Questões de Biblioteconomia do ano 2013

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os próximos itens, no que se refere ao marketing para bibliotecas.

A estratégia de marketing de uma biblioteca deve se preocupar principalmente em oferecer produtos e serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, no que se refere ao marketing para bibliotecas.

O sentido de marketing do ponto de vista gerencial está associado aos conceitos de criação, oferta e troca.

  • C. Certo
  • E. Errado

No planejamento de bibliotecas públicas em nível macro, adota-se o planejamento da informação, visto que ela deve estar disponível para toda a comunidade e para o país como um todo. A esse respeito, julgue os itens subsecutivos.

Uma unidade de informação, que geralmente integra a assessoria de comunicação, consiste na reunião de todo acervo bibliográfico, audiovisual e digital pertencente à instituição de origem, incluindo, entre outros, serviços de empréstimo domiciliar, consulta local e referência.

  • C. Certo
  • E. Errado

No planejamento de bibliotecas públicas em nível macro, adota-se o planejamento da informação, visto que ela deve estar disponível para toda a comunidade e para o país como um todo. A esse respeito, julgue os itens subsecutivos.

No Brasil, é recente a influência da América Latina nos debates acerca do planejamento bibliotecário, uma vez que somente na década de 80 do século passado esse tema foi incluído em congressos e seminários brasileiros e latino-americanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No planejamento de bibliotecas públicas em nível macro, adota-se o planejamento da informação, visto que ela deve estar disponível para toda a comunidade e para o país como um todo. A esse respeito, julgue os itens subsecutivos.

No que se refere ao planejamento de bibliotecas públicas no Brasil, o Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT) foi o primeiro e o único órgão, em nível nacional, a ter como objetivos o incentivo, a organização e a manutenção de bibliotecas públicas em todo o território nacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

No planejamento de bibliotecas públicas em nível macro, adota-se o planejamento da informação, visto que ela deve estar disponível para toda a comunidade e para o país como um todo. A esse respeito, julgue os itens subsecutivos.

Em geral, para a maioria das empresas, o problema não é comunicar, mas saber o que dizer, como dizê-lo e com que frequência fazer isso. Para fazer face a essa questão, surge o marketing informacional para lidar com toda variedade de informação que envolve a criação, a divulgação e a entrega de valor para o público-alvo, bem como administrar o relacionamento, que beneficia tanto a organização quanto seu cliente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a avaliação de unidades de informação, é correto dizer que a

  • A.

    eficiência refere-se à satisfação do usuário.

  • B.

    eficácia mede o grau com que os objetivos foram atingidos; está relacionada aos resultados.

  • C.

    efetividade indica que o usuário pode acionar o sistema de informação para fazer a sua busca.

  • D.

    eficiência é a capacidade de planejar serviços de qualidade.

  • E.

    eficácia refere-se aos procedimentos de indexação.

O objetivo primário do controle de circulação é manter um registro da retirada e devolução de materiais do acervo de uma unidade de informação por pessoas autorizadas. Sendo assim, pode-se afirmar que

  • A.

    o controle de circulação protege o patrimônio da biblioteca, determinando responsabilidades e datas de devolução de materiais que são emprestados.

  • B.

    dada a sua especificidade, o controle e os registros de circulação devem ser realizados por profissional bibliotecário.

  • C.

    prazos e condições de empréstimo devem ser iguais para todas as categorias de usuários.

  • D.

    a multa para os usuários em atraso é imprescindível, visando à educação para o uso do acervo da biblioteca.

  • E.

    obra com um único exemplar no acervo deve ser excluída do serviço de empréstimo.

Acerca da organização e administração de bibliotecas, julgue os itens subsecutivos.

As ações de marketing empregadas na gestão da informação incluem transformação da informação em inteligência e conhecimento; uso de técnicas para controle de qualidade; e benchmarking.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da organização e administração de bibliotecas, julgue os itens subsecutivos.

O fato de as bibliotecas serem organizações sociais dificulta a sua participação efetiva no mercado de informações.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...