Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
A qualidade em um serviço de informação não é atingida por acaso. É essencial o engajamento da gerência, responsável pelas propostas iniciais e o planejamento para o alcance dos objetivos do Sistema de Informação. Relacione a COLUNA I com a COLUNA II considerando as ferramentas para a gestão da qualidade.
COLUNA I
1. É um instrumento gráfico bastante utilizado na área de Organização e Métodos. Pode ser um instrumento à descrição de processos. Pode ser chamado de gráfico de procedimentos. É também conhecido como diagrama de blocos.
2. Ajuda na visualização dos problemas facilitando a tomada de decisão. Apresenta dados quantitativos.
3. Também denominado diagrama de frequência. Por intermédio desse instrumento, é possível visualizar como eventos repetitivos variam no correr do tempo.
4. Essa técnica parte do princípio que o ser humano, ao se defrontar com um determinado problema, tem a tendência natural de utilizar ao mesmo tempo duas funções de sua mente, as de criação e de julgamento.
5. Essa técnica avalia os fatores que influenciam um problema, ou seja, as forças que possibilitam a sua solução ou que impedem que esta seja atingida. Representa uma ferramenta útil para solução de problemas, encorajando os envolvidos a atingir um consenso sobre a prioridade relativa dos fatores envolvidos em uma determinada questão.
COLUNA II
( ) Análise do campo de forças
( ) Fluxograma
( ) Gráfico de Pareto
( ) Histograma
( ) Brainstorming
Assinale a sequência CORRETA.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
O contexto atual da informação é cambiante, evolui a cada dia.
Nesse sentido, pode-se afirmar que o Serviço de Referência na contemporaneidade apresenta as contribuições a seguir, EXCETO:
De acordo com os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR), corresponde a uma Manifestação:
O levantamento bibliográfico realizado pela bibliotecária contém referências de normas superiores, de ações e de decisões judiciais. É correto afirmar que se tratam de fontes
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
Sobre as ontologias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Definem os termos usados para descrever e representar uma área do conhecimento.
( ) Promovem e facilitam a interoperabilidade entre sistemas de informação, possibilitando o compartilhamento de conhecimento entre os sistemas.
( ) Possuem funcionalidades que permitem que as máquinas possam processar o raciocínio automatizado por meio de regras e inferências.
A sequência está correta em
Biblioteconomia - Serviço de referencia - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
A expressão Serviço de Referência Presencial designa um lugar físico, um espaço onde as pessoas são recebidas e onde lhes são fornecidas informações, seja este espaço na biblioteca ou no arquivo, em lugar de ou junto com um serviço a distância (ACCART, 2000).
Em relação ao Serviço de Referência, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Responder perguntas substantivas é tarefa a ser executada pelo bibliotecário de referência.
( ) Cabe ao bibliotecário de referência a capacitação dos usuários na utilização das ferramentas apropriadas.
( ) É função do Serviço de Referência realizar pesquisas de informação na presença do usuário ou em seu lugar.
( ) É função do Serviço de Referência confeccionar fichas catalográficas de teses e dissertações dos usuários.
Assinale a sequência CORRETA.
Biblioteconomia - Serviço de referencia - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
A organização do Serviço de Referência implica no reagrupamento de atividades relacionadas com a mediação, como auxiliar e orientar o usuário na busca da informação pertinente.
Sobre o Serviço de Referência, é incorreto afirmar:
Biblioteconomia - Serviço de referencia - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
A política de referência é um dos elementos da política de informação, determinada a partir dos objetivos e missões da instituição.
No que tange aos objetivos gerais de um Serviço de Referência, é incorreto afirmar que esse serviço:
Para localizar a obra Reforma eleitoral: comentários à Lei 13.165, de Jaime Barreiros Neto, um juiz de direito deve fazer uma busca
A biblioteca digital tem sido definida por vários estudiosos e instituições e uma definição das mais difundidas é a da Digital Library Federation (DLF): bibliotecas digitais são organizações que fornecem os recursos, inclusive o pessoal especializado, para selecionar, estruturar, oferecer acesso intelectual, interpretar, distribuir, preservar a integridade e garantir a permanência no tempo de coleções de obras digitais, de modo que estejam acessíveis, pronta e economicamente, para serem usadas por uma comunidade determinada ou por um conjunto de comunidades. A análise dessa definição permite afirmar que ela
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...