Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
Segundo Moresi (2011), na gestão do conhecimento e inteligência organizacional, uma organização não pode criar conhecimento por si mesma sem a iniciativa do indivíduo e a interação que ocorre no grupo.
Esse conhecimento pode ser amplificado ou cristalizado ao nível do grupo, por meio deinteligência do processo de consultoria
conversão do conhecimento tácito em explícito
internalização e externalização do conhecimento
valoração da criação do conhecimento nas organizações
discussões, compartilhamento de experiências e observação
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à biblioteconomia e ciência da informação, julgue os próximos itens.
A detecção de deficiência no estado de conhecimento e a consequente busca e obtenção de informação para corrigir essa anomalia resultam em novo estado de conhecimento e são procedimentos que estão na essência da ciência da informação.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens a seguir, a respeito do serviço de referência em bibliotecas.
Bibliotecas digitais devem apresentar serviços de referência especializados para o atendimento às demandas dos usuários, pois o acervo digital tem especificidades que uma biblioteca tradicional não apresenta.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens a seguir, a respeito do serviço de referência em bibliotecas.
A participação do usuário na avaliação do índice de precisão e no processo de busca e recuperação da informação é secundária, pois o bibliotecário é o principal agente desse processo.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens a seguir, a respeito do serviço de referência em bibliotecas.
Em um processo de busca e recuperação da informação, as necessidades de informação geram determinados graus de imprecisão, sobretudo se há negociação com o usuário.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Espera-se que o bibliotecário seja capaz de analisar o quadro nacional de planejamento econômico e social com vistas ao desenvolvimento educativo, científico e cultural do país. Para que isso aconteça, deve conhecer os princípios da organização e da administração de bibliotecas e centros de documentação e as formas de recuperação da informação. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Para se definir as prioridades e serviços de informação a serem criados na organização de uma unidade informacional, deve-se, em primeiro lugar, conhecer a missão da unidade.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Ao elaborar o planejamento dos serviços de uma biblioteca universitária, algumas padronizações foram sugeridas para o setor de referência.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
O planejamento do serviço de referência virtual deverá seguir os mesmos padrões do serviço de referência tradicional.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Ao elaborar o planejamento dos serviços de uma biblioteca universitária, algumas padronizações foram sugeridas para o setor de referência.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
O processo de referência deverá estabelecer duas fases para a entrevista inicial, denominadas de questão inicial e questão negociada. Nesse momento, o usuário comunica sua necessidade ao bibliotecário, que, por sua vez, reformula a pergunta para identificar a real questão.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com referência aos centros de documentação e serviços de informação, julgue os itens subsequentes.
Em geral, a entrevista de referência deve ser exaustiva proporcionalmente às necessidades informacionais dos usuários dos centros de documentação.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com referência aos centros de documentação e serviços de informação, julgue os itens subsequentes.
Os serviços informacionais, em centros de documentação, têm como finalidade precípua apoiar os bibliotecários no cumprimento da sua rotina de tarefas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...