção Antropologia e Ciência Política, 15). Bibliografia: p. 131-132. ISBN 85-228-0268-8.

  • B.

    21 cm. Bibliografia: p. 131-132. ISBN 85-228-0268-8.

  • C.

    137 p., 21 cm. (Coleção Antropologia e Ciência Política, 15). ISBN 85-228-0268-8.

  • D.

    Bibliografia: p. 131-132. ISBN 85-228-0268-8.

  • E.

    137 p., 21 cm. (Coleção Antropologia e Ciência Política, 15). Bibliografia: p. 131-132. ISBN 85-228-0268-8.

Na gestão de unidades de informação, é importante distinguir a diferença entre produtos e serviços. Nesse sentido, sabe-se que

  • A.

    os produtos parecem menos complexos que os serviços e o cliente sente-se qualificado para argumentar com o fornecedor.

  • B.

    muitas vezes, um cliente que recebeu um serviço insatisfatório jamais retorna, frustrando a tentativa de reverter os efeitos da primeira atuação.

  • C.

    é mais fácil a um prestador de serviço atender às expectativas de seu cliente.

  • D.

    os serviços raramente exigem o envolvimento do cliente.

  • E.

    a área de serviços deve orientar-se pelo capital ou pelo equipamento, enquanto a área industrial orienta- se pelas pessoas.

Um dos grandes desafios no marketing da informação é

  • A.

    adaptar os princípios do marketing à área de serviços.

  • B.

    quebrar as barreiras inconscientes que os profissionais da informação têm em relação ao uso do marketing em sua área de atuação.

  • C.

    convencer os responsáveis pela administração superior da importância das atividades de promoção da informação.

  • D.

    tornar percebível todo o potencial da própria informação, como recurso necessário seja no ambiente convencional, seja na Internet.

  • E.

    desenvolver na equipe profissional as aptidões necessárias para aplicação dos princípios de marketing no ambiente de informação, considerando os produtos tradicionais e os eletrônicos.

O papel do marketing nas unidades de informação é, principalmente,

  • A.

    zelar pela organização e eficiência das atividades de ação cultural, especialmente no que se refere à divulgação de exposições, mostras e conferências.

  • B.

    promover os serviços de informação para a comunidade, de forma a que todos tenham conhecimento de sua existência e dos serviços e produtos que disponibilizam.

  • C.

    evidenciar a importância de conhecer as necessidades informacionais de seus vários públicos, para que sejam desenvolvidos os produtos e serviços de informação adequados.

  • D.

    atuar como relações públicas da unidade de informação, garantindo a devida divulgação (e repercussão) de suas atividades nos órgãos de informação e comunicação.

  • E.

    garantir que o público-alvo tenha uma ideia precisa sobre aquilo que pode esperar dos serviços de informação.

  • A.

    [http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm]. 08/03/1999.

  • B.

    Consulta online em 8 de março de 1999.

  • C.

    [Material disponível na internet].

  • D.

  • E.

  • A.

    14 dez.

  • B.

    Seção 1.

  • C.

    p. 29514.

  • D.

    Estabelece multa em operações de importação, e dá outras providências.

  • E.

    de 11 de dezembro de 1997.

Considere as referências bibliográficas abaixo:

I. MEY, Eliane Serrão Alves. Catalogação e descrição bibliográfica: contribuições a uma teoria. Brasília, DF: ABDF, 1987.

II. MÃO-DE-OBRA e previdência. PESQUISA Nacional por Amostra de Domicílios, Rio de Janeiro, 1983. v. 7, Suplemento.

III. COSTA, V. R. À margem da lei. Em Pauta, Rio de Janeiro, n. 12, 1998. p. 131-138.

IV. ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

V. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939- . Trimestral. Absorveu Boletim Geográfico, do IBGE. Índice acumulado, 1939-1983. ISSN 0034-723X.

Estão corretas APENAS as referências

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e V.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    II e V.

As citações abaixo

I. Solimine (2010) ressalta que atualmente o conceito de retroalimentação é utilizado com um significado muito amplo, indicando qualquer tipo de interação recíproca entre variáveis.

II. "Com frequência há uma variedade maior de questões que apoiam a decisão de empregar uma metodologia PMM (Project Management Methodology) na gestão de projeto" (STANLEY, 2003, apud SOLIMINE, 2010, p. 153).

referem-se, respectivamente, à transcrição

  • A.

    direta de um texto em que se teve acesso ao original e transcrição não textual da(s) ideia(s) do autor consultado.

  • B.

    não textual da(s) ideia(s) do autor consultado e transcrição direta de um texto em que não se teve acesso ao original.

  • C.

    indireta de um texto em que não se teve acesso ao original e transcrição não textual da(s) ideia(s) do autor consultado.

  • D.

    textual da(s) ideia(s) do autor consultado e transcrição indireta de um texto em que se teve acesso ao original.

  • E.

    textual de parte de obra do autor consultado e transcrição direta de um texto em que não se teve acesso ao original.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...