Questões de Biblioteconomia do ano 2020

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De acordo com o Código de Catalogação Anglo- -Americano, 2. ed. rev. 2002 – AACR2R, assinale a alternativa correta sobre pontos de acesso de um item.

    A) O ponto de acesso principal para uma paráfrase, uma nova redação, uma adaptação para crianças ou versão em outra forma literária, é o autor da obra original.

    B) Se a responsabilidade for compartilhada por mais de três autores ou entidades e a responsabilidade não for atribuída a uma, duas ou três delas, o ponto de acesso principal é o primeiro autor citado no item.

    C) Para coletâneas de obras por diferentes pessoas com a indicação de um organizador/ coordenador, o ponto de acesso principal é o organizador/coordenador

    D) Para obras psicografadas o ponto de acesso principal é o médium ou a pessoa que registrou a comunicação.

    E) O ponto de acesso principal de leis e decretos que governam uma jurisdição é o cabeçalho estabelecido para esta jurisdição.

De acordo com Almeida (2005), a principal função de determinado processo […] “é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que se situa e a seu ambiente, para servir de subsídio ao planejamento, tanto na fase de elaboração do plano, quanto na fase de implementação das ações”. Na implementação do plano, neste processo […] “se produzem informações para a maior produtividade e para a melhoria da qualidade”. E, no final do processo, […] “permite comparar resultados esperados e conseguidos, conhecer o nível de satisfação do usuário e os efeitos do planejamento”.
Assinale a alternativa que apresenta o nome deste processo.

    A) Avaliação

    B) Identificação

    C) Disseminação

    D) Implementação

    E) Acompanhamento

Analise as afirmativas abaixo, considerando a obra de Cunha e Cavalcanti (2008), que compilam informações e apresentam-nas na forma de “Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia”, largamente utilizado na área da Ciência da Informação.
1. Dicionários caracterizam-se por um conjunto de vocábulos de uma língua ou de termos de uma ciência ou arte, dispostos alfabeticamente, com o respectivo significado ou ainda com versão em outra língua. Apresentam-se em diversos formatos e especificidades. 2. Enciclopédias caracterizam-se por uma coleção de livros com informações sobre todos ou sobre alguns e/ou um ramo específico do conhecimento, em forma de verbetes ordenados alfabética ou sistematicamente. Podem ser gerais ou específicos. 3. Catálogos caracterizam-se como uma representação concisa e acurada de um conteúdo ou síntese ou notação de documentos, apresentados de forma esquemática. 4. Guia caracteriza-se como uma indicação geral do conteúdo de um arquivo, setor, depósito, incluindo histórico de grupos individuais e sumário descritivo e genérico dos documentos a ele incorporado. 5. Compêndio são listas ordenadas dos itens existentes numa coleção pública ou privada, ou que relaciona, de forma metódica, pessoas, coisas ou itens de uma coleção.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

    D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    E) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

Nos catálogos das bibliotecas, um dos recursos utilizados para relacionar autores identificados com mais de uma forma de nome é chamado de remissivas.
Assinale a alternativa que apresenta o nome da remissiva que remete de um cabeçalho autorizado para outro cabeçalho autorizado:

    A) Remissiva ver.

    B) Remissiva simples.

    C) Remissiva alternativa.

    D) Remissiva Autor. Título.

    E) Remissiva ver também.

Sua função é complementar a informação dada pela classificação e pela indexação. No Brasil, a norma em vigor é a NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, de 2003. Ela determina três tipos de resumos.
A qual deles se refere a função de “Informar ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original”?

    A) Resumo crítico

    B) Resumo informativo

    C) Resumo apresentativo

    D) Resumo interpretativo

    E) Resumo indicativo

Segundo Santos e Ribeiro (2012), quando discorrem sobre as diversas atividades, ações e serviços desenvolvidos em bibliotecas, afirmam que “[…] compreende todas as atividades voltadas, direta ou indiretamente à prestação de serviços ao usuário da biblioteca, como: endereço, horário de funcionamento, assim como atividades específicas voltadas a determinado segmento. Promove o uso dos recursos disponíveis e, para isto, desenvolve atividades de treinamento no uso do acervo, bases de dados e acesso a bibliotecas virtuais. Realiza e orienta atividades de pesquisa acadêmico/escolar e normalização de trabalhos científicos”.
Assinale a alternativa que identifica o nome desse serviço.

    A) Serviço de alerta

    B) Serviço de arquivo

    C) Serviço de consulta

    D) Serviço de referência

    E) Serviço de busca em linha

Segundo Spinelli, Brandão e França (2011), existe uma preocupação e urgência quanto à guarda e conservação de acervos, “[…] em um sentido geral, trata- -se de toda a ação que se destina à salvaguarda dos registros documentais”.
Assinale a alternativa que apresenta o nome dessa ação.

    A) Higienização.

    B) Preservação.

    C) Restauração.

    D) Deterioração.

    E) Digitalização.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), relacionadas a estudos de usuários, baseadas em Cunha, Amaral e Dantas (2015).
( ) Estudo de usuários é a investigação que objetiva identificar e caracterizar os interesses, as necessidades e os hábitos de uso de informação dos usuários reais e/ou potenciais de um sistema de informação.
( ) A técnica do “Incidente Crítico” não pode ser aplicada em estudos de usuários.
( ) Dentre as inúmeras razões para realizar estudo de usuários estão a de necessidade de avaliar os produtos e serviços oferecidos pela biblioteca e identificar os tipos de usuários e suas necessidades.
( ) Questionário é a técnica de coleta de dados que consiste em conversas orais, individuais ou em grupo, cuja pertinência, validade e confiabilidade é analisada na perspectiva dos objetivos da realização do estudo de usuários.
( ) Conhecer os usuários e as suas reações em relação ao prestador do serviço de informação não é fundamental para a qualidade dos serviços prestados.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

    A) V • V • V • V • V

    B) V • V • F • F • F

    C) V • F • V • F • F

    D) F • F • V • V • V

    E) F • F • F • V • F

Grogan (1995), e muitos autores atuais, traçam uma sequência lógica de oito etapas encadeadas que constituem o processo normal de referência:
1. o problema. 2. a necessidade de informação. 3. a questão inicial. 4. a questão negociada. 5. a estratégia de busca. 6. o processo de busca. 7. a resposta.
Assinale a alternativa que indica corretamente a oitava etapa nesse processo.

    A) A precisão.

    B) A revisão.

    C) A análise.

    D) A solução.

    E) A conveniência.

A disseminação da informação, de acordo com Barros (2003), requer alguns serviços direcionados para algumas atividades disseminativas importantes e bem recebidas em diversas áreas do conhecimento, tanto na versão tradicional – os serviços impressos –, como na versão eletrônica, fazendo uso de mídias sociais, e isso para diferentes unidades de informação e usuários.
Assinale a alternativa que apresenta alguns desses serviços.

    A) Serviços de alerta e de marketing.

    B) Serviços de alerta e de disseminação seletiva da informação.

    C) Serviços de referência e de comutação bibliográfica.

    D) Serviços de referência e de disseminação seletiva da informação.

    E) Serviços de educação de usuários e de recuperação da informação.

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