Questões de Biblioteconomia do ano 2020

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Ao descrever a designação geral do material de um mapa, o catalogador deve observar as seguintes regras do AACR2:

I. Selecionar uma das duas listas de designações gerais do material recomendadas pelo Código. II. Em seguida, registrar a designação apropriada logo após a indicação de responsabilidade. III. Colocar a designação entre colchetes.

Verifica-se que

    A) I, II e III estão corretos; usar os termos da lista escolhida sempre que essa informação for necessária.

    B) I está incorreto; tais listas trazem os tipos de recursos eletrônicos considerados.

    C) III está incorreto; a designação geral do material é transcrita sem colchetes.

    D) II está incorreto; a designação deve ser registrada após o título principal.

    E) I, II e III estão incorretos; o uso da designação geral do material é opcional, sendo incluída na área da descrição física.

Considere os dois agrupamentos abaixo relativos à Classificação Decimal Universal:

I. (1-1)=432.922.1 II. (0.022.2) III. 638.165.891.248+911.375.3 IV. 82-146.3 V. (=411.21)025.341.1
a. Notação composta retirada da tabela principal. b. Notação composta retirada das tabelas auxiliar de raça e principal. c. Notação simples retirada da tabela auxiliar de forma. d. Notação simples retirada da tabela principal. e. Notação composta retirada das tabelas auxiliares de lugar e língua.

A correta correlação entre os agrupamentos é:

    A) I-e; II-c; III-a; IV-d; V-b.

    B) I-b; II-d; III-a; IV-c; V-e.

    C) I-c; II-a; III-e; IV-d; V-b.

    D) I-a; II-d; III-b; IV-e; V-c.

    E) I-c; II-e; III-a; IV-b; V-d.

Ao reorganizar a biblioteca, a administração superior definiu diversos departamentos especializados, para os quais nomeou bibliotecários com conhecimentos específicos sobre as tarefas a serem desenvolvidas nesses departamentos; ao mesmo tempo, estabeleceu, para cada um desses departamentos, um chefe ou responsável, que teria sob sua subordinação quatro ou cinco funcionários. Nesse caso, estavam sendo aplicados os princípios de administração de

    A) autoridade e unidade de direção.

    B) divisão do trabalho e unidade de comando.

    C) remuneração do pessoal e centralização.

    D) estabilidade e disciplina.

    E) ordem e equidade.

O descarte de materiais de informação é uma das atividades do desenvolvimento de coleções. Segundo a literatura da área, existem basicamente quatro razões para implementar um programa regular de descarte:

    A) responder à demanda reprimida, diminuir o desperdício, reduzir as novas aquisições e proporcionar mais objetividade ao acervo.

    B) ampliar o acervo, diminuir o custo de manutenção, reduzir o pessoal e maximizar o armazenamento.

    C) economizar espaço, aumentar o acesso, economizar dinheiro e abrir espaço para novos materiais.

    D) equacionar as desideratas, disponibilizar novos formatos, redirecionar os pedidos de novas aquisições e possibilitar acesso remoto

    E) aumentar a automatização, preparar o ambiente para a introdução de OPACs, participar de consórcios cooperativos e reorganizar espacialmente o acervo.

Em 2019, a obra do escritor Monteiro Lobato caiu em domínio público no Brasil, ou seja, encerrou-se, segundo a Legislação Brasileira, o prazo em que os direitos patrimoniais de autor perduram. Assim, com base nessa legislação, conclui-se que esse autor faleceu em

    A) 1954.

    B) 1949.

    C) 1948.

    D) 1958.

    E) 1959.

Ao realizar a avaliação de três livros no processo de seleção de materiais de informação, o bibliotecário constatou que o primeiro deles atendia ao critério de precisão; o segundo, ao de cobertura/tratamento; e o terceiro ao de estilo. Ao aplicar esses critérios, o profissional considerou que

    A) os dois primeiros livros apresentam índices e bibliografia, enquanto o terceiro utiliza um vocabulário bastante preciso.

    B) o primeiro livro é escrito de forma a ser compreendido pelo usuário-alvo.

    C) o terceiro livro traz informação rigorosa e exata.

    D) os três livros têm tipografia e formatos apropriados.

    E) o segundo livro entra em detalhes suficientes sobre o assunto.

Considere as duas afirmativas abaixo:

I. O desenvolvimento de coleções, para ser efetivo, deve responder ao total das necessidades da comunidade, não apenas àquelas dos usuários atuais ou mais ativos. II. O desenvolvimento de coleções foi, é, e sempre será um trabalho subjetivo, tendencioso. Uma revisão periódica das inclinações pessoais do selecionador e seus efeitos no processo de seleção é a melhor garantia contra o desenvolvimento de uma coleção que reflete os interesses pessoais ao invés dos interesses dos usuários.

Pode-se afirmar que

    A) I e II estão corretas.

    B) I e II estão incorretas; ambas desconsideram o impacto da tecnologia nas atividades de desenvolvimento de coleções.

    C) I está correta; II desconsidera o avanço científico da área de desenvolvimento de coleções, que atualmente consegue minimizar o efeito das tendências pessoais dos selecionadores no processo de seleção.

    D) I está correta; II exagera o papel pessoal do bibliotecário nas atividades de desenvolvimento de coleções.

    E) II está correta; I extrapola o objetivo do desenvolvimento de coleções, que permanece sendo o de atender os usuários atuais.

No que diz respeito à informação, a definição:
... significa um estado psicológico, uma situação de incerteza ante uma carência de informação, percebida pelo usuário ou pelo bibliotecário, mas não necessariamente manifestada...
Refere-se ao conceito de

    A) satisfação.

    B) demanda.

    C) desejo.

    D) busca.

    E) necessidade.

Por refletir julgamentos de valor sobre o que a unidade de informação deveria estar fazendo, níveis adequados de desempenho e critérios que descrevem seu sucesso ou sua eficácia, a avaliação requer

    A) recursos específicos para seu desenvolvimento e implementação dos resultados.

    B) um trabalho de conscientização de colaboradores e usuários da unidade de informação.

    C) o suporte da administração superior.

    D) uma definição prévia dos objetivos e metas da unidade de informação.

    E) um ambiente permeável ao planejamento das atividades de avaliação.

O diagnóstico organizacional de tipo exploratório é um

    A) enfoque minucioso sobre um tipo de serviço, estratégia ou produto da unidade de informação.

    B) exercício operacional que visa preparar o caminho para o diagnóstico de foco específico.

    C) levantamento amplo, que evita se debruçar sobre aspectos de estrutura, atividades, recursos, processos, produtos e usuários.

    D) mapeamento que perpassa todos os componentes de uma unidade de informação.

    E) inventário das atividades desenvolvidas pela unidade de informação.

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