Questões de Biblioteconomia do ano 2015

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao contrário dos arquivos, as bibliotecas (exceção feita às que dispõem do depósito legal) constituem seu acervo a partir de

  • A. recolhimento.
  • B. compra, doação ou permuta.
  • C. transferência.
  • D. processo sedimentar.
  • E. processo de acumulação.

A normalização é uma atividade social e econômica a ser promovida mediante a cooperação mútua de todos os elementos envolvidos. O estabelecimento de uma norma deve ser baseado em

  • A. revisão constante.
  • B. condições funcionais.
  • C. estudos técnicos.
  • D. demandas primárias.
  • E. consenso geral.

Observe as duas referências bibliográficas abaixo.

Pode-se concluir que,

  • A. ambas estão incorretas.
  • B. ambas estão corretas.
  • C. I está correta; II inclui elementos que não são permitidos pela NBR 6023.
  • D. II está correta; I omite elementos considerados essenciais pela NBR 6023.
  • E. I está correta; II acrescenta elementos complementares em ordem diversa da definida pela NBR 6023.

Analise as referências bibliográficas abaixo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. II e III.
  • C. I e IV.
  • D. I e II.
  • E. II, III e IV.

Quanto à avaliação, é correto afirmar que

  • A. a comparação é um elemento marginal ao processo.
  • B. o grau de detalhamento pretendido é irrelevante na determinação do nível de avaliação.
  • C. ela deve fazer parte integrante do processo de gestão.
  • D. a eficácia de uma biblioteca deve ser medida em função de seus usuários.
  • E. os limites impostos pelos recursos disponíveis não a afetam.

A base do sistema de gestão do conhecimento é constituída

  • A. pelo desempenho dos processos corporativos de uma forma geral.
  • B. pelo grau de disseminação de conhecimentos classificados dentro dos níveis de conhecimento cognitivo, habilidades avançadas, compreensão sistêmica e criatividade auto-motivada.
  • C. pela tecnologia da informação, que afeta os processos de geração, difusão e armazenamento do conhecimento nas organizações.
  • D. pelo mapeamento do conhecimento e sua associação com os processos corporativos.
  • E. pela visão no cliente e os inputs por ele oferecidos.

Observe os dois agrupamentos abaixo. Eles referem-se, respectivamente, a componentes da Gestão do Conhecimento e suas características.

I. Banco de competências organizacionais

II. Capital estrutural

III. Benchmarking externo

a. Repositório de informações sobre a localização de conhecimentos na organização, incluindo fontes de consulta e também as pessoas ou as equipes detentoras de determinado conhecimento.

b. Técnica que compara o desempenho de um processo com o mesmo processo em outras organizações.

c. Conjunto de sistemas administrativos, conceitos, modelos, rotinas, marcas, patentes e sistemas de informática, que permitem à organização funcionar de maneira efetiva e eficaz.

A ordenação correta dos conceitos com os termos adequados é

  • A. Ia; IIc; IIIb.
  • B. Ia; IIb; IIIc.
  • C. Ib; IIa; IIIc.
  • D. Ic; IIb; IIIa.
  • E. Ic; IIa; IIIb.

Em relação ao marketing da informação na internet, a informação eletrônica

  • A. é intrinsecamente pouco diferente da não-eletrônica, devendo ser analisada de forma similar pelo profissional de marketing.
  • B. dificulta agrupar consumidores por dados de similaridade que possibilitam planejar as mais diferentes operações e atividades de marketing.
  • C. tem como característica a distribuição unidirecional de conteúdo.
  • D. é menos complexa, estando restrita apenas por aspectos administrativos.
  • E. possui uma dualidade que amplia o processo mercadológico, pois se comporta tanto como produto como serviço, simultaneamente.

Analise as afirmações abaixo.

I. É admitida certa resistência à adoção do marketing em unidades de informação, embora seja percebida sua adoção inconsciente ou intuitiva, ou até mesmo seu uso, ainda que nas atividades desenvolvidas não seja utilizada a terminologia mercadológica apropriada.

II. Embora as formas que podem favorecer a prestação de serviços informacionais com o desenvolvimento das atividades de marketing sejam bastante conhecidas, os profissionais da informação têm dificuldade para utilizá-las.

III. O perfil do profissional da informação deve considerar aspectos gerenciais que contemplem a orientação da organização para o marketing como forma de atuação mais efetiva diante das exigências do mercado de trabalho brasileiro.

IV. A maior parte dos gestores interessa-se em promover ou fazer a promoção da informação.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II e III.
  • B. II, III e IV.
  • C. I e III.
  • D. I, III e IV.
  • E. III e IV.

Em relação aos projetos em bibliotecas, é correto afirmar que

  • A. seus objetivos devem propor aspectos de valores que contribuam para exaltar a presença e a função da biblioteca dentro da sociedade à qual oferece seus serviços.
  • B. conseguir os recursos para financiamento é tarefa da administração superior e os bibliotecários só devem envolver-se nela quando isto lhes for expressamente solicitado.
  • C. quanto mais pessoas estiverem engajadas na equipe de um projeto, maior é a probabilidade dela ser coesa e do projeto ser bem sucedido.
  • D. mais que processos de aprendizagem e formação, a introdução da gestão por projetos em bibliotecas pressupõe a presença de processos de trabalho bem definidos e controlados.
  • E. existe nas bibliotecas, a nível institucional em um primeiro momento e a nível organizacional depois, uma clara opção a favor de metodologias e de instrumentos de gestão que possam assegurar aos projetos validez e eficácia estratégica e de resultado.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...