Questões de Biblioteconomia do ano 2016

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um jurista procura a bibliotecária de referência do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região com a seguinte questão: – Preciso de informações sobre o perfil profissional do magistrado.

– Você está interessado em discussões a respeito ou na legislação existente sobre o tema?

– pergunta a bibliotecária, com o objetivo de entender melhor as necessidades do usuário.

No processo de referência,

  • A. jurista e bibliotecária encontram-se na etapa relacio nada à solução do problema da busca.
  • B. a bibliotecária empregou uma pergunta aberta, que deixa o usuário expressar as próprias necessidades.
  • C. o jurista apresentou uma consulta de referência imediata, que exige o fornecimento de material espe cífico.
  • D. o jurista apresentou uma consulta de localização de material, que indica que está em busca de uma de terminada obra.
  • E. a bibliotecária empregou uma pergunta fechada, que limita a resposta a ser dada pelo usuário.

O processo de referência requer dos bibliotecários:

I. Habilidade profissional: competência para usar os conhecimentos, métodos, técnicas e equipamento que possibilitam recuperar a informação.

II. Habilidade psicológica: competência para se relacionar com pessoas e identificar seus diferentes níveis intelectuais.

Verifica-se que

  • A. I e II estão incorretos; os termos referidos pela literatura são, respectivamente, habilidade técnica e humana.
  • B. I e II estão corretos; a definição original de ambas as habilidades é de Nice Figueiredo.
  • C. I está correto; a segunda habilidade é chamada in terpessoal, pois envolve a interação entre pessoas.
  • D. II está correto; a primeira habilidade é chamada cognitiva, pois é usada para aprender, compreender e integrar informações.
  • E. I e II estão incorretos; as definições estão corretas, mas se encontram invertidas.

Em relação à educação de usuários, considere:

I. Processo pelo qual o usuário interioriza comportamentos adequados com relação ao uso da biblioteca e desenvolve habilidades de interação permanente com os sistemas de informação.

II. O primeiro passo para organizar um programa na área é realizar um estudo de usuários, que deverá ser medido por meio da quantidade de uso da biblioteca.

III. Seu conceito engloba formação, orientação, instrução e treinamento do usuário sobre o uso da biblioteca.

IV. Seus programas podem ser classificados como formais e informais. Os de caráter formal se referem a atividades organizadas de maneira sistemática e integradas ao processo de ensino-aprendizagem, podendo ser incluídas ou não ao currículo. Já os informais tratam das orientações oferecidas que surgem das necessidades emergentes dos usuários.

V. Tais atividades incluem visita guiada à biblioteca, orientação para elaboração de referências e trabalhos acadêmicos, treinamento no uso de fontes de informação, SDI, serviços de alerta, palestras, tutorial na internet e FAQ.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, II e V.
  • B. I, II e III.
  • C. I, III e IV.
  • D. III, IV e V.
  • E. II, IV e V.

No campo de pesquisa de uma base de dados do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, um usuário utilizou a seguinte estratégia de busca:

(terceirização E “trabalho temporário” NÃO “Lei 6.019”) E (Bittenc* OU Bitenc*)

Neste caso, o usuário empregou

  • A. operadores booleanos e de proximidade.
  • B. operadores booleanos e de truncamento.
  • C. índices de campo e linguagem natural.
  • D. índices de campo e linguagem controlada.
  • E. códigos de campo e operadores de precedência.

Entre as várias táticas de busca usadas por bibliotecários e que se aplicam tanto em sistemas manuais quanto em sistemas automatizados, encontram-se:

  • A. Empregar a serendipidade e conceber uma nova maneira de abordar o problema.
  • B. Tornar precisa a formulação da busca e pedir sugestões a um colega.
  • C. Evitar erros fatuais no tópico de busca e rever as noções quanto à natureza da questão.
  • D. Suspender um padrão habitual de busca e usar termos mais descritivos.
  • E. Cuidar da grafia correta e reduzir o número de termos paralelos.

Considere os dois agrupamentos abaixo relativos a sistemas e fontes de informação jurídicos.

I. LexML.

II. Biblioteca Digital Jurídica.

III. Rede Virtual de Bibliotecas.

a. Rede cooperativa coordenada pelo Senado Federal, agrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de bibliotecas da Administração Pública Federal e do governo do Distrito Federal, dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

b. Rede de informação legislativa e jurídica que organiza, integra e dá acesso a informações disponibilizadas em diversos portais de órgãos do governo na internet.

c. Repositório mantido pelo Superior Tribunal de Justiça, que possibilita acesso a diversos conteúdos da área jurídica, disponíveis nas coleções: Atos Administrativos, Doutrina e Repositório Institucional.

A correlação correta entre os agrupamentos é:

  • A. Ia; IIc; IIIb.
  • B. Ic; IIa; IIIb.
  • C. Ic; IIa; IIIb.
  • D. Ib; IIc; IIIa.
  • E. Ic; IIb; IIIa.

Considerando o sistema de comunicação nas ciências sociais,

  • A. o periódico é o canal de comunicação usual, o que as difere das chamadas ciências duras.
  • B. a dispersão da informação relevante é menor do que em outras ciências.
  • C. a prioridade para publicação de um novo avanço é maior do que nas ciências exatas.
  • D. os livros são uma forma mais comum de publicar do que nas outras ciências.
  • E. o conhecimento anterior é substituído por novas descobertas, o que não ocorre nas demais ciências.

Considere os dois agrupamentos abaixo relativos a sistemas de comunicação científica.

I. Canais de comunicação formais.

II. Canais de comunicação informais.

a. Audiência privada.

b. Informação armazenada e recuperável.

c. Informação relativamente velha.

d. Interação direta.

A correlação correta entre os agrupamentos é:

  • A. I − c e d; II − a e b.
  • B. I − a e b; II − c e d.
  • C. I − b e c; II − a e d.
  • D. I − a e b; II − d e c.
  • E. I − b e d; II − a e c.

A informação jurídica normativa:

I. Constitui a formulação teórica do conhecimento jurídico feita por jurisconsultos, visando à regulamentação das atividades processuais.

II. Não admite similares, pois cada dispositivo legal é único em relação ao aspecto que procura regulamentar.

III. Deve basear a sua indexação na leitura integral dos acórdãos, a principal forma de controle bibliográfico na área.

Verifica-se que

  • A. I está correto; em geral, apresenta-se na forma de ações, recursos, agravos e sentenças.
  • B. II está correto; outra característica sua é ter caráter coercitivo em relação à matéria de que trata.
  • C. III está correto; deve-se considerar o inteiro teor do documento em todos os aspectos ali abordados.
  • D. I, II e III estão corretos; representa-se pelas normas e pela documentação referente à sua elaboração.
  • E. I, II e III estão incorretos; essa informação é produzida pelo estado, pode ser reproduzida e a leitura integral é dispensável.

A lei é uma fonte formal do direito, pois emana de autoridade competente, é difundida em publicações oficiais e apresenta generalidade, abstração, permanência, sanção e obrigatoriedade.

A afirmativa está

  • A. incorreta; a lei se utiliza da equidade, da doutrina e da jurisprudência.
  • B. correta; a lei ganha especial importância, vez que representa um meio célere de modernização da interpretação judicial.
  • C. incorreta; a lei não é dotada de abstração, mas da consubstanciação de costumes e usos.
  • D. incorreta; a lei não tem caráter permanente, mas deve ser aplicada de forma absoluta.
  • E. correta; a lei é considerada a fonte mais importante no ordenamento jurídico brasileiro.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...