Questões de Biblioteconomia do ano 2020

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A Ciência da Informação, como ciência social, tem como objeto de estudo

    A) os sistemas de informação, para tomada de decisão.

    B) a recuperação da informação.

    C) as tecnologias de comunicação e informação (TICs).

    D) a informação como produto do homem, inscrito em diferentes contextos.

Para Saracevic (1996), a interdisciplinaridade da Ciência da Informação ocorre, principalmente, pela relação com quatro disciplinas, a saber:

    A) a Biblioteconomia, a Matemática, a Ciência Cognitiva e a Documentação.

    B) a Biblioteconomia, a Ciência da Computação, a Administração geral e a Psicologia.

    C) a Biblioteconomia, a Ciência da Computação, a Ciência Cognitiva e a Comunicação.

    D) a Biblioteconomia, a Documentação, a Ciência Cognitiva e a Comunicação.

Um princípio caro ao marketing em geral, que também se aplica às bibliotecas universitárias, é que os produtos e serviços devem ser concebidos conforme as características e necessidades dos seus usuários reais e potenciais, nesse sentido

    A) a força do marketing está na propaganda, que ao tornar conhecidos os serviços e produtos da biblioteca, assegura o seu uso em larga escala.

    B) as ações de marketing nas bibliotecas devem ser planejadas, sendo que na primeira fase desse planejamento deve-se procurar conhecer as características do usuário e da comunidade a ser atendida.

    C) é importante saber que marketing e propagada são conceitos sinônimos que são usados de uma ou outra forma, conforme trate-se de uma instituição pública ou privada.

    D) o marketing é uma ferramenta da propaganda que pode desenvolver-se por meio de diferentes canais de comunicação, inclusive pela INTERNET.

Quando se observa o perfil do usuário de bibliotecas universitárias, constata-se que uma maioria expressiva usa a INTERNET para diferentes fins, sendo profissionalmente oportuno o desenvolvimento de serviços bibliotecários para esse público com base nesse recurso. Nessa situação se destaca a condição do bibliotecário como um profissional que não apenas usa a internet para acesso a conteúdos, mas que também, por meio dela, provê produtos e serviços de informação. A maioria das bibliotecas universitárias brasileiras já oferece, via INTERNET,

    A) produtos orientados pelo conceito de Ciência Aberta,(acrescentar esta vírgula) como os catálogos on-line.

    B) serviço de acesso a conteúdo bibliográfico completo, como a divulgação de eventos científicos.

    C) produtos sustentados nos princípios de acesso livre à informação científica, como os Repositórios Institucionais.

    D) acesso a livros, revistas científicas, teses, dissertações e obras de referência impressas.

São muitos os tipos de fontes de informação, como livros, eventos, bases de dados bibliográficas, periódicos, entre outros. As fontes de informação são, portanto, recursos importantes utilizados por bibliotecários para desenvolver e prestar serviços, mas também para a sua própria qualificação. São importantes eventos nacionais que favorecem a atualização profissional na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação:

    A) SNBU, CBBD e ENANCIB.

    B) COMBIBLIO, LISA e BIBLIOLINE.

    C) Encontros Biblio, RICI e Trans-informação.

    D) CBBD, LISA e SCIELO.

Na Classificação Decimal de Dewey (CDD), as tabelas auxiliares da 23ª edição são:

    A) Tabela 1 (subdivisão padrão), Tabela 2 (áreas geográficas, períodos históricos, biografia), Tabela 3 (subdivisão de Artes, literaturas individuais, formas literárias específicas), Tabela 4 (subdivisões de línguas individuais e as famílias linguísticas), Tabela 5 (grupos étnicos e nacionais) e Tabela 6 (línguas).

    B) Tabela 1 (subdivisão padrão), Tabela 2 (áreas geográficas, períodos históricos, pessoas), Tabela 3 (subdivisão de Artes, literaturas individuais, formas literárias específicas), Tabela 4 (subdivisões de línguas individuais e as famílias linguísticas), Tabela 5 (grupos étnicos e nacionais) e Tabela 6 (línguas).

    C) Tabela 1 (auxiliares comuns: forma e raça), Tabela 2(tempo, ponto de vista, materiais e pessoas), Tabela 3 (auxiliares especiais: ponto zero, hífen e apóstrofo), Tabela 4 (subdivisões de línguas individuais), Tabela 5 (grupos étnicos e nacionais) e Tabela 6 (línguas).

    D) Tabela 1 (subdivisão padrão), Tabela 2(áreas geográficas, períodos históricos, biografia), Tabela 3 (subdivisão de Artes, literaturas individuais, formas literárias específicas), Tabela 4 (subdivisões de línguas individuais e as famílias linguísticas), Tabela 5 (grupos étnicos e nacionais), Tabela 6 (línguas) e Tabela 7 (pessoas).

A Classificação Decimal de Dewey (CDD) tem entre suas características ser um sistema de classificação:

    A) sistemático, enumerativo, hierárquico e com o princípio fundamental da divisibilidade.

    B) que possui símbolos especiais de pontuação que permitem relacionar os números das classes, os pontos de vista etc.

    C) que possui autorização literária e notação mista, constituída de letras maiúsculas, algarismos arábicos (1 a 9999 na ordem aritmética) e um sinal gráfico, o ponto.

    D) em que cada assunto tem uma única localização no sistema, de modo que os vários aspectos teóricos e práticos de um mesmo tema fiquem reunidos.

Os recursos mnemônicos na Classificação Decimal de Dewey (CDD) consistem

    A) na combinação entre um ou mais números do sistema de classificação.

    B) na repetição frequente de esquemas-padrão, principalmente nas Tabelas Auxiliares, que ajudam a fixar na memória a estrutura do sistema, e, até mesmo, detalhes menores.

    C) na sequência segundo a qual devem ser justapostos os números de classificação, quando ocorrerem dois ou mais, representando assuntos compostos ou complexos.

    D) em entrada para cada termo significativo existente nas tabelas Principais e Auxiliares.

O resumo, na NBR 6028 de 2003, deve

    A) ser composto pela enumeração dos tópicos.

    B) usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do plural.

    C) ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões dos documentos.

    D) ser precedido da referência do documento, inclusive quando inserido no próprio documento.

Na atividade de indexação, a indexação por extração:

I. Dá preferência aos termos que se encontram nos textos completos dos documentos para representar seus assuntos. II. Emprega linguagens documentárias como listas de cabeçalhos de assunto e tesauros. III. Denomina-se também indexação derivada.

Verifica-se que

    A) I, II e III estão incorretas; as proposições não se referem à indexação por extração.

    B) I está incorreta; a indexação por extração usa termos que aparecem apenas no título ou no resumo.

    C) III está incorreta; a indexação derivada ou unitermo usa apenas termos formados por uma única palavra.

    D) II está incorreta; a indexação por extração não utiliza vocabulários controlados.

    E) I, II e III estão corretas; a maior parte da indexação feita por pessoas é por extração.

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