Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na CDD, se dois assuntos receberem tratamento equiparável e não forem usados para introduzir ou explicar um ao outro, a obra deve ser classificada pelo assunto cujo número aparecer primeiro nas listagens. Essa regra denomina-se regra de(o)
três
zero
primeiro de dois
número interdisciplinar
tratamento completo
Qual das recomendações listadas a seguir NÃO está de acordo com as normas consagradas para atribuição de notação, conforme a Tabela de Cutter?
Se um sobrenome começar por prefixo, será atribuída notação ao prefixo, acrescido do sobrenome subsequente, como se fossem uma só palavra
Se as primeiras letras de um nome não coincidirem com notação da Tabela, deverá ser eleita a notação próxima anterior, na ordem alfabética, conforme a grafia do nome.
Quando a entrada principal de uma obra for pelo título, não será atribuída notação pela Tabela.
Quando as obras de um mesmo autor, de títulos distintos, apresentarem as mesmas iniciais, deverão ser atribuídas tantas letras complementares à notação, conforme cada título, para formar diferentes notações.
Para obras de mesmo autor, assunto e ano, com títulos distintos, deverão ser atribuídas as iniciais de cada título, em minúsculas, após cada notação.
O campo 501 do formato MARC, nota iniciada por COM, é usado para indicar que mais de uma obra bibliográfica foi
arrolada no mesmo item físico, conforme identidade temática ou de autoria, pela instituição que a adquiriu.
encadernada no mesmo item físico, sem critério predefinido, pela instituição que a adquiriu.
reunida no mesmo item físico, pelo bibliotecário, diante de um título comum e de subtítulos diferentes.
indexada no mesmo item físico, em face de título uniforme atribuído pelo catalogador.
inserida originalmente no mesmo item físico, por ocasião de sua publicação, sem um título coletivo.
Dentre as referências bibliográficas apresentadas a seguir, aquela que segue rigorosamente os padrões estabelecidos pela NBR 6023 da ABNT é:
SANTILLI, Juliana. Conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade: elementos para a construção de um regime jurídico sui generis de proteção. In: II Encontro Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, Indaiatuba; ANPPAS, 2004.
SKIDMORE, Thomas E.. Os Estados Unidos e a América Latina: um permanente mal-entendido?. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 14, n. 24, p. 137-158, 1999.
MELO, Paulo Roberto de Sousa & Gutierrez, Regina Maria Vinhais. Telecomunicações pós privatização; perspectivas industriais e tecnológicas. BNDES Setorial. Rio de Janeiro, n. 08, 37 p, set 1998.
MAZZUCCHELLI, Frederico. Senior, Jevons e Walras: a construção da ortodoxia econômica. Revista Economia e Sociedade, Campinas, n. 20, p. 137-146, jan./jun. 2003.
De modo a se estabelecer a forma de cabeçalhos de assunto, usa-se o plural para
nomes das ciências e artes.
nomes de ofícios e profissões.
nomes de produtos químicos e agrícolas.
ramos do conhecimento e teorias filosóficas.
palavras que representam ideias abstratas.
Há diferentes tipos de layouts de tesauros classificados.
O layout em que os termos de indexação, na seção classificada, são arranjados alfabeticamente sob grupos de assuntos genéricos é o tesauro alfabético comclassificação facetada
classificação hierárquica
classificação de assuntos genéricos
arranjo hierárquico
grupamentos e gráficos de setas
A norma técnica da ABNT para resumo estabelece, entre outras, as seguintes definições:
I. Palavra-chave: palavra representativa do conteúdo do documento, escolhida, preferentemente, em vocabulário controlado. II. Resumo indicativo: apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento. III. Resumo informativo: informa os pontos principais do documento, apresentando dados qualitativos e quantitativos, sem dispensar a consulta ao original. É correto afirmar que o itemIII está correto; por oferecer dados qualitativos, o resumo informativo também é chamado de crítico ou resenha.
II está correto; a ordem e a extensão do resumo dependem do tratamento que cada ponto recebe no documento original.
I está correto; as palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, separadas e finalizadas por ponto.
III está incorreto; o resumo informativo é aquele redigido por especialistas, também denominado recensão.
II está incorreto; o resumo indicativo ressalta objetivo, método, resultados e conclusões, dispensando a consulta ao original.
Segundo Lancaster, a ...... refere-se comumente à atribuição de cabeçalhos de assuntos para representar o conteúdo total de itens bibliográficos inteiros (livros, relatórios, periódicos etc.) no catálogo das bibliotecas. A ...... é uma expressão usada de modo mais impreciso; refere-se à representação do conteúdo temático de partes de itens bibliográficos inteiros, como é o caso de um índice no final de um livro. [...] O fato é que a ......, em seu sentido mais amplo, permeia todas as atividades pertinentes ao armazenamento e recuperação da informação.
Os termos que preenchem corretamente as lacunas do texto sãocatalogação de assuntos − indexação de assuntos − classificação.
catalogação descritiva − indexação alfabética − representação temática.
descrição bibliográfica − elaboração de índices − análise temática.
representação descritiva − análise conceitual − análise documentária.
representação do conteúdo − identificação de conceitos − linguagem documentária.
O formato MARC para dados bibliográficos é padronizado em três níveis: estrutura, designação de conteúdo e conteúdo. É correto afirmar que
a designação de conteúdo é baseada em normas externas como ISBD ou AACR2.
a estrutura do formato tem como padrão a norma Z39.2 e sua equivalente ISO 2709.
o conteúdo é definido por códigos para identificar os dados bibliográficos propriamente ditos.
o formato é destinado à codificação de informações bibliográficas de documentos textuais.
o registro é composto de três elementos principais: campos de dados, indicadores e delimitadores.
Tatiara Paranhos Guimarães e Cristine Coutinho Marcial apresentaram, no XV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, o trabalho intitulado Metodologia de elaboração do guia de bibliotecas da 1a Região. O evento, organizado pelo Consórcio CRUESP Bibliotecas, foi realizado na cidade de São Paulo, SP, de 10 a 14 de novembro de 2008. O trabalho, com 10 páginas, foi publicado nos Anais do evento, disponibilizados na Internet, no endereço http://www.sbu.unicamp.br/snbu2008/anais/site/pdfs/2492.pdf, simultaneamente ao Congresso. O trabalho foi consultado online às 14hs e 53 min. do dia 9 de julho de 2013.
Segundo a NBR 6023, a referência a este trabalho é:{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...