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Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os próximos itens, no que se refere ao marketing para bibliotecas.
A estratégia de marketing de uma biblioteca deve se preocupar principalmente em oferecer produtos e serviços.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os próximos itens, no que se refere ao marketing para bibliotecas.
O sentido de marketing do ponto de vista gerencial está associado aos conceitos de criação, oferta e troca.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No planejamento de bibliotecas públicas em nível macro, adota-se o planejamento da informação, visto que ela deve estar disponível para toda a comunidade e para o país como um todo. A esse respeito, julgue os itens subsecutivos.
Uma unidade de informação, que geralmente integra a assessoria de comunicação, consiste na reunião de todo acervo bibliográfico, audiovisual e digital pertencente à instituição de origem, incluindo, entre outros, serviços de empréstimo domiciliar, consulta local e referência.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No planejamento de bibliotecas públicas em nível macro, adota-se o planejamento da informação, visto que ela deve estar disponível para toda a comunidade e para o país como um todo. A esse respeito, julgue os itens subsecutivos.
No Brasil, é recente a influência da América Latina nos debates acerca do planejamento bibliotecário, uma vez que somente na década de 80 do século passado esse tema foi incluído em congressos e seminários brasileiros e latino-americanos.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No planejamento de bibliotecas públicas em nível macro, adota-se o planejamento da informação, visto que ela deve estar disponível para toda a comunidade e para o país como um todo. A esse respeito, julgue os itens subsecutivos.
No que se refere ao planejamento de bibliotecas públicas no Brasil, o Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT) foi o primeiro e o único órgão, em nível nacional, a ter como objetivos o incentivo, a organização e a manutenção de bibliotecas públicas em todo o território nacional.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No planejamento de bibliotecas públicas em nível macro, adota-se o planejamento da informação, visto que ela deve estar disponível para toda a comunidade e para o país como um todo. A esse respeito, julgue os itens subsecutivos.
Em geral, para a maioria das empresas, o problema não é comunicar, mas saber o que dizer, como dizê-lo e com que frequência fazer isso. Para fazer face a essa questão, surge o marketing informacional para lidar com toda variedade de informação que envolve a criação, a divulgação e a entrega de valor para o público-alvo, bem como administrar o relacionamento, que beneficia tanto a organização quanto seu cliente.Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Sobre a avaliação de unidades de informação, é correto dizer que a
eficiência refere-se à satisfação do usuário.
eficácia mede o grau com que os objetivos foram atingidos; está relacionada aos resultados.
efetividade indica que o usuário pode acionar o sistema de informação para fazer a sua busca.
eficiência é a capacidade de planejar serviços de qualidade.
eficácia refere-se aos procedimentos de indexação.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O objetivo primário do controle de circulação é manter um registro da retirada e devolução de materiais do acervo de uma unidade de informação por pessoas autorizadas. Sendo assim, pode-se afirmar que
o controle de circulação protege o patrimônio da biblioteca, determinando responsabilidades e datas de devolução de materiais que são emprestados.
dada a sua especificidade, o controle e os registros de circulação devem ser realizados por profissional bibliotecário.
prazos e condições de empréstimo devem ser iguais para todas as categorias de usuários.
a multa para os usuários em atraso é imprescindível, visando à educação para o uso do acervo da biblioteca.
obra com um único exemplar no acervo deve ser excluída do serviço de empréstimo.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca da organização e administração de bibliotecas, julgue os itens subsecutivos.
As ações de marketing empregadas na gestão da informação incluem transformação da informação em inteligência e conhecimento; uso de técnicas para controle de qualidade; e benchmarking.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca da organização e administração de bibliotecas, julgue os itens subsecutivos.
O fato de as bibliotecas serem organizações sociais dificulta a sua participação efetiva no mercado de informações.
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