Questões de Biblioteconomia do ano 2016

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere os dois agrupamentos abaixo, referentes a termos correntemente utilizados em planejamento.

I. Stakeholder.

II. Patrocinador.

III. Gerente de programas.

a. Pessoa ou grupo que proporciona os recursos financeiros para o projeto.

b. Responsável pela gestão de projetos relacionados de forma coordenada para obter benefícios e controle que não podem ser obtidos por sua gestão individual.

c. Pessoa ou organização ativamente envolvida no projeto ou cujo interesse pode ser positivamente ou negativamente afetado pelo seu término.

A correlação correta dos dois agrupamentos é:

  • A. Ib; IIa; IIIc.
  • B. Ia; IIb; IIIc.
  • C. Ib; IIc; IIIa.
  • D. Ic; IIb; IIIa.
  • E. Ic; IIa; IIIb.

Em relação à etapa de implementação do diagnóstico organizacional em unidades de informação, ela abrange a

  • A. formulação do problema ou de questões de pesquisa.
  • B. análise de objetivos, metas e prioridades da unidade de informação.
  • C. definição da equipe que deverá liderar o processo de desenvolvimento do diagnóstico.
  • D. consulta a relatórios, manuais de serviço e outros documentos produzidos na instituição.
  • E. definição da metodologia a ser utilizada para a coleta de dados.

Sobre planejamento, considere:

I. O planejamento não elimina a incerteza. Ele sugere, sim, formas para uma organização se preparar para responder a possibilidades.

II. Recusar-se a preparar ou adiar a preparação de planos não adia o futuro ou minimiza o seu impacto. Tal comportamento tampouco prejudica a habilidade de responder efetivamente.

III. O planejamento deve ser visto somente como planejamento contingencial para as piores situações possíveis.

IV. O planejamento proativo dá à biblioteca uma medida de controle sobre o futuro.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, III e IV.
  • B. I, II e III.
  • C. I e IV.
  • D. III.
  • E. III e IV.

Considere as duas definições abaixo, relacionadas à qualidade de um serviço.

I. Qualidade prevista ou esperada: nasce da combinação de necessidades, interesses, elementos adquiridos de conhecimento sobre a estrutura que oferece o serviço; é fruto de um processo de transformação de expectativas genéricas em expectativas específicas.

II. Qualidade percebida: é aquilo que o cliente “sente” haver recebido da experiência do serviço sobre a satisfação de suas exigências e suas prioridades.

Tendo em vista essas definições, quando a qualidade prevista é menor que a qualidade percebida, o resultado é

  • A. satisfação.
  • B. grande satisfação.
  • C. insatisfação.
  • D. grande insatisfação.
  • E. indiferença.

Alguns autores consideram que é precursor da gestão do conhecimento, tendo ganho corpo teórico em obras como A quinta disciplina, de Peter Senge, e A empresa criadora de conhecimento, de Nonaka e Takeuchi. Trata-se do conceito de

  • A. aprendizagem organizacional.
  • B. capital intelectual.
  • C. ativo intangível.
  • D. repositório do conhecimento.
  • E. portal corporativo.

Em relação ao gerenciamento ou gestão de mudanças em serviços de informação,

  • A. as pessoas que estão há menos tempo na organização são mais resistentes à mudança.
  • B. as pessoas que estão há mais tempo na organização são menos resistentes à mudança.
  • C. algumas vezes a informação sobre a mudança é restrita, desta forma gerando resistência.
  • D. a resistência à mudança é sempre destrutiva e frequentemente está relacionada com conflitos emocionais, filosóficos e de procedimento de indivíduos e grupos envolvidos no processo.
  • E. a velocidade com que a mudança ocorre tem pouca influência na resistência à mudança.

Ligada à centralização e descentralização de atividades em organizações, a margem ou amplitude de controle refere- se ao número de

  • A. tarefas que podem ser delegadas a um subordinado.
  • B. atividades que um funcionário pode assumir sem perder o foco de produção.
  • C. níveis hierárquicos de uma organização.
  • D. subordinados que um gerente consegue dirigir com eficácia e eficiência.
  • E. decisões que um gerente tem condições de tomar.

Considere as afirmativas abaixo.

I. O desempenho efetivo das atividades de gestão e desenvolvimento de coleções requer aprendizado contínuo, tanto de teorias como práticas desta especialidade e das áreas pelas quais alguém é responsável. É essencial um compromisso com a autoeducação, junto com curiosidade intelectual, energia e tempo.

II. Os modelos organizacionais para definir e administrar as responsabilidades do desenvolvimento de coleções variam de acordo com o tamanho, tipo e missão da biblioteca.

Ocorre que

  • A. II está incorreta: os modelos organizacionais para definir e administrar as responsabilidades do desenvolvimento de coleções não são afetados pelos fatores mencionados.
  • B. I e II estão incorretas.
  • C. I e II estão corretas.
  • D. I está incorreta: o desempenho efetivo das atividades de gestão e desenvolvimento de coleções não requer aprendizado contínuo seja de práticas ou de teorias.
  • E. I e II estão incompletas, pois esquecem de mencionar a presença da tecnologia da informação tanto no desempenho de atividades como na definição de modelos organizacionais para o desenvolvimento de coleções.

Considere os dois agrupamentos abaixo, referentes ao desenvolvimento de coleções.

 I. Doação.

II. Seleção retrospectiva.

III. Política de desenvolvimento da coleção.

a. Descreve a coleção (local e de acesso remoto) atual e estabelece um plano para seu desenvolvimento.

b. Inclui a busca de substitutos para materiais faltantes ou danificados e materiais antigos não adquiridos previamente.

c. É desejável porque pode fortalecer os recursos da biblioteca, preencher claros e proporcionar material em substituição a outro.

A correlação correta dos dois agrupamentos é:

  • A. Ib; IIa; IIIc.
  • B. Ic; IIb; IIIa.
  • C. Ia; IIb; IIIc.
  • D. Ic; IIa; IIIb.
  • E. Ia; IIc; IIIb.

Em três bibliotecas diferentes, 3 bibliotecários selecionaram o mesmo livro. O primeiro considerou o papel que a obra iria desempenhar no conjunto do acervo, ajudando a complementar uma área do conhecimento específica; o segundo levou em conta a presença de bibliografia e apêndices no volume analisado; e o terceiro se decidiu pela aquisição do livro ao verificar que ele tratava do tema de uma forma apropriada ao usuário da biblioteca. Os três bibliotecários utilizaram, respectivamente, os critérios de seleção de

  • A. relevância, aspectos especiais e precisão.
  • B. relevância, interesse e conveniência.
  • C. atualidade, características físicas e precisão.
  • D. cobertura, tratamento e imparcialidade.
  • E. contribuição potencial, aspectos especiais e estilo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...